Como e por que integrar os sistemas digitais da IE?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Integracao de sistemas

Para atrair e reter alunos na sua instituição é necessário ter uma boa equipe de atendimento, além de um sistema de CRM (Customer Relationship Management) que possua as informações de cada pessoa que já fez contato com a sua IES. Porém, mais do que isso, uma integração de sistemas se faz necessária para que este trabalho ocorra de forma satisfatória.

Afinal, imaginemos a seguinte situação: um aluno liga para a sua central de atendimento e diz estar com problemas para gerar o boleto. O atendente o identifica pelo CRM, confere no sistema interno que a última mensalidade está realmente pendente e pede que ele ligue para o financeiro em um outro número.

A experiência do aluno é abalada ao saber que ele precisa fazer outra ligação e explicar o seu problema mais uma vez. Não seria muito mais fácil transferi-lo ao financeiro que já teria de antemão conhecimento da sua situação?

Pois, esta é uma das coisas que a integração entre o CRM e os seus sistemas de tecnologia e de gestão acadêmica pode fazer. Confira agora como fazer tais integrações e outras vantagens que essa união pode lhe proporcionar.

Como fazer a integração de sistemas?

Para realizar a comunicação entre o sistema de tecnologia e o CRM, é necessário escolher uma plataforma que apresente esta possibilidade.

Assim, ainda usando o exemplo acima, na hora em que um aluno ligar para a sua instituição, o atendente poderá receber a chamada pelo computador ao invés do telefone, saber quem está chamando e poder transferi-lo a qualquer outro setor em apenas um clique com comodidade ao aluno e excelência para a instituição.

Essa integração traz muitos benefícios, listamos abaixo os principais.

Quais benefícios a integração de sistemas traz?

Melhor custo-benefício

Algumas pessoas pensam que fazer esse tipo de integração possui um custo elevado. Porém, é um investimento cujo custo-benefício mostra-se vantajoso a médio prazo.

Basta pensar no seguinte: quantas pessoas deixaram de se matricular na sua IES por conta de falhas técnicas no atendimento? Seja o atendente que não pôde transferir a ligação, as informações que não estavam dispostas no sistema naquele momento, etc.

Dependendo da plataforma que você contratar e do tíquete médio da sua instituição, as matrículas geradas pelo bom atendimento proporcionado pelo uso da integração já poderão lhe trazer o retorno do investimento logo no primeiro semestre de captação.

Agilidade no atendimento

Quando ligamos para uma empresa a fim de tirar dúvida, resolver problemas ou qualquer coisa do tipo, esperamos ter um atendimento ágil e de qualidade, certo? Pois, o mesmo acontece com aqueles que fazem contato com a sua instituição.

De que adianta ter, de forma rápida e prática, todas as informações sobre o aluno organizadas no CRM se, por outro lado, o fato de conferir o quadro do aluno no seu sistema financeiro ou transferi-lo a um departamento específico via telefone irá tornar o processo lento?

A integração pode unir tudo isso numa via só, o que tornará o atendimento mais veloz e eficaz.

Personalização da experiência do aluno

Outra vantagem é tornar a experiência do aluno mais personalizada. Vejamos, por exemplo, como seria um atendente da sua IES recebendo uma ligação:

– Boa tarde, João! Tudo bem? Meu nome é Pedro. Como posso lhe ajudar?

– Nossa…como você já sabia o meu nome?!

E você deve estar se perguntando a mesma coisa, certo? A integração também pode permitir que você saiba previamente quem está ligando de maneira que o atendente, não apenas sabe quem é a pessoa do outro lado da linha, mas também todas as informações sobre ela.

Potencializar o aumento de matrículas

É claro que toda essa otimização no atendimento só poderia ter consequências positivas, uma delas é o aumento do número de matrículas.

Afinal, a eficácia do atendimento, causada pela junção dos sistemas, torna assertiva a decisão do aluno de matricular-se na instituição e, aqueles que já são alunos, ficam ainda mais convencidos a continuar matriculados.

E se você quiser saber como acontece a integração de sistemas com o CRM Educacional e como isso pode funcionar para a sua instituição, entre em contato conosco. Teremos satisfação em lhe atender.

CTO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos para Instituições de Ensino.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.