Como fazer a equipe de TI ter uma boa adesão de um CRM

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
20

Para você que é da área de Marketing, é muito fácil enxergar todas as vantagens trazidas pelo CRM Educacional. Quando falamos então de um sistema especializado no mercado educacional brasileiro, essas vantagens ficam ainda mais evidentes, mas e a equipe de TI, como é essa percepção?

Ótimo, agora que você já sabe como aumentar seus resultados, basta conversar com o seu gestor, apresentar as vantagens e o retorno do investimento do CRM Educacional que tudo estará resolvido, certo? Quem dera se fosse tão fácil assim. Na verdade, a execução de um projeto desse porte, que contempla todo o processo de captação de alunos acaba afetando outras áreas também. É claro que o intuito é facilitar o trabalho de todos a fim de possibilitar melhores resultados, mas será que todos enxergam dessa forma?

É fácil enxergar que em um processo de captação de alunos, outras áreas são requeridas além da marketing. E sabe aquele antigo medo da máquina substituir o homem? Acredite se quiser, não é um caso de ficção científica, dessa vez é bem real e você pode enfrentar essa situação.  Entenda o que passa na cabeça do pessoal da TI e quais os receios que eles possuem.

Origem do pensamento da equipe de TI

Há um certo tempo a tecnologia invadiu o setor educacional brasileiro. Nesta época, as IES não estavam preparadas e  não haviam profissionais com expertise nessa área dentro das instituições. A onda da modernização e informatização dos processos trouxe também a necessidade de um novo profissional dentro das IES, um profissional de TI.

E quando ele chegou, tudo mudou! Novas ferramentas, novas soluções para problemas antigos, enfim, eles se tornaram os “donos do processo” nessa era digital dentro das IES.

Agora, imagine que você é este profissional, admirado, bem remunerado e imprescindível no seu local de trabalho. Muito bom trabalhar assim não é? Com a segurança de que precisam muito dos seus serviços e conhecimentos. Mas e se um tal gestor de marketing apresentasse uma ferramenta capaz de trazer autonomia para o setor dele? Quer dizer, a dependência tecnológica que o marketing tinha com a TI reduziria drasticamente.

E ai, você aprovaria a chegada dessa nova ferramenta que tanto ameaça o ambiente que você vive hoje? É assim que a sua TI provavelmente enxerga a adoção de uma nova solução como o CRM Educacional.

Mas acredite, o CRM Educacional não exclui a necessidade da TI, eles continuam fazendo parte importante  do processo de captação de alunos e você precisa contar isso a eles!

Saiba mais: Implantar CRM: 6 passos para não estragar a implantação do CRM

A importância da equipe de TI no cenário da automação

Enfim chegamos ao ponto crucial desse texto! Já encontrei muita resistência em alguns clientes por causa da equipe de TI. Por isso, resolvi escrever esse texto para evitar que você perca os benefícios do CRM por causa disso.

Na verdade, o CRM Educacional oferece vantagens para todas as áreas envolvidas no processo de captação de alunos e a equipe de TI não foge a essa regra. Com todos os benefícios trazidos ao marketing pelo CRM Educacional, este setor pode, enfim, caminhar sozinho, sem depender de ninguém para seus processos. Mas é preciso mostrar para a equipe de TI que isso não anula sua importância e que a independência conquistada pelo marketing não é uma ameaça e sim uma melhoria nos processos da IES com o objetivo de melhorar os resultados de todos.

A autonomia de que estamos falando, além de prestigiar a equipe de TI possibilitando que ele se dedique mais aos seus afazeres, já que não mais atenderia tantas demandas do marketing, ainda conta com a colaboração deste setor naquela que talvez seja a parte mais crucial do processo de adoção de um CRM, a implantação da tecnologia.

Aqui no CRM Educacional, nós nos mantemos sempre próximos à equipe de TI pois sabemos que são eles os responsáveis por toda tecnologia de uma IES. Sendo assim, eles continuam atuantes e fundamentais, também, para o sucesso do processo de captação de alunos.

Lembre-se, o CRM prega uma cultura de relacionamento com alunos e futuros alunos, mas é preciso que internamente também exista qualidade nesse relacionamento, quer dizer, os setores precisam falar a mesma língua e se enxergarem parte de um todo.

Nossos consultores técnicos, ainda estão a disposição para qualquer questionamento, vamos conversar?

Como fazer a equipe de TI ter uma boa adesão de um CRM
CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.