CRM soluciona 4 problemas na gestão de call center na IES

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
4 problemas de gestao

Uma boa gestão de call center é fundamental para instituições de ensino e, para isso, são necessárias ferramentas como um sistema de gerenciamento de relações com os clientes (Customer Relationship Management — CRM).

Neste post, apresentamos alguns problemas que podem acontecer nos call centers de Instituições de Ensino Superior (IESs) e que podem ser resolvidos com a ajuda de um bom CRM. Vamos a eles?

1. Baixa qualidade de atendimento

O CRM facilita o acesso a todas as informações dos alunos que entram em contato com o call center da IES. Isso evita a baixa qualidade e a lentidão no atendimento da instituição.

Vamos imaginar, por exemplo, a seguinte situação: um aluno está com dificuldade para fazer a renovação de matrícula on-line e, por isso, liga para o call center. O atendimento é lento, pois é necessário anotar as informações do aluno — como nome, número de matrícula e outros — para identificá-lo e começar a resolver o problema.

Com um CRM, o acesso ao perfil do aluno é mais prático e rápido, o que melhora o desempenho do atendimento.

2. Baixa produtividade dos colaboradores

É comum que atendentes de call center tenham metas a cumprir e, por isso, seu nível de produtividade precisa ser constante. Contudo, sem a ferramenta apropriada, é difícil que eles sejam produtivos.

Se eles têm a meta de ligar para um número X de pessoas por dia, mas precisam fazer as chamadas pelo PABX e o registro manual de cada ligação numa planilha, por exemplo, o processo será moroso. Com o CRM, a ligação é feita e registrada automaticamente, o que facilita a medição do seu desempenho.

3. Falta de acompanhamento de métricas na gestão de call center

Um erro comum das IESs que não usam CRM é a falta de acompanhamento de métricas. Quando esse trabalho não é feito, como saber se a instituição está no caminho certo para prospectar alunos, atingir as metas e chegar aos objetivos traçados?

Pelo CRM, é possível acompanhar todo tipo de ação realizada em um call center: ligações feitas (e seus registros), e-mails enviados (e seus conteúdos), estágios de cada negociação. Assim, o os dados

observados com o acompanhamento das métricas podem ser transformados em ações de melhoria mais facilmente de forma diária, semanal ou mensal.

4. Imprecisão na captação e retenção de alunos

Quando uma pessoa faz contato com a IES a fim de, a princípio, tirar dúvidas sobre os cursos oferecidos no próximo semestre, ela tem tudo para tornar-se aluna da instituição, certo? Sim, mas é preciso que a equipe saiba que ela existe e a conduza até o final do processo de matrícula.

Caso ela volte a ligar quando o semestre estiver mais próximo, é essencial que o atendente tenha conhecimento de que ela fez contato anteriormente. Afinal, imagine que experiência ruim seria um atendimento assim:

– Bom dia! Fiz contato com você há um mês, lembra?

– Desculpe, não lembro. Como posso ajudar?

O CRM permite saber quem está entrando em contato e, assim, o atendimento torna-se mais personalizado. Esse relacionamento com o candidato/aluno é fundamental para sua captação e retenção.

Acredita que o CRM Educacional possa ajudar a resolver os problemas da gestão de call center da sua IES? Quer receber outras dicas nossas no seu e-mail? Então, assine a nossa newsletter e entre em contato para conversar com um de nossos especialistas!

CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.