(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Início » Blog » Inscrição de alunos: facilite o caminho até sua IES

Inscrição de alunos: facilite o caminho até sua IES

Publicado em 17 julho 2017 e escrito por

Você já parou para pensar como é a experiência de inscrição dos candidatos que pensam  em estudar na sua IES?

Sim, a EXPERIÊNCIA! Não falo apenas da ficha de inscrição, tão pouco do pagamento da taxa a ser paga. Estou falando de um momento que vem bem antes disso tudo. Te convido a pensar desde a descoberta do interesse de um futuro aluno, topa?

É uma reflexão extremamente válida e necessária para melhorar o desempenho da sua captação de alunos.

Ou vai me dizer que todos os interessados que visitam a página de vestibular da sua IES acabam se inscrevendo?

Caso sua realidade seja uma taxa de conversão de 100%, eu gostaria muito de conversar e aprender mais com você, até peço que me mande uma mensagem no nosso formulário de contato.

Agora, se esse não é seu caso, vamos discutir mais sobre esse assunto.

Primeiro passo da Inscrição de alunos

Nos dias de hoje, é fácil imaginar para onde seus futuros alunos vão quando tem interesse em algum produto ou serviço: internet. Sendo mais específico, eles vão para o Google! Mas o que você tem a ver com isso? Tudo!

“Todo artista tem que ir aonde o povo está”

Se o seu público está na internet, você tem que estar lá também. Não venha me dizer que sua IES está na internet porque ela tem um SITE. Ok, isso é fundamental, mas você tem que estar no Google e trabalhar para que o buscador te apresente como resposta para as dúvidas despejadas pelos seus possíveis alunos.

Existem duas maneiras de você se posicionar bem no Google: Orgânica e Paga.

Basicamente, o posicionamento orgânico é tido quando o Google te enxerga como referência em algum assunto. Sabe como você consegue isso? Conteúdo de qualidade!

Por exemplo: se você planeja fazer uma campanha para o curso de medicina optando por se posicionar organicamente no Google, deve, inicialmente, criar conteúdos de qualidade, utilizando as palavras-chave que seus possíveis alunos provavelmente usariam para pesquisar sobre medicina e atentar-se para algumas técnicas de SEO. Assim, você consegue se posicionar bem para solucionar a dúvida do seu possível aluno e já começa a convencê-lo de que você é a melhor opção para a vida letiva.

Já no posicionamento pago ou patrocinado, você faz anúncios para um determinado termo buscado pelo seu futuro aluno e o patrocina para que ele supere o anúncio concorrente e tenha mais chances de ser clicado e, assim, converter o interessado.

Porque te expliquei tudo isso? Só para evidenciar que não é fácil fazer um trabalho de qualidade e que atenda as necessidades do seu público.

Ok, agora você já pode se posicionar bem quando o interessado fizer uma busca após sua fase de descoberta de necessidade. Ele te encontrou, mas e agora? Seu site está pronto para recebê-lo?

Segundo passo da Inscrição de alunos

Pois é, se posicionando bem para os termos certos, você atinge uma gama de possíveis visitantes qualificados para seu site, que podem se transformar em inscrição de candidatos. Mas para onde você vai enviar os interessados que te encontraram por meio de uma pesquisa no Google?

Por favor não responda “para o meu site”, lembre-se que estamos falando de assertividade: queremos tratar a necessidade daquele futuro aluno e mostrar para ele que sua IES é a melhor opção para o futuro dele.

Não dificulte o caminho do interessado até sua inscrição. Pode parecer óbvio, mas não é difícil encontrar sites em que o link para inscrição de alunos está completamente escondida e sem destaque, jogada pela página. Essa é a porta de entrada do seus futuros alunos e nós queremos que eles entrem, então, PRECISAMOS QUE ELES A VEJAM!

Nada de deixar esse caminho muito longo. Desde o momento em que o futuro aluno te encontra em sua busca, ele não deve dar muitos clicks até se inscrever para o vestibular. Diminua ao máximo que puder as barreiras existentes no percurso que criou para a inscrição de alunos.

Por que você não direciona esse interessado que te encontrou em uma busca para um página específica para o interesse dele?

Por exemplo: se ele procurou por medicina, crie uma página específica sobre seu curso de medicina, falando um pouco sobre o que ele irá ver no durante seus estudos e com um link para a inscrição no vestibular.

Dessa forma você da mais segurança para esse interessado de que ele fará uma boa escolha e deixa o processo mais curto, simples e intuitivo.

Terceiro passo da Inscrição de alunos

Já falamos sobre estar no lugar certo para ser encontrado quando o interessado descobre sua necessidade, também falamos sobre como receber bem seu futuro aluno e guiá-lo com qualidade até sua inscrição. Mas e se ele não estiver pronto para se inscrever no vestibular? Fatalmente terminaria aqui esta jornada de inscrição de alunos.

Então, o que fazer?

Uma ótima alternativa para não expor este possível aluno a inscrição do vestibular, caso ele não esteja preparado, é oferecer mais conteúdo premium a ele e, assim, manter esse possível aluno próximo a você. Para isso, insira uma oferta na mesma página em que você o direcionou ao clicar no seu link em resposta a pesquisa dele, capturando o nome e email dele, assim você o ajuda a tomar sua decisão e da mais qualidade para o seu processo de inscrição de alunos.

Lembrando que tudo isso vem antes da ficha de inscrição, mas não se esqueça de caprichar nesse que é um dos fatores de suma importância para a captação de alunos.

oferta buyer persona criar

Sobre o autor:

Daniel Antonucci CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias