A indústria 4.0 marca um novo contexto, que abrange inovações tecnológicas e culturais que estão atingindo desde os públicos mais jovens até os mais velhos. E da mesma forma, pensamos na educação 4.0.
Mas o mercado está mudando, profissões estão desaparecendo e dando lugar a novas ocupações – muitas delas relacionadas a esse novo contexto tecnológico.
E é exatamente devido a essas mudanças de mentalidade, mercado e cultura que a educação está se transformando, juntamente com todo este turbilhão. Assim surge a chamada Educação 4.0.
O que é essa educação 4.0?
É o aprimoramento da educação para a indústria 4.0, que tem sua existência marcada por novas gerações e novos modelos de aprendizado.
Por isso basta pensar: sua IE está preparando seus alunos para o mundo em constante desenvolvimento no qual estamos vivendo?
Ela está acompanhando o surgimento dos lifelong learners e já sabe o que isso significa para o mercado de educação?
Então se a resposta é não, é hora de começar a pensar em como implementá-la na sua IE.
Para entender um pouco sobre o contexto cultural que está sendo construído pelo desenvolvimento constante da tecnologia. No último “palavra do CEO”, Daniel Antonucci falou sobre o “Mundo VUCA”. Ele complementa bem este conceito e você pode conferir este conteúdo por aqui.
No entanto, a educação 4.0 já é uma realidade e para lidar com todas essas mudanças de contexto, há alguns parâmetros condutores, que são:
- A conectividade: como poder de acessar conhecimento de qualquer lugar e de várias maneiras diferentes;
- A inteligência artificial como impulsionadora de padrões de aprendizado e melhoria de fluxos de ensino;
- Novas mídias (youtube, facebook, instagram, blogs, websites…);
- Mudanças tecnológicas em velocidade cada vez maior;
- Necessidade da aquisição de novas habilidades a todo momento.
E como esse novo modelo de educação impacta no funcionamento das IE?
O futuro do aprendizado se enquadra no conceito “Learning by doing” – em português, aprender fazendo.
Então isso quer dizer que as pessoas estão aprendendo melhor quando praticam o que antes era apenas teoria.
E isso pode ser feito por meio de trabalhos em campo/imersivos, projetos práticos, atividades em grupo. Além disso, exercícios que garantem o desenvolvimento da colaboratividade entre as partes envolvidas e claro, testes e mais testes.
Afinal, um sistema de educação baseado no conceito de cultura maker não pode funcionar como uma receita de bolo. A tecnologia funciona a partir de experiências.
E como os seus alunos estão sendo preparados para este novo mercado?
Para se enquadrar em um contexto empreendedor como a indústria 4.0 é importante que o aluno aprenda teorias e ferramentas em sala de aula.
Por isso é necessário saber lidar com as pessoas de forma colaborativa, desenvolver competências socioemocionais, se tornar interdisciplinar e saber utilizar a autonomia com inteligência.
A CRM acredita que a base para a transformação da cultura interna das IE para os moldes da educação 4.0 acontece quando o relacionamento com o aluno se torna natural. Além disso, personalizado, ágil e efetivo.
Isso tudo tem a ver com mais do que instalar um sistema de gestão. Tem a ver com a implantação de um novo modo de se trabalhar e se relacionar com o público.
Então se você quer entender um pouco mais sobre a educação 4.0 e como a CRM Educacional pode te ajudar a se preparar para ela. Então você pode entrar em contato com a nossa equipe por aqui.