Nos últimos meses muito tem se falado sobre o ChatGPT na educação, com certeza é o assunto do momento. Muitas pessoas estão buscando entender o que ele é e como usá-lo no dia a dia, tanto na vida pessoal, quanto no ambiente profissional.
No entanto, instituições de ensino em todo o mundo tem visto o ChatGPT como uma ameaça a educação. Vamos entender por quê?
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT possui esse nome, por se parecer com um bate papo. Ou seja, o usuário pergunta algo e na mesma hora, recebe a resposta, como se houvesse alguém do outro lado da conversa. No entanto, esse “alguém”, na verdade, é a inteligência artificial.
Para entender melhor, pense numa pesquisa com buscador tradicional, como o Google, você pergunta “O que é o ChatGPT?” e ele vai te mostrar diversas matérias, vídeos e artigos sobre esse assunto. Mas, cabe a você ler, absorver toda a informação e chegar a sua conclusão.
O que acontece no ChatGPT é que ele te fornece um texto como resposta. Para exemplificar, perguntei a inteligência artificial “O que é o ChatGPT?” e essa foi a resposta que recebi:
“ChatGPT é um modelo de linguagem de grande escala desenvolvido pela OpenAI. É um tipo de Inteligência Artificial projetada para gerar respostas a perguntas ou declarações em linguagem natural, de maneira semelhante ao que um humano faria. O modelo foi treinado em uma enorme quantidade de dados de texto para aprender como a linguagem funciona e é capaz de gerar textos coerentes e relevantes em uma variedade de tópicos.”
– Definição feita pelo próprio ChatGPT
Você notou que a resposta é dada em forma de texto, sem citar diversas fontes e outras opiniões? Assim funciona o ChatGPT, ele analisa as informações que possui e desenvolve um texto com o que acredita ser a resposta correta.
Agora que você entendeu melhor o que é o ChatGPT, que tal falar sobre os impactos que ele pode causar na educação?
Educação e ChatGPT
Sem dúvida a educação já passou por diversas mudanças devido as inovações tecnológicas que ocorreram ao longo dos anos. E o fato é que, sempre há sempre uma novidade que desafia as formas tradicionais e faz com que as instituições de ensino se renovem em busca de manter seu propósito. Com o ChatGPT não é diferente. Ele é a inovação tecnológica da vez e está causando bastante burburinho, especialmente neste segmento.
Mas qual é o problema específico do ChatGPT? Basicamente, a sua habilidade de fornecer textos prontos que podem ser utilizados pelos alunos em trabalhos e provas.
Se já havia plágio com os buscadores tradicionais, o ChatGPT faz com que esse cenário se intensificasse ainda mais. Afinal, não é fácil identificar os textos que foram produzidos por ele. O aluno pode solicitar, inclusive, que a inteligência artificial escreva de uma certa maneira, como por exemplo, com uma linguagem formal ou descontraída para que o texto fique da forma que ele precisa.
Além disso, a resposta fornecida pelo ChatGPT pode não ser correta. A inteligência artificial analisa diversas informações em seu banco de dados para fornecer a resposta, sendo assim, não há garantia de que todas as referências que ela possui tem fundamento científico.
Se as instituições quiserem, seria possível impedir o uso do ChatGPT?
Apesar de ser difícil, regular o uso do ChatGPT em ambientes de ensino é possível! Confira algumas formas de controlar a inteligência artificial no ambiente escolar:
- Programas que identificam se o texto foi produzido pelo Chat GPT
Já existem ferramentas com a capacidade de descobrir se o texto foi escrito por inteligência artificial ou não. Afinal, a própria OpenAI, desenvolvedora da plataforma, criou o Anti-ChatGPT que tem como objetivo identificar se o texto foi ou não escrito pela inteligência artificial. Sendo assim, utilizando essas plataformas, os professores conseguem identificar em trabalhos e provas o uso do ChatGPT.
- Mudar formas de avaliação
Também é possível adaptar as formas de avaliação, trazer as atividades para a sala de aula com discussões presenciais e provas orais. Dessa forma o aluno não terá como utilizar a inteligência artificial e precisará treinar seu conhecimento e criatividade.
- Bloquear o site na rede Wifi
Além disso, também é possível bloquear o acesso ao site do ChatGPT para quem estiver utilizando a rede Wifi da instituição de ensino.
ChatGPT como aliado na educação
No final das contas, o ChatGPT não é o grande vilão, ele apenas é mais uma inovação, como o celular foi um dia. Por um tempo as escolas e universidades lutaram contra o celular e hoje entendem que o melhor é incluir ele no processo de aprendizagem, ou seja, torná-lo um aliado e não um inimigo.
Os tempos mudaram e não há como ignorar isso. Além de buscar meios para diminuir o número de plágios, é preciso também refletir sobre como é possível incluir o ChatGPT em sala de aula. Afinal, isso pode fazer sua instituição se destacar e sair na frente na corrida da inteligência artificial. Algumas universidades e escolas no exterior já estão adotando o ChatGPT em sala de aula. Confira as atividades possíveis de serem desenvolvidas com o ChatGpt:
- Discussões em sala de aula sobre as respostas que o ChatGPT fornece.
- Utilizar como base para trabalhos, assim como seria com um buscador tradicional.
- Tirar dúvidas de informações como datas e locais históricos
Essas são apenas algumas possibilidades! Mas vamos refletir: o que você faria em sua instituição de ensino para trazer o ChatGPT para sala de aula?
Tecnologia na Educação
Trazer a tecnologia para sua instituição de ensino pode ser justamente o que fará ela decolar! Confira mais temas que juntam Educação e Tecnologia: