Lista excel não é o melhor mailing de futuros alunos para a IE

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
31

Não se assuste com o título deste texto. Antes de discordar da ideia, me permita falar um pouco mais sobre o que acredito ser relacionamento com um futuro aluno.

É muito fácil encontrar no mercado ferramentas de envio de Emails ou SMS. Acredito que já tenha se deparado com algumas por ai ou até mesmo as utilizado. Não estou aqui querendo crucificá-las, até porque cumprem com o que se propõe, enviar as suas mensagens. Mas será que só isso basta para ter sucesso no desafio da captação de alunos no atual cenário educacional brasileiro?

Vamos discutir um pouco mais essa idéia.

Certamente você tem uma lista excel com todos os contatos de possíveis alunos para sua IES, pelo menos deveria ter esse mailing. É justamente para os contatos desta lista que são direcionadas as mensagens que elabora para seus interessados, bem simples não é mesmo? Enviar uma mensagem para quem tem perfil para ser seu futuro aluno com o intuito de conquistá-lo.

A lógica está correta, até porque uma mensagem precisa de emissor e receptor, conceito básico da comunicação, mas…

  1. E em relação ao trabalho que você tem com este processo?
  2. Qual efetividade dessas suas ações?
  3. Consegue mensurar os resultados do relacionamento com seus futuros alunos a ponto de justificar para seu líder o investimento feito?
  4. Sua mensagem é relevante para o candidato ou o envio é feito genérico para toda a sua base?

Muitas perguntas mas eu ainda tenho mais uma que resume todas essas:

Quantas matrículas são convertidas pelas suas campanhas de relacionamento?

Afinal, é isso que importa não é mesmo?

Utilizando uma simples ferramenta de envio de Email e SMS, você realmente conseguirá atingir todos os contatos da sua lista excel, basta exportar a lista excel para a ferramenta e fazer o envio, fácil né?
Mas isso é pouco! É insuficiente para o desafio que você possui!
Dessa forma, não há como saber se a mensagem que você enviou para o interessado atendeu à alguma necessidade ou dúvida, quebrando possíveis barreiras de compra e o aproximando de sua IES. Também não tem como saber qual é o anseio daquele futuro aluno com uma simples lista excel. Ela te dá apenas informações superficiais e você acaba não conhecendo o interessado e sua evolução, o que te impede de fazer contatos precisos na hora certa e com o conteúdo certo de acordo com a necessidade vivida por ele em cada momento do seu processo de decisão e da sua jornada de compra.

Saindo da lista excel para começar a conhecer seus futuros alunos

Já citei aqui e acho que não é novidade para ninguém como o mercado educacional brasileiro está cada vez mais concorrido. Em meio a tantos ofertantes sua IES precisa se destacar, mas como fazer isso? Relacionamento! Aproxime-se do seu possível aluno mostrando o que ele encontrará nos próximos 4 anos da vida letiva e como será o relacionamento entre ele e sua IES. Enquanto mostra que ele não é qualquer um, você vai apresentando também os diferenciais da sua IES como bons professores, infraestrutura, localização, atuação ética e etc.

Ok, até ai as ferramentas básicas conseguem te atender. O grande “segredo” é ser relevante para poder conquistar mais e melhor cada um de seus interessados.

Mas como conhecê-los?

Existe toda uma jornada que o possível aluno faz até que se matricule em uma IES, passa por vários momentos e barreiras diferentes durante esse processo de decisão. É aí que sua lista excel perde lugar para um sistema CRM. Com essa ferramenta, você acompanha todos os passos dados pelo interessado desde sua inscrição no vestibular. Pode também aproveitar os contatos que já tem na sua lista excel e inseri-los no CRM para começar a acompanha-los. Assim, começar a conhecê-los de verdade.

Entender as necessidades presentes em cada estágio dessa “jornada” é fundamental para ter melhores resultados nos seus E-mails e SMS. Sabendo qual o o momento vivido por aquele interessado, você pode enviar mensagens assertivas de acordo com o que ele precisa. Dessa forma começa a ser mais relevante e conseguirá cada vez mais se destacar perante a concorrência e comprovar ao possível aluno de que ser um aluno da sua IES trará muito valor a ele.

Agora pense comigo:

Seu mailing está mais poderoso e mais fácil de ser usado já que o CRM te permite enviar E-mails e SMS dentro da mesma plataforma. Me diz você: isso facilitaria sua vida? e olha que eu ainda tenho muito a te contar…

A solução que te apresentei descarta o uso de uma lista excel para mailing e também das ferramentas básicas de envio de E-mail e SMS, correto? Mas tem mais! Ao levantar os momentos vividos pelo possível aluno até que se matricule. Você já consegue definir o que dizer para cada um de acordo com o estágio em que ele estiver nessa jornada.

Mais uma vez o sistema CRM se diferencia. Com a solução que te proponho, é possível automatizar o envio de Emails e SMS para cada possível aluno de acordo com o momento vivido por ele. Você ganha tempo, assertividade e pode conquistar mais alunos.

É por isso que te digo. Abandone sua lista excel e essas ferramentas básicas de envio de Email e SMS e comece a fazer relacionamento de verdade!

CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.

Aumente sua taxa de conversão

Saiba como aumentar sua taxa de conversão e não perca alunos para concorrência.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.