(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Rastreamento de URLs: como utlizar esta técnica para mensurar e fazer manutenção das ações de captação da sua IE

Rastreamento de URLs: como utlizar esta técnica para mensurar e fazer manutenção das ações de captação da sua IE

Publicado em 27 maio 2019 e escrito por

Há alguns dias atrás, abordamos o tema Retorno do Investimento na Captação de alunos – CPL, CPI e CPM – E como isso se aplica para estratégias de captação de alunos.Se você ainda não leu este artigo, sugerimos fortemente que você clique no link e confira o que foi falado para complementar o que vamos falar agora.

Se você já leu este post, vamos lá:

Quando iniciamos uma campanha, é natural que existam metas e diretrizes de ação a ser seguidas. Isso é necessário para entender o custo de aquisição de leads e clientes de forma mais objetiva e assertiva, para que dessa forma suas campanhas sejam corretamente mensuradas e manutenções sejam possíveis – afinal, medir o que gera ou não lucros em uma ação de captação é o carro chefe do marketing digital.

Saber o que traz ou não resultados de captação de alunos para a sua IE pode se tornar mais simples de forma automatizada, e existe uma maneira muito simples (e grátis) para criar URLs de origem de campanha para analisar os resultados de forma mais específica.

Sabendo que é frequente que o Google Analytics (ou qualquer outra ferramenta de análise) não consigam entregar dados específicos de rastreamento de campanhas, é necessário pensar em implementar parâmetros de rastreamento para elas, o que chamamos de URL Building.

Uma breve observação: antes de falar sobre esta técnica, é importante diferenciar: URL Builder é a ferramenta a ser utilizada para realizar a técnica estratégica URL Building.

A questão é: quando utilizar a técnica de URL Building?

Suponhamos que você tenha feito uma campanha de captação para o último semestre e mesmo que ela tenha demonstrado sucesso, você queira registrar o desempenho alcançado para prover repetições estratégicas e manutenções.

Seu primeiro insight é recolher dados do Analytics (ou ferramenta CRM) da sua instituição, mas logo você percebe que os dados que estão disponíveis não são tão específicos quanto necessário.

Nesse caso, o uso da técnica de URL Building é a solução.

Um clássico uso dessa técnica é para a medição do retorno sobre as réguas de relacionamento por e-mail (quando é necessário saber por exemplo, quantas pessoas clicaram no CTA para agendar uma reunião com a coordenação de um curso específico ou uma inscrição no vestibular).

Essas URLs são construídas perante 5 parâmetros a partir de uma ferramenta do Google, chamada URL Builder:

  1. Inserir a URL original da página de destino;
  2. Inserir a origem da campanha (que pode ser um conjunto de anúncios do google, um ou mais e-mails, publicações no blog, pop-ups, etc.)
  3. Identificação da mídia que você está utilizando para promover este link. Ele está sendo divulgado por meio de um banner? Anúncio? E-mail marketing?
  4. Inserir o conteúdo da campanha, o que pode ser utilizado quando forem realizados testes A/B com o mesmo link e conteúdo utilizados de maneiras diferentes.

Agora, se você se perguntou como você pode analisar estes resultados, é importante que você saiba que é possível conduzir esta estratégia por meio do CRM Educacional, para entender a origem da sua campanha, resultados e o mais importante – o ROI dessa campanha, que é essencial para entender se o seu investimento está gerando receita para a sua IE.

Tudo isso de forma mais ágil e unificada com os outros dados que você considerar importantes para apresentar os resultados da sua estratégia.

O objetivo final de utilizar esta técnica é obter, analisar resultados e entender o que pode ser melhorado, retirado de pauta ou repetido para gerar engajamento e conversões.

Os exemplos mais comuns de uso são em campanhas de e-mail, pop-ups, quizes e até mesmo peças impressas, como anúncios em revistas e jornais – como? Com o uso dos QR Codes, que por um tempo foram esquecidos, mas continuam tendo sua utilidade. Incrível, não é mesmo?

Experimente utilizar a técnica do URL Bulding para ter mais controle sobre as suas ações e alcance engajamento de resultados. E claro, conte com a gente para gerenciar as suas ações de captação de alunos por meio das soluções do CRM Educacional.

Sobre o autor:

CRM Educacional

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias