(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

3 Dicas poderosas para ter mais candidatos aprovados no vestibular

3 Dicas poderosas para ter mais candidatos aprovados no vestibular

Publicado em 05 março 2015 e escrito por

Hoje gostaria de falar sobre como você pode trabalhar para aumentar seu número de candidatos aprovados no vestibular. Comecei o ano dando dicas de como agir nas etapas do funil de conversão. Já dei dicas sobre como incentivar um candidato a pagar a taxa de inscrição, falei também sobre o que você pode fazer para aumentar o número de inscritos presentes na prova de vestibular e há pouco tempo escrevi sobre como trabalhar seus candidatos ausentes.

O tema de hoje é sobre uma questão que ronda muitos profissionais de marketing das IES’s brasileiras: “como influenciar o número de candidatos aprovados em um processo seletivo preservando a  ética”. É possível fazer isso? Ou melhor, é correto trabalhar para melhorar esse número? Sabe o quanto esse aumento significaria no seu número final de captação de alunos? Calcule:

Aprovação no vestibular

Este é um momento crucial para você, sua IES e também para o aluno. Para você, gestor de marketing, até então esse era um estágio em que você saía de cena, contava com a sorte e torcia para conquistar um grande número de candidatos aprovados. Já para sua IES, a aprovação ou não de um candidato representa, em suma, apenas uma coisa: possibilidade de mais ou menos renda, afinal, aluno = matricula + mensalidades. Para o candidato, esse é o momento mais tenso de sua caminhada até o início do curso pois vários fatores podem pesar sobre ele, tais como expectativa da família, sonhos, investimento, etc.

Por ser uma etapa muito importante do processo de captação de alunos, você não deve sair de cena nesse momento. Os resultados do seu trabalho dependem de bons números de aprovação, afinal, um candidato aprovado está extremamente próximo de se tornar um aluno. Por isso eu gostaria de te incentivar a apoiar e preparar seus possíveis alunos para que se tornem candidatos aprovados no vestibular.

Como trabalhar seus inscritos para obter mais candidatos aprovados no vestibular

Existem algumas formas de agir na etapa de avaliação e vou te mostrar três, extremamente poderosas, que certamente irão aumentar seu número de candidatos aprovados.

Atenção, as ações que vou citar para contribuir com a evolução do candidato na fase de avaliação não tem relação com facilidades, nem com o famoso “jeitinho” ou “mão amiga” pois não acredito nisso. Você trabalhará corretamente para que um candidato tenha mais possibilidades de ter um bom rendimento na prova.

Conteúdo alinhado

O ENEM vem aumentando seu número de adeptos a cada ano que passa. Esse crescimento tem várias causas, mas isso não é o importante para nós nesse momento. Devemos agir na  preparação do candidato. Como os recém formados estão cada vez mais interessados em fazer ENEM, eles tem focado e se preparado bastante para essa prova e, acredite, você pode usar isso a seu favor.

Dica de Ouro:

Alinhando sua prova ao conteúdo do ENEM você já da um passo à frente rumo a aprovação de mais candidatos. Como estes possíveis alunos já estão se preparando para esta prova, o rendimento deles tende a ser muito melhor caso o conhecimento que adquiriram em seus estudos também puder ser utilizado na prova de vestibular da sua IES.

Dessa forma você aproveita a preparação dos candidatos e, certamente, contará com um número maior de candidatos aprovados na sua prova.

Relacionamento

Outra forma genial de trabalhar esta fase é o relacionamento. Essa palavra que todo bom profissional de marketing tem ouvido e falado bastante ultimamente pode ser uma ótima saída para este momento do funil de conversão de alunos.

Pense bem: será que seu futuro aluno teria uma imagem positiva de você caso o auxilie em sua preparação para o vestibular? Ter um curso superior é extremamente importante para o profissional atual e você (sua IES) pode guiá-lo pelo melhor caminho até o fim dessa jornada.

Falo muito sobre relacionamento com o candidato a fim de evoluí-lo até a última fase do funil de conversão de alunos, a matrícula. Essa técnica funciona muito bem pois você se mantém próximo ao possível aluno ao longo de todo o processo de decisão. Mas essa constante comunicação com o candidato pode ser explorada ainda mais.

Dica de ouro:

Por meio de uma régua de relacionamento você consegue nutrir um candidato com informações necessárias para que ele se prepare bem para a prova. Veja bem, não são informações privilegias, pois dessa forma estaria facilitando sua aprovação. O que queremos é agir corretamente e dar subsídios para que esse possível aluno estude e mostre que tem potencial para estudar em sua IES.

Esse trabalho de nutrição do candidato com as matérias da prova pode ser feito de uma maneira extremamente poderosa, a automação. Tornando esse processo automático, seu futuro aluno receberá a lista dos conteúdos que serão apresentados na prova logo após a o término inscrição. Após isso, ele receberá a cada dois ou três dias, mais dicas de conteúdos para se preparar adequadamente para a prova. Desta forma, além de você ajuda-lo a se preparar, ele estará o tempo todo com a sua IES na mente.

Aulas Preparatórias

Já se perguntou quanto te custaria uma aula de 4 horas num sábado de manhã, ofertada gratuitamente para todos inscritos pagos, antes deles realizarem a prova? Praticamente nada não, é?

 

O seu processo de captação agendado é apenas uma redação?

A redação tem peso alto na nota final do candidato?

A redação não pode ser zero, senão desclassifica o aluno?

 

Então vamos ensinar redação e ajudar a aumentar a nossa captação de alunos!

E de quebra, vamos contribuir para o PISA brasileiro, que é uma vergonha, não é mesmo?

Dica de Ouro:

Que tal você oferecer uma aula gratuita, com o melhor professor de redação que você possa ter acesso, a todos inscritos pagos, antes da realização da prova?

Além de você trazê-lo para sua IES, onde ele poderá vivenciar toda a experiência de fazer parte desta comunidade, você estará ajudando este candidato a melhorar suas habilidades de escrita, o que certamente irá contribuir para seu desempenho na prova.

Escrevi esse texto com a única intenção de mostrar a você que é possível SIM agir na fase de avaliação de um candidato. Não é preciso contar apenas com a sorte ou com a qualidade do colégio em que ele cursou o ensino médio. Independente das oportunidades que ele teve no passado, você pode mudar o futuro deste indivíduo, por isso aplique essas dicas e qualquer outra que acredite auxiliar um candidato a realizar o objetivo de ter um curso superior.

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e com MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária, atualmente Daniel é CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos para Instituições de Ensino. Faz parte do conselho de Administração da Nerus - ERP para Varejo e da 5Seleto – Agência de Marketing Digital. Atua como Docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação em diversas Faculdades e Universidades no Brasil.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias