(31) 2531-3161
WhatsApp
estratégias de macro captação

O mundo mudou. E as suas estratégias de macro captação de alunos?

O mundo mudou, seus alunos mudaram. Você acha que precisa de novas estratégias de macro captação de alunos? 

Pare um pouco e pense: estamos vivenciando uma transformação digital de largas proporções e disso surgiu a educação 4.0. Isso significa que mais do que nunca, você vai encontrar seu público em canais online.

Os captadores atuam de forma offline, todas as ações que citei acima são feitas fora da internet, que é justamente onde grande parte da população está e assim como seu público. Se o seu público está lá, você também precisa estar.

Certamente você já pensou em fazer marketing digital, e deve ter lido sobre os benefícios ou simplesmente viu que grande parte das empresas utilizam em suas comunicações. Então por que você ainda não aderiu a esta evolução? 

Por que ainda contrata somente captadores para atuarem offline? Não tem conhecimento bastante sobre marketing online? Não tem dinheiro? Acha arriscado mudar o método de captação de alunos?

Como você bem sabe, não existe um curso que forme captadores de alunos, então essa função é ocupada por profissionais com experiência de campo, geralmente profissionais de marketing. Sendo assim, você não precisa ter um vasto conhecimento na área digital para começar utilizar a internet para captar alunos. Pode muito bem contratar uma agência digital para fazer isso por você.

Não se engane com relação ao investimento necessário para fazer uma campanha online. No geral, marketing online é consideravelmente mais barato do que o offline, já que apresenta muito menos custos, como impressão, por exemplo. 

Sem falar que no marketing digital você é capaz de mensurar os resultados de todas as suas campanhas, seja ela qual for. Tenha o resultado de quanto você gastou, quantas pessoas atingiu com aquela ação e o seu resultado final, descobrindo assim qual foi o seu ROI.

O que já solucionaria o problema que levantei no tópico anterior(dificuldade para mensurar os resultados). Por isso, ao invés de tentar conquistar novos alunos apenas através de eventos em escolas no intuito de atingir aquelas pessoas, você tem a chance de abordar uma infinidade de alunos de várias escolas com apenas um esforço. 

Não entendeu? Eu explico.

Uma das maiores forças da internet é a segmentação. O que te auxilia a entregar a sua mensagem ou peça gráfica às pessoas que realmente te interessam. Por exemplo, para encontrar novos alunos no offline você vai para escolas, certo? 

Na internet, você apenas indica que quer entregar sua comunicação à pessoas com uma faixa etária específica, que estão no último ano da escola, etc. É claro que você não precisa dominar as ferramentas necessárias para o disparo ou segmentação das suas campanhas, mas você pode contratar uma agência online para ser seu novo captador.

Para entender um pouco mais sobre como o marketing digital pode te trazer novos alunos e como seria a atuação de uma agência digital no papel de captador, sugiro que você leia este texto.

Ok, já apresentei propostas de melhorias para dois dos três problemas que eu enxergo na macro captação de alunos convencional. Mas, ainda falta um, que por sinal é o pior de todos, a inadimplência.

Eu até cheguei a comentar que com o relacionamento você é capaz de reduzir drasticamente o número de inadimplentes das suas campanhas. Mas como fazer isso? 

Das informações que venho coletando do segmento de mercado de cursos livres no Brasil, eu tenho que dizer que atualmente é impossível ou pelo menos inviável se relacionar com seus alunos ou possíveis alunos com as ferramentas que são utilizadas atualmente.

Os resultados das ações de captação chegam até as escolas em forma de fichas de inscrição de papel. E elas acabam se perdendo, principalmente eles não dão sequência no curso. 

Existem instituições que até armazenam esses contatos em planilhas de excel e tentam conquistar aqueles indivíduos por meio de ligações. Mas além de caras, essas ligações não são assertivas pois você não conhece aquela pessoa, apenas tem seu nome e telefone.

Papel? Excel? Ligações inoportunas? Sério, já passou da hora de insistir em métodos ultrapassados como esses. 

Se você acompanha os textos no Blog, certamente percebeu que um sistema CRM é capaz de te auxiliar a captar mais alunos para sua escola.

E o que você deve conhecer para auxiliar a macro captação de alunos da sua IE?

Deve conhecer funcionalidades como o funil de conversão de alunos, que te auxilia a acompanhar o desenvolvimento de um possível aluno até a matrícula. Com ele você sabe qual a dúvida ou dificuldade que o possível aluno está enfrentando no momento exato e assim, pode programar uma ação para solucionar.

O que nos leva até outra funcionalidade, a automação. Vamos supor que você tem um possível aluno que apenas demonstrou interesse preenchendo uma ficha de pré inscrição em uma de suas ações. Enquanto outro está mais avançado, mas ainda não pagou a taxa de matrícula, claramente eles precisam de uma comunicação diferenciada, certo? 

Para o primeiro caso, você pode programar um disparo de email para todos os contatos que estiverem na mesma fase que este indivíduo do exemplo. E assim, você pode falar sobre condições de pagamento, oportunidade de maiores ganhos salariais para quem se especializa e etc.

Já no segundo caso, você pode gerar uma lista de ligação informando sua equipe comercial ou call center que aquele interessado está prestes a fechar. Mas que precisa apenas de um pequeno incentivo ou até mesmo uma negociação.

Utilizando um sistema CRM você vai se manter sempre próximo do seu aluno ou possível aluno, diminuindo os efeitos da inadimplência E assim trazer os alunos certos para sua escola.

Agora una os benefícios do marketing online com as funcionalidades de um sistema CRM, eis o conceito de Macro Captação de Alunos 2.0.

Se você quiser entender um pouco mais sobre captação de alunos para outros tipos de ensino, não deixe de conferir este post do nosso blog.

Sinta-se à vontade para deixar sua dúvida ou observação no campo “comentário” que fica logo abaixo, eu realmente gostaria muito de ouvi-lo.

Sobre o autor:
Jade Nascimento
Analista de Marketing Digital na CRM Educacional.
COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias