(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

5 razões que levam empresas e IES a investir em um sistema CRM

5 razões que levam empresas e IES a investir em um sistema CRM

Publicado em 28 agosto 2015 e escrito por

O sistema CRM é uma ferramenta que tem como objetivo gerenciar todos os processos e todas as tarefas de maneira organizada e com foco no cliente. Adotar um sistema CRM é uma estratégia muito utilizada por diversas empresas que desejam interagir com seu público e conhecer seus hábitos para que possam criar campanhas mais assertivas a partir dessas informações. Estas ações resultam em um potencial aumento de vendas, retenção e na fidelização destes novos clientes.

Você deve estar pensando: o que isso tem a ver com Instituições de Ensino Superior (IES)?

A resposta é: TUDO!

Relação Empresas x IES

A maioria das empresas já enfrentam concorrência nos mercados em que atuam há muitos anos. Isso fez com que enxergassem a necessidade de encontrar novas formas de se diferenciar e conquistar e fidelizar mais clientes. Por isso, é mais comum encontrar um sistema CRM em grandes e pequenas empresas do que em IES aqui no Brasil, mercado que que só começou a ter grande concorrência no início dos anos 2000.

Agora que você e sua IES se deparam com um mercado extremamente competitivo, podem optar pelo mesmo caminho que muitas empresas já trilharam a fim de obter melhores resultados. Afinal, por mais que o mercado educacional tenha processos e fases muito específicas em seu funil de vendas, existem algumas semelhanças que não podem ser desprezadas.

Pensa comigo: toda empresa sobrevive por conta de seus clientes, seja com a conquista de novos ou com a manutenção de sua base. O mesmo acontece com as IES, o que chamamos de captação, retenção e fidelização de alunos. Além disso, atravessam processos de conquista, manutenção e fidelização que se apoiam em sistema CRM para alcançar melhores resultados. Se o objetivo final é o mesmo, por que não adotar o mesmo processo e as mesmas ferramentas para trabalhar melhor suas inscrições no vestibular, pagamento de taxas de inscrição, conversão em matriculas.

Um sistema CRM pode ser a estratégia que te levará a, enfim, bater suas metas. Quer saber por quê? Então confira as 5 razões pelas quais as empresas e IES investem em um sistema CRM!

Sistema CRM para: centralizar informações

As instituições de ensino superior lidam com uma quantidade enorme de informações de alunos e candidatos, que muitas vezes ficam descentralizadas, resultando na dependência entre os setores, desorganização, perda de dados e dificuldade na tomada de decisão. Ter que organizar informações sobre inscrições, taxas de conversão, matrículas, pagamentos de inscrições, índices de desempenho acadêmico e financeiro dos alunos manualmente é um grande desperdício de tempo! Um dos objetivos de um sistema CRM é centralizar essa quantidade de informações em um só lugar, facilitando a organização, a tomada de decisões e o acesso à informações, já que todas as equipes envolvidas no processo de captação e retenção de alunos tem acesso à ferramenta.

Sistema CRM para: Alimentar o marketing

Uma das funções mais interessantes da cultura pregado pelo Customer Relationship Management (CRM) é o de fornecer informações privilegiadas em tempo real. São elas que alimentarão o marketing da sua IES para que as campanhas de vestibular, por exemplo, apresentem o conteúdo certo, entregando o que seus candidatos desejam no momento certo. Como isso funciona? O sistema pode segmentar as informações dos candidatos por atributos, criando listas que facilitam a visualização do perfil do futuro aluno. Assim, você consegue direcionar ações programadas para candidatos com a mesma necessidade e perfil. Também é possível, ao usar um sistema CRM, analisar a eficácia das campanhas de marketing.

Sistema CRM para: Melhorar a experiência do aluno

A instituição ganha algumas ferramentas para sanar as dúvidas, solicitações e anseios dos alunos e candidatos. Respostas rápidas às demandas apresentadas pelo seu público, melhoram a experiência que têm com sua instituição. Também é possível criar automações para resolver essas questões, facilitando o trabalho dos gestores e padronizando o atendimento de qualidade.

Sistema CRM para: Visão ampla da instituição

Ao permitir a centralização das informações em um sistema e, ao mesmo tempo, a segmentação das informações, é possível ter uma visão mais ampla da instituição de ensino.  Ao invés de ter que procurar uma determinada planilha, com um departamento específico, para encontrar uma informação, que muitas vezes não é padronizada, você encontra tudo isso em um sistema que permite visualizar toda a instituição e responder prontamente informações importantes que ajudam no planejamento e na tomada de decisões.

Usar um customer relationship management melhora a gestão

Um sistema CRM não melhora só o relacionamento com o aluno ou candidato. Por permitir uma organização criteriosa das informações de todos os contatos da IES, a ferramenta te auxilia a melhorar a gestão de toda a instituição. Vários departamentos são beneficiados com o uso dessa ferramenta e é por isso que muitas empresas que a utilizam da maneira correta relatam que a automação dos processos e gerenciamento de dados em uma plataforma única, transformam completamente a gestão da organização como um todo.

Os benefícios de um sistema CRM são constatados por muitas empresas. Ao utilizar um sistema especializado em relacionamento com o aluno é possível melhorar desde a organização das informações até impulsionar as vendas.

Gostou do artigo? Então vou te dar mais uma dica, baixe o ebook que escrevi explicando como o CRM Educacional atua na captação de alunos da sua IES e qual é o seu papel nisso tudo, além de ter acesso a informações privilegiadas que deixei neste material, você ficará conectado com mais posts especializados no ensino superior, assim como este. Desta forma eu conseguirei manter contato com você.

Leia o artigo que escrevi sobre como fazer a equipe de TI enxergar a adesão de um CRM com bons olhos!

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias