(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Marketing de experiência: dicas para gerar pertencimento nos alunos

Marketing de experiência: dicas para gerar pertencimento nos alunos

Publicado em 12 abril 2018 e escrito por

Antes de começar uma faculdade, o aluno costuma pensar várias vezes até escolher em qual instituição quer estudar. Afinal, é nela que ele poderá se formar na profissão que exercerá ao longo da sua trajetória e a vida acadêmica é o primeiro passo nessa jornada. Por isso, é importante que a IES promova uma sensação de pertencimento aos alunos por meio do marketing de experiência.

Para que você compreenda como aplicá-lo na sua instituição, a fim de captar mais alunos e reter os que já estão matriculados, acompanhe-nos neste artigo!

O que é marketing de experiência

Marketing de experiência é voltado a usar as emoções para gerar maior engajamento e fidelização. Afinal, toda compra de produto ou serviço provoca sensações e você pode se fazer valer disso desde o momento em que o sujeito é apenas um interessado, até quando ele se torna um aluno na instituição.

O marketing de experiência é normalmente aplicado das seguintes maneiras:

  • Sentidos: tudo o que pode atiçar os cinco sentidos dos alunos (como o cheiro da xérox e o gosto do café antes da aula);
  • Sentimentos: pode ser de decepção ou de sucesso. Se a sua IES transmitir ao aluno a mensagem de que ele é bem-sucedido por estar lá, assim ele se sentirá;
  • Ação: seja online, seja offline, tratam-se de ações promocionais voltadas a chamar a atenção do seu público;
  • Identificação: cada vez mais pessoas procuram instituições que compartilhem os mesmos valores que elas têm. Por isso, a identificação costuma ser o primeiro passo para a fidelidade.

Como usar o marketing de experiência na sua IES

Portanto, para usar bem o marketing de experiência na sua faculdade, é necessário ter as ferramentas certas, como um bom CRM.

CRM é a sigla de “gestão de relacionamento com o cliente”. Logo, é a plataforma ideal para que a sua IES tenha contato constante com o seu público e ofereça a melhor experiência. Vejamos, agora, 3 dicas de como fazer isso.

1. Capture leads por páginas de captura

Como dissemos no começo do artigo, as pessoas costumam buscar informações antes de começar uma faculdade, como dicas para a vida acadêmica.

Então, sua IES pode produzir um e-book chamado “Guia completo para calouros” e disponibilizá-lo numa página de captura, desenvolvida dentro do seu CRM Educacional. Para baixar o e-book, o público precisará preencher um formulário e isso trará leads qualificados para a sua instituição.

2. Retenha os leads por meio de nutrição

Uma vez que você começa a crescer a sua base de leads, o próximo passo é nutri-la com e-mails marketing direcionados e personalizados.

Para aqueles que ainda estão buscando uma faculdade, os e-mails podem trazer dicas de como estudar para o vestibular, qual curso escolher, etc. Já os alunos matriculados podem receber outro fluxo de e-mails, que diga como estudar para as provas do semestre, como economizar na xérox e na compra de livros, etc.

3. Use as informações para proporcionar uma melhor experiência

Por fim, você pode usar as informações sobre os alunos contidas no CRM para proporcionar uma boa experiência por meio de um atendimento mais personalizado.

Imaginemos que, para baixar o seu e-book, uma pessoa, ao preencher o formulário, diga que gosta de escrever, mas que ainda não sabe qual curso escolher. Imagine que incrível seria o atendente da sua IES dizer algo, como: “Notei que você gosta de escrever. Já pensou em fazer Jornalismo ou Letras?”.

Seguindo essas três dicas, você poderá começar a fazer um marketing de experiência que impressione seu público. Como dissemos, esse é o primeiro passo para a retenção. E para aprender a reter os seus alunos, confira os materiais que temos disponíveis.

Sobre o autor:

Daniel Antonucci CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

COMPARTILHE: