Monitore as ações de captação da sua IE com o rastreamento de URL

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
POST BLOG 02 1

Há alguns dias atrás, abordamos o tema Retorno do Investimento na Captação de alunos – CPL, CPI e CPM, e como isso se aplica para estratégias de captação de alunos. Mas se você ainda não leu este artigo, sugerimos que você clique no link e confira o que foi falado para complementar o que vamos falar agora.

Mas se você já leu este post, vamos lá:

É natural que existam metas e diretrizes de ação a ser seguidas Quando iniciamos uma campanha,. Isso é necessário para entender o custo de aquisição de leads e clientes de forma mais objetiva e assertiva, para que dessa forma suas campanhas sejam corretamente mensuradas e manutenções sejam possíveis. Por fim, medir o que gera ou não lucros em uma ação de captação é o carro chefe do marketing digital.

Por isso saber o que traz ou não resultados de captação de alunos para a sua IE pode se tornar mais simples de forma automatizada. Então existe uma maneira muito simples (e grátis) para criar URLs de origem de campanha para analisar os resultados de forma mais específica.

Sabendo que é frequente que o Google Analytics (ou qualquer outra ferramenta de análise) não consiga entregar dados específicos de rastreamento de campanhas, é necessário pensar em implementar parâmetros de rastreamento para elas, o que chamamos de URL Building.

Uma breve observação. Antes de falar sobre esta técnica, é importante diferenciar: URL Builder é a ferramenta a ser utilizada para realizar a técnica estratégica URL Building.

A questão é: quando utilizar a técnica de URL Building?

Suponhamos que você tenha feito uma campanha de captação para o último semestre e mesmo que ela tenha demonstrado sucesso. E você queira então registrar o desempenho alcançado para prover repetições estratégicas e manutenções.

Recolher dados do Analytics (ou ferramenta CRM) da sua instituição é o primeiro insight é . Mas você percebe então que os dados que estão disponíveis não são tão específicos quanto necessário.

Nesse caso, o uso da técnica de URL Building é a solução.

Um clássico uso dessa técnica é para a medição do retorno sobre as réguas de relacionamento por e-mail. Quando é necessário saber por exemplo, quantas pessoas clicaram no CTA para agendar uma reunião com a coordenação de um curso específico ou uma inscrição no vestibular.

Essas URLs são construídas perante 5 parâmetros a partir de uma ferramenta do Google, chamada URL Builder:

  1. Inserir a URL original da página de destino;
  2. Inserir a origem da campanha (que pode ser um conjunto de anúncios do google, um ou mais e-mails, publicações no blog, pop-ups, etc.)
  3. Identificação da mídia que você está utilizando para promover este link. Ele está sendo divulgado por meio de um banner? Anúncio? E-mail marketing?
  4. Inserir o conteúdo da campanha. O que pode ser utilizado quando forem realizados testes A/B com o mesmo link e conteúdo utilizados de maneiras diferentes.

Mas, se você se perguntou como você pode analisar estes resultados, é importante que você saiba que é possível conduzir esta estratégia por meio do CRM Educacional, para entender a origem da sua campanha, resultados. E o mais importante – o ROI dessa campanha, que é essencial para entender se o seu investimento está gerando receita para a sua IE.

Tudo isso de forma mais ágil e unificada com os outros dados que você considerar importantes para apresentar os resultados da sua estratégia.

Conclusão

Analisar resultados e entender o que pode ser melhorado é o objetivo final de utilizar esta técnica. E assim retirar da pauta ou repetir para gerar engajamento e conversões.

Os exemplos mais comuns de uso são em campanhas de e-mail, pop-ups, quizes e até mesmo peças impressas, como anúncios em revistas e jornais – como? Com o uso dos QR Codes. Incrível, não é mesmo?

Experimente utilizar a técnica do URL Bulding para ter mais controle sobre as suas ações e alcance engajamento de resultados. Então conte com a gente para gerenciar as suas ações de captação de alunos por meio das soluções do CRM Educacional.

Head os Customer Services na CRM Educacional, gerenciando as áreas de Suporte, Customer Success, Sustentação, CS Marketing e Educação. Leciona disciplinas sobre Customer Experience e Customer Success em MBA´s. Atuou por mais de 10 anos em instituições de ensino nacionais e multinacionais nas áreas de comunicação, marketing, comercial e relacionamento. Formada em Comunicação Social com MBA em Marketing Digital (B.I. Internacional) e MBA em Gestão de Negócios (Ibmec).

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.

Aumente sua taxa de conversão

Saiba como aumentar sua taxa de conversão e não perca alunos para concorrência.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.