O inbound marketing educacional: entenda a estratégia!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
inbound marketing educacional

Segundo pesquisa realizada pela consultoria TNS Research International. Cerca de 90% dos brasileiros dizem fazer busca online para diversos aspectos da sua vida e na escolha da sua IE isso não é diferente. Por isso a importância e a demanda de um bom marketing digital que saiba de Inbound marketing educacional.

Mas pensando nessa estratégia, além do alto custo dos anúncios pagos, uma média de 70% dos internautas. Segundo avaliação do google adwords, prefere clicar em links que resultam de busca orgânica. Ao invés de anúncios pagos, mostrando assim a importância da atividade de SEO para que haja um bom posicionamento de uma empresa e/ou produto na internet.

Nesse momento entra o Inbound Marketing, definir o que é Inbound Marketing é um grande desafio para qualquer um que o faz. Segundo a empresa HubSpot, basicamente “criadora” do conceito “Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.”

Aplicando o inbound marketing educacional para uma IE:

Ofertar ajuda ao futuro candidato nas decisões mais difíceis da sua vida, ou seja, atrair ao invés de comprar a atenção dele por você.

Essa ajuda e relacionamento constante irão construir uma relação de confiança entre futuro aluno e IES gerando os leads necessários para inscrições e matriculas.

Muitas das definições de Inbound Marketing têm como pilar três vertentes: SEO, conteúdo e mídias sociais. Limitar o Inbound Marketing a três pilares é o pior que se pode fazer. O limite do Inbound Marketing, na maioria dos casos, é sua criatividade.

Quando você recebe um e-mail de uma Faculdade que você nem ao menos visitou o site, você geralmente deleta ou envia para o spam. Seria completamente diferente se você pesquisasse no Google sobre alguns cursos. E assim encontrasse um guia de profissões ou teste vocacional gratuito no site da IE.

Cinco dias após baixar o guia, você recebe um e-mail perguntando o que você achou do conteúdo divulgado. E ainda no e-mail, também recebe uma dica, em forma de infográfico, sobre o mercado de trabalho para cada profissão.

A ideia é ser conveniente, informar e captar os interessados por meio da construção de um relacionamento forte. Um trabalho de ajuda ao aluno do ensino médio nas decisões de formação profissional. Além disso carreira e sócio cultural que começa na prospecção e alcança até a ficha de inscrição para o vestibular e futura matricula.

CONSTRUINDO CREDIBILIDADE

Se, em seus canais, o possível aluno encontrar material de qualidade, que o ajude a tomar suas decisões, ele provavelmente voltará. Aqui entra uma das principais vantagens do inbound marketing: a construção da credibilidade.

Mas é possível que você ainda pense que isso não é importante para a sua IES. Afinal com 50 anos no mercado, já tem uma credibilidade sólida!

Então, porque deveria investir nisso?

Mesmo com todo nome e qualidade que sua instituição já possui, é importante lembrar que a cada novo processo seletivo. A Instituição de ensino se depara com uma nova geração, que busca um local em que ele se sinta prestigiado. Uma prova disso são as startups, que se tornam cada vez mais o sonho da maioria dos estagiários para iniciar sua carreira. Mas depois falaremos melhor sobre isso).

Pela maneira como são construídos os conteúdos da instituição. Nas redes sociais e outros canais mais abrangentes, sua IES chegará até estas pessoas e passará a ser considerada por elas.

Com o Inbound Marketing, o estudante não apenas passará a seguir e a interagir com sua IES, mas também vai confiar nela, se aproximar e ficar cada vez mais próximo de se inscrever no processo seletivo e se matricular.

ATRAINDO O PÚBLICO-ALVO

publico alvo com inbound marketing educacional

Com uma estratégia de Inbound Marketing educacional com foco em conversão, as possibilidades de atuação e resultados aumentam exponencialmente, o que se traduz em mais resultados. Quero deixar aqui 3 dicas que poderão ser seus primeiros passos para uma estratégia de marketing de atração.

  • Oferecer ajuda para que o candidato tome uma boa decisão, esclarecendo suas dúvidas, apresentando possibilidades, ilustrando cenários de dificuldades. E mostrando como ele pode contar com a Instituição em momentos de dificuldades;

Exemplo: Além das disciplinas e ementas curriculares nas páginas de curso, seria interessante ter informações sobre o mercado de trabalho do curso. Além disso médias salariais da profissão e um ebook de financiamento estudantil.

  • É muito importante que o material produzido ajude o candidato a eliminar objeções que o atrapalham a escolher sua IE;
  • Atividades massivas como e-mail marketing, devem ter um tom personalizado. Ou seja, inserir o nome do candidato, texto especifico sobre o curso de escolha dele e assinado pelo coordenador de curso. E assim irão ajudar na criação de confiança e também aumentam as taxas de abertura de e-mail.

Leia mais sobre isso – Captação de alunos: 3 fatores chave para o sucesso

Conclusão do inbound marketing educacional

O conceito de encantar na metodologia Inbound Marketing educacional é prover uma experiência única para o público-alvo. Com ações para ajudá-los nas suas necessidades e desafios diários, respondendo dúvidas e objeções com relação à sua empresa e sua solução. Isso precisa ser feito desde a primeira interação que ele tiver com sua IES.

Mas não basta apenas isso, se você consegue causar uma excelente impressão nas interações. Depois o trabalho deve ser ainda mais personalizado e voltado para a captação e retenção do aluno.

Posso falar com muita propriedade sobre isso porque, em nossa conversa com gestores de marketing de IES de todo Brasil, vemos que entre 60% a 70% dos candidatos não convertem em matrículas. E isso é um grande desafio para os times de marketing.

A ideia é que você se baseie nesses passos para trabalhar candidatos e alunos potenciais, seus alunos atuais e até mesmo os alunos futuros, que você ainda nem conhece. O resultado são investimentos mais inteligentes para a sua IES.

Vamos detalhar mais esse assunto e entender que é o seu público? Então conte pra gente sua experiência!

oferta buyer persona criar
CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.