5º Panorama do Mercado Educacional Privado: A evolução dos cursos no Brasil

regiao

A primeira universidade brasileira foi fundada há 210 anos e nesse ínterim, a procura pelos cursos e áreas de formações não mudou muito.

As primeiras universidades fundadas foram a de Cirurgia e Anatomia em Salvador – hoje Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia), a de Anatomia e Cirurgia, no Rio de Janeiro (atual Faculdade de Medicina da UFRJ) e a Academia da Guarda Marinha, também no Rio.

Dois anos após, foi fundada a Academia Real Militar (atual Escola Nacional de Engenharia da UFRJ). Seguindo este fluxo, a de Agricultura em 1814 e a Real Academia de Pintura e Escultura1

Então agora vamos mostrar a vocês, considerando o período de 1998 até 2017, a evolução das matrículas por cursos no Brasil.

Tendo em mente que anterior a este período, apesar de várias mudanças e reformulações no conceito, objetivos e funcionamento de nossas universidades; as engenharias, medicina e direito predominavam até a década de 1960.

Em 1998, por exemplo, haviam 2.125.958 matriculados no ensino superior em universidades no Brasil. 81% destes concentrados em 15 cursos.

A participação dos 15 principais cursos caiu para 61% em 2009 e manteve essa média até 2017.

Importante observar que destes 15 mais procurados em 2017, 10 já eram os mais procurados em 1998.

5º Panorama do Mercado Educacional Privado: A evolução dos cursos no Brasil

Ou seja, nos últimos 20 anos, ficamos sem grandes inovações nas áreas de conhecimento ou cursos. Mesmo os que entram em saem no top 15 nas últimas 2 décadas, não são cursos inovadores ou com algo em especial a ver com o contexto econômico do Brasil ou do mundo.

Quando analisamos as estratégias de nossas instituições de ensino, pensando em quais cursos abrir, se você busca crescimento e não atuação em nicho, provavelmente sua melhor estratégia será seguir a tabela de matrículas em cursos por região do Brasil e comparar de forma contínua o que sua instituição oferece com o que a IES concorrente oferece e assim tomar a decisão.

Obviamente os cálculos de inteligência de mercado melhoram a precisão, não podem ser considerados uma Rocket Science.

Então veja abaixo a lista de alunos matriculados por curso em instituições públicas e privadas no Brasil em 2017, modalidade presencial.

5º Panorama do Mercado Educacional Privado: A evolução dos cursos no Brasil

Confira a tabela comparativa das IES privadas de modalidade presencial:

5º Panorama do Mercado Educacional Privado: A evolução dos cursos no Brasil

E para completar a listagem os cursos EAD, o comparativo entre instituições públicas e privadas:

5º Panorama do Mercado Educacional Privado: A evolução dos cursos no Brasil

E apenas da modalidade privada:

5º Panorama do Mercado Educacional Privado: A evolução dos cursos no Brasil

Bom, podemos pensar que o Brasil não evoluiu em mais essa necessidade de educação, ou que estamos presos em paradigmas do passado em relação a carreira e profissões.

Para colaborar com o raciocínio, propomos uma comparação com outros países, principalmente na  porcentagem de formação de profissionais por área de conhecimento.

Observem no gráfico abaixo que cada país tem seus segmentos específicos de formação, claramente relacionado com o contexto histórico de cada um. Por isso compare as áreas de formação de profissionais, e imaginando que o Brasil seguirá a linha de desenvolvimento econômico e educacional destes, os atuais cursos mais procurados continuarão a serem os mais procurados por algum bom tempo (atenção nas áreas de ciências exatas e engenharia).

5º Panorama do Mercado Educacional Privado: A evolução dos cursos no Brasil

Quer conversar mais? Então deixe seu comentário aqui embaixo ou entre em contato com a gente. 

Fontes e referências:

1- Nexo Jornal.

2 – Teixeira A. O ensino superior no Brasil – análise e interpretação de sua evolução até 1969. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1969.

Daniel é CEO e fundador da CRM Educacional, edtech especializada em captação e permanência de alunos. É professor em cursos de MBA nas áreas de Inovação e Empreendedorismo, conselheiro de administração em empresas de marketing e tecnologia, além de palestrante em faculdades, universidades e eventos de educação e inovação em todo o Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford, MBA em Marketing pela ESPM, Mestrado em Tecnologia pelo Centro Paula Souza e Formação em Liderança pela Laspau. Ao longo de mais de 20 anos de trajetória como docente, líder e empreendedor, já impactou milhares de pessoas por meio do ensino, da gestão e da inovação.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.