(31) 2531-3161
WhatsApp
ofertas para otimizar a captação

Otimizando a captação: Conheça diferentes ofertas para IES

Resumo para quem está com pouco tempo: 

  • Por que produzir materiais educacionais?   
  • Como os conteúdos educacionais podem ajudar a atrair mais alunos  
  • E-books  
  • Eventos 
  • Webinars  
  • Infográficos 
  • Cases de Sucesso

O objetivo deste texto é mostrar para você, que é nosso leitor do blog a variedade de fatores que podem contribuir para melhorar os resultados da sua estratégia de captação de alunos. Mas o principal deles é a sua estratégia de marketing, alinhada aos objetivos da sua instituição.

São muitas as possibilidades quando o assunto é atração de leads, e uma que se destaca são as ofertas de conteúdos educacionais.  

Imagino que nesse momento você deve estar se perguntando, mas quais são essas ofertas?  

No contexto geral, o termo “oferta” refere-se à ação de oferecer algo, e no marketing de conteúdo isso não é diferente. O único fator que vai variar de oferta para a oferta é o que você oferece, como e com qual objetivo.

Se você busca aprender sobre os tipos de ofertas capazes de ajudar sua IE a captar mais alunos, você chegou ao lugar certo! Basta rolar a página e continuar a leitura. 

Por que produzir materiais educacionais?   

A primeira lição que preciso passar para você e que devemos sempre ter em mente, é que a educação não é um produto simples. Sendo assim, traçar estratégias e focar toda a sua força nas vendas, não será o melhor caminho. O ideal é que você construa uma relação de confiança com seus leads, candidatos e assim conquiste os seus alunos.  

Por isso, criar ofertas de conteúdos educacionais, pode ser uma excelente estratégia para que a sua instituição tenha mais engajamento com seus leads e candidatos. E isso pode ser o início de uma jornada de relacionamento de sucesso.

Além disso, investir em materiais com conteúdos educacionais pode ser muito eficaz quando o objetivo é melhorar a atração e conversão de leads.

Como os conteúdos educacionais podem ajudar a atrair mais alunos  

Com a migração gradativa das pessoas para o digital, principalmente a geração Y, o marketing de conteúdo cresce cada vez mais no Brasil e no mundo.

Por isso que desenvolver materiais focados em resolver as dores do seu público se tornou uma excelente estratégia. Principalmente para levar a atenção dos candidatos à sua instituição de ensino e para os cursos que você oferece.

O motivo dessa estratégia ser tão eficaz para a etapa de atração é simples, e eu vou te ajudar a entender agora! 

Quando um futuro aluno está à procura de um curso, a primeira ação é buscar fontes confiáveis e informações que os ajudem no processo de decisão. Ou seja, é comum que esse candidato busque por indicações de amigos e familiares. Além de conversar com pessoas que cursam as mesmas áreas de seu interesse e procure por informações sobre instituições que ofereçam o que ele procura. É aí que os materiais educacionais devem entrar. 

Quando a sua instituição disponibiliza materiais no site e nas redes sociais, automaticamente ela está criando oportunidades para que os candidatos conheçam a sua universidade. E assim eles conhecem os diferenciais da sua IE, fazendo com que os candidatos entendam que ela é a melhor escolha entre os concorrentes.

Nós já sabemos o porquê de produzir materiais educacionais e como eles podem ajudar a sua instituição a captar mais alunos. Agora, vamos conhecer os melhores formatos de ofertas que a sua instituição de ensino podem oferecer? 

E-books  

E-books são livros digitais, que diferente dos conteúdos entregues em blogs, permite que você se aprofunde mais em um determinado tema. Possibilitando que você esclareça todas as dúvidas dos seus candidatos de forma mais completa e eficiente.  

O e-book é um dos formatos mais utilizados e que oferece um retorno melhor e mais rápido quando o assunto é geração de leads. Além disso, por ser um material mais completo, ele pode fazer com que as pessoas vejam a IE como autoridade e credibilidade no setor.

Eventos 

Muitas instituições optam por não realizar eventos devido ao trabalho que ele exige de tempo para planejamento. Além de todo o investimento necessário e o medo de não alcançar os resultados.

Mas na verdade, todo esse investimento e esforço para produzir um bom evento pode ser o que faltava alinhar na estratégia de captação para conseguir bater as metas. Os eventos educacionais são ótimas oportunidades para melhorar a captação de alunos e aumentar a base de leads. Uma outra forma é compartilhar experiências com os candidatos, mostrar os diferenciais da sua IE e fortalecer a imagem da sua instituição.

Além disso, é importante destacar que realizar eventos dentro da sua instituição não apenas ajuda no processo de captação de novos alunos, como também ajuda a fidelizar aqueles que já são alunos.  

Por isso essa oferta se mostra muito eficaz quando o objetivo é se aproximar dos candidatos e atuais alunos para aumentar as conversões e fortalecer o relacionamento entre ambas as partes.

Uma das principais dificuldades ao organizar os eventos é gerenciar as inscrições. Para te ajudar, o CRM Educacional para Captação de Alunos pode ser utilizado para captar as inscrições, nutrir estes leads, até que se tornem candidatos da sua instituição. 

Webinars  

Quando um candidato está pesquisando uma instituição que oferece o curso que ele procura, muitas dúvidas acabam surgindo para saber se aquela IE atende as suas expectativas. E para responder essas dúvidas e convencê-lo de que a sua IES é o que ele busca, os webinars podem ser uma excelente escolha! 

Webinar pode ser definido como um seminário online, que permite a interação do público através das câmeras e via chat. A sua equipe deve considerar essa interação em tempo real, ao mesmo tempo que a sua IE estará passando todas as informações aos candidatos sobre a sua instituição. E desta forma você também vai gerar mais aproximação e confiança com o seu público ouvinte. 

Além de todas essas vantagens, esse formato também é capaz de contribuir consideravelmente com a captação de novos leads. Pois para acessar, é necessário que os interessados façam o cadastro e forneçam seus dados, com o nome e e-mail, por exemplo. Assim você consegue incluí-lo em uma lista de segmentação de disparos de e-mail marketing, nutrindo esses leads. 

Infográficos 

O infográfico é um ótimo formato para descomplicar informações e apresentar dados de forma direta e mais visual. E justamente por possuir esse formato mais dinâmico e de fácil entendimento, pode ser uma escolha muito inteligente incluir esse material nas suas ações de marketing de atração por meio do marketing de conteúdo.  

Dessa forma, você pode utilizá-lo para falar sobre cada um dos seus cursos, apresentando dados interessantes sobre a sua instituição. Ou até mesmo reforçar os diferenciais e vantagens que fazem a sua instituição ser única no que oferece.  

Cases de Sucesso  

O objetivo de se produzir um case de sucesso é divulgar histórias reais de alunos que tiveram êxito ao estudarem na sua instituição, por exemplo. Logo, produzir esse tipo de material pode ser muito bom para representar a qualidade do ensino que a sua instituição oferece.  

Um dos fatores que influenciam na decisão de um candidato ao escolher uma graduação é ingressar no mercado de trabalho e sucesso na vida profissional.

Por isso que ao produzir cases de alunos mostrando a vida profissional após ter concluído a graduação na sua IES é um grande diferencial na escolha desse candidato.

Conclusão

Depois de se aprofundar e conhecer todas as vantagens que essas cinco ofertas podem proporcionar para a sua IE no processo de atração e captação de alunos, conta pra gente. A sua IE já usou ou planeja usar alguma dessas ofertas para atrair mais candidatos e otimizar ainda mais a sua captação de alunos? 

Não se esqueça de enviar todos estes leads para o seu CRM, para que eles recebam informações importantes ao longo da sua campanha de marketing. Além disso, para que os times Comercial e Call Center possam entrar em contato no momento de abertura de inscrições. 

Isso pode ser um grande diferencial da sua instituição e ainda ajuda na captação de novos alunos, que sabemos o quanto está cada dia mais desafiador.

Espero que este conteúdo ajude a sua instituição de ensino a captar mais alunos. Que tal compartilhá-lo com alguém da sua equipe? Além disso, aproveite para nos contar a sua experiência sobre esse assunto!  

E para finalizar, gostaria de dizer que se tudo isso que falamos te pareceu distante da realidade da sua instituição, venha conversar com um dos nossos consultores de captação de alunos. Eles poderão te ajudar a trazer sua instituição para esta realidade que você acabou de ler.

Sobre o autor:
Ana Carolina
COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias