Case de sucesso Católica de Santa Catarina

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Case de sucesso Católica de Santa Catarina

Na 6° edição do CRMaker Summit tivemos uma palestra apresentando um case de sucesso entre a empresa Contraktor e a Universidade Católica de Santa Catarina. Bruno Doneda, CEO da empresa e Sarah Violim, coordenadora do Contact Center da instituição, trazem as dificuldades que enfrentaram no cenário da pandemia e como encontraram soluções para resolvê-los.  

É fato que para ser uma empresa referência em seu meio é necessário procurar se reinventar para encontrar e enfrentar as possíveis dificuldades que acontecem durante o processo. E para isso, é necessário encontrar parceiros com o mesmo objetivo que facilitam essa jornada. 

Para entender melhor sobre o tema, vamos trazer aqui os principais assuntos que foram abordados no bate-papo. 

Maiores dificuldades encontradas na jornada do aluno durante o cenário pandêmico: 

No início do bate-papo, a mediadora Thais Carvalho, da CRM Educacional, questiona quais foram os principais desafios encontrados durante a jornada do candidato. Mas também quais foram as maiores “dores” que a Contraktor identificou no cenário educacional. 

Bruno traz um dado mostrando que as IE’s possuem dois períodos dos quais possuem mais dificuldade. Na matrícula e na rematrícula, durante o cenário da pandemia. Já que anteriormente trabalhavam com formulários físicos e atendimento presencial. Com isso, a digitalização dos documentos, adotado por poucos antes da pandemia, virou algo cultural de todo o mercado.  

A relutância que muitos tinham, por serem instituições mais tradicionais, precisou dar espaço para o avanço e a ajuda oferecida pela tecnologia. Para que assim pudessem apoiar o seu cliente da melhor maneira. 

No ponto de vista da Universidade Católica, as instituições estavam preparadas para o atendimento presencial, com pessoas treinadas, salas organizadas e uma boa ambientação. Quando veio o cenário da pandemia, tudo isso mudou.  

Houve a necessidade de entender as demandas do aluno ou responsável, para que assim pudessem encontrar soluções dentro do que o cenário permitia. Isso levou a necessidade de treinar as pessoas para o atendimento a distância. 

Também foi necessário implementar uma nova maneira de atender as demandas. E a digitalização foi o caminho encontrado para entregar as soluções mais rápidas do processo. 

Outra ponto importante que Sarah destaca, é que, para você conseguir encontrar a resolução de um problema. É necessário primeiro conhecer o público que você está trabalhando.  

Maiores desafios durante o processo de mudança: 

Sarah mostra que um dos principais desafios encontrados durante essa mudança, foi a aceitação da digitalização dos documentos. Como falado anteriormente, há pessoas e instituições mais conservadoras, por esse motivo foi um caminho que precisou ser trabalhado de maneira árdua.  

Sendo necessário a participação de pessoas com mente aberta de todos os setores que necessitam do contrato. Para que assim, cada um em sua especificidade, pudesse encontrar a melhor maneira de viabilizar um serviçoque supre a necessidade de cada área. 

Em contrapartida, o público do qual a Católica trabalha, é um público que sempre está de olho no celular e conectado. Por isso, a aceitação do processo de digitalização conseguiu se estabelecer de maneira completa. 

Sarah deixou como conselho envolver as peças-chaves para que possam realizar em conjunto o contrato.  

Como é uma implementação que demanda tempo, ela ressaltou que a CRM Educacional entendeu quais foram as necessidades. E assim construíram um modelo da implementação em conjunto. E comentou que esse processo passou por alguns momentos de dificuldades, mas sendo efetivado logo quando a Universidade conseguiu entender todos os pontos. 

Para o lado da Contraktor o maior desafio foi estar em uma área da qual as pessoas não obtinham muito conhecimento sobre o assunto. Por isso, foi necessário primeiro implementar a digitalização em setores que são mais receptivos, como o time de vendas por exemplo. Para que os outros setores pudessem conhecer e se adaptar ao processo.  

Segundo Doneda, é necessário primeiro começar pequeno para depois expandir e conseguir o sucesso da implementação dentro de uma empresa. 

Durante a mesa redonda, os nossos convidados também falam sobre uma série de impedimentos na tratativa do contrato que podem dificultar o processo de fechamento. Então para evitar essas dificuldades é necessário entender o comportamento do cliente. 

Maiores ganhos com a adesão da digitalização: 

Durante todo o bate-papo, Sarah Violim, deixou sempre claro que a adesão da digitalização nos processos da Universidade Católica foi um grande sucesso. A mesma relata que em 2021, teve um recorde de conversão histórica, batendo os números de 2019, que era o seu melhor ano. 

Esse recorde aconteceu quando a instituição definiu todo o seu processo de matrícula online. E com isso conseguiu entender os pontos dos quais necessitavam de melhoria. Assim, com o processo definido e melhorado, a universidade propôs a realização da matrícula em até 5 minutos.  

Trazendo esse diferencial, durante o período da pandemia, a universidade encontrou uma maneira de ser e estar dentro de tudo que um aluno deseja.  

Ganhos do processo on-line e tendências para a assinatura digital: 

A Contraktor qualificou os maiores ganhos através de um case de sucesso levantado em conjunto com os seus parceiros. Então esse case identificou que a maioria de seus clientes possuíram uma redução de mais de 90% em relação a tarefas operacionais relacionadas aos documentos.  

Outros pontos importantes foram a eliminação do extravio de dados dos documentos e contratos, o aumento da produtividade e a alta conversão de alunos. Também houve uma redução de 85% de gastos em comparação a quando o processo era feito presencialmente.  

Segundo Bruno, a digitalização é uma tendência que veio para ficar, já que garante menos burocracia e assim, um cliente mais satisfeito ao final. Outro ganho desse processo é poder, futuramente, utilizar os contratos como uma base de dados. 

A Universidade Católica de SC, cliente da CRM Educacional, também ressaltou ganhos importantes como uma gestão melhor sobre o percurso do lead. Além disso, um processo mais dinamizado e automatizado.  

Você pode se aprofundar mais sobre o assunto assistindo a palestra. “Mesa Redonda :: Como a parceria com a Contraktor tornou a Católica um Case de Sucesso”. 

A CRM Educacional está sempre atenta as novidades e necessidades do mercado educacional. Por isso estamos sempre trazendo as mais diferentes formas de ajudar você no processo de otimização da sua instituição de ensino. Afinal, o sucesso do nosso cliente é a diretriz principal do nosso negócio.  

Produzido por: Raphaela Nunes  

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.