(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Contexto do Ensino Superior 2015: como sua IES está em relação ao mercado?

Contexto do Ensino Superior 2015: como sua IES está em relação ao mercado?

Publicado em 11 maio 2015 e escrito por

Como andam os resultados da sua instituição de ensino superior? No seu vestibular, a procura dos interessados é grande? E quanto as suas matrículas, tem atendido ao número de vagas abertas? Você fecha todas as suas turmas? Então, como andam os resultados de captação de alunos da sua IES?

No início do mês de Abril/2015, a ABMES lançou um material valiosíssimo para nós que trabalhamos com o ensino superior brasileiro. Trata-se de um panorama do ensino superior brasileiro que evidencia vários números esclarecedores sobre tudo e todos que compõem esse mercado.

Como esse material é muito completo e abrangente, resolvi utilizar alguns dos dados apresentados por este conteúdo e comentar aqui no Blog. Escolhi alguns números que te ajudarão a esclarecer como anda a captação de alunos da sua IES em relação aos números do mercado.

Mas antes de começarmos a analisar os dados do mercado, é preciso que você tenha ciência dos resultados de captação que você vem conquistando para sua IES nas campanhas de vestibular. Já colocou em uma mesa estes números de uma forma clara e objetiva? Teve oportunidade de analisar seus resultados em cada fase do processo de captação de alunos? Para falar de captação de alunos no ensino superior você precisa ter esse conhecimento, vai aí uma grande ajuda:

ensino superior oferta calculadora

Dados do Ensino Superior Brasileiro

Pois bem, acabei de te apresentar uma calculadora que pode esclarecer muito os números de captação de alunos de sua IES. Agora você esta munido com dados extremamente detalhados sobre seus resultados em cada uma das fases de decisão de um possível aluno. Com esses números, fica mais simples comparar seu desempenho diante dos resultados do mercado de ensino superior brasileiro. Números em mãos? Vamos ao panorama!

O primeiro número que merece uma grande ressalva neste estudo é a relação de Inscritos x Vagas. Preste muita atenção nestes dados, note qual é o tamanho da procura por um diploma no ensino superior em uma IES privada. Este é número de oportunidades que você pode atingir na fase de inscrição.

ensino superior inscritos X vagas

Esses são números das IES particulares brasileiras. Repare como a demanda tem apresentado um crescimento baixo. Isso significa que você tem, em média, menos de 2 alunos por vaga procurando por um curso superior. Esse número é extremamente crítico pois o mercado educacional brasileiro apresenta uma concorrência muito forte, então você precisará trabalhar com muita qualidade para que seus diferenciais cheguem até um interessado e o conquistem.

Para que enxergue com mais clareza como essa procura é preocupantemente baixa, preste muita atenção nessa comparação: enquanto as IES’s particulares apresentaram uma demanda de 1,62 em 2013, foi identificado uma demanda de 13,75 nas IES’s públicas, segundo o estudo da ABMES.

Matrículas no ensino superior

Bom, agora que ficou bem claro, e em números reais, o quão desafiador é a vida de quem tem o trabalho de captar alunos, vamos à um outro dado que da continuidade ao anterior: o número de matriculados. Quando uma IES particular vence essa etapa na busca por  um possível aluno e consegue inscrevê-lo em seu vestibular, quantas dessas inscrições realmente se transformam em matrícula?

Confira no quadro abaixo o destino escolhido por quem se matriculou em uma IES particular em 2013:

ensino superior matriculas

Este é o momento em que cruzamos os dados das duas tabelas. Analisando a primeira tabela, fica fácil concluir que a relação candidato x vaga para uma instituição de ensino superior é consideravelmente baixa. Mas ao analisar o segundo gráfico, nota-se que o fluxo de alunos se inverte rumo às instituições de ensino superior particulares, certamente, por conta das reprovações nos processos seletivos de instituições públicas.

O que será que estes possíveis alunos procuravam nas IES públicas? Qualidade de ensino? Bons professores? PREÇO?

Bom, se eles procuram por qualidade, mostre a nota do MEC dos seus cursos. Se procuram por bons professores, faça com que eles saibam quantos mestres e doutores você tem no seu corpo docente. Agora, se eles querem preço, apresente histórias de como sua IES já conseguiu mudar a vida das pessoas que já confiaram seu futuro em suas mãos.

Será que você, profissional de marketing de instituição de ensino particular, está mostrando seus diferenciais para os interessados em um curso superior, ou aceita a realidade de que o mercado está difícil mesmo e todas estão sofrendo para captar alunos?

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias