O que é e como funciona a criptografia de dados para IES

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
21

A sua instituição, com certeza, tem muitas informações armazenadas a respeito dos alunos que a frequentam, tanto no registro de matrículas, quanto em comunicação por e-mail ou arquivos. As informações precisam ser protegidas. Uma forma de fazer isso é por meio da criptografia de dados para IES.

Para explicar o que é isso, como funciona e quais são os benefícios que pode trazer à sua instituição, acompanhe este post até o final.

O que é criptografia de dados

A criptografia tem como função reforçar a segurança de mensagem ou arquivos. Por isso, para criptografá-las, é necessário ter uma chave que também consiga decodificá-la.

A criptografia é um método muito eficaz de ocultar informações em um código do qual somente emissor e receptor têm a chave para entender o que foi comunicado. Portanto, a prática não é tão diferente de crianças que inventam códigos secretos para falarem entre si.

A criptografia pode ser classificada como simétrica ou assimétrica. Enquanto a criptografia simétrica tem uma chave usada somente entre o emissor e o receptor, a assimétrica usa uma chave pública ou “par de chaves” para que mais de duas pessoas tenham acesso aos dados.

Como os dados de uma IES são armazenados

CRM Educacional é a ferramenta apropriada para fazer essa armazenagem de dados. Afinal, por meio dele, a sua instituição pode registrar todas as informações da sua base de leads e também de alunos.

Então, se você quiser saber quantos alunos a sua IES tem, em quais cursos eles estão inscritos, assim como todo o histórico de contato feito com eles, basta acessar o CRM — todos esses dados estão lá.

Os dados são muito importantes, podendo até mesmo classificar como parte do patrimônio da sua instituição. Uma prova disso é que seguramente seus concorrentes gostariam de ter acesso a esses dados, daí a importância de protegê-los.

Quais são os benefícios da criptografia de dados para IES

Agora que você já sabe porque deve proteger os dados da sua instituição, trazemos aqui os principais benefícios em fazê-lo via criptografia.

Ajuda a proteger dados armazenados no computador

Alguns dados que usamos ficam armazenados no computador, tais como arquivos de texto, planilhas e afins. Criptografá-los dá a certeza de que ninguém mais tem acesso a eles além de você e as pessoas detentoras da chave. Isso impede que uma pessoa sem permissão para usar o computador ou mesmo alguém que o invada pela internet acesse os seus dados. E por falar nisso…

Protege troca de informações feitas na internet

Proteger os documentos e as informações trocadas pela internet. E-mails, chat com alunos, inscrições no sistema online de matrículas, tudo precisa de proteção. Afinal, são informações valiosas que ninguém mais além da sua instituição deve acessar.

Gera mais segurança aos backups

Backups são importantes, pois você não quer que todas as informações coletadas se percam, certo? Por isso, criptografar os dados dos seus backups aumenta a sua segurança.

Restringe acesso aos dados

Na sua IES, certamente, algumas informações são de pertinência de alguns departamentos e outros não. Por exemplo: o call center não precisa ter acesso aos dados do caixa que o financeiro controla.

Por isso, a criptografia auxilia ao restringir os acessos a determinados dados somente às pessoas que, de fato, precisam deles.

Porém, antes de contratar um serviço de criptografia de dados para IES, é essencial que a sua conte com ferramentas de armazenamento desses dados como o CRM. Para compreender ainda mais essa importância, confira também este artigo que escrevemos sobre como entender a tecnologia da informação para instituições de ensino superior.

CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.