(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Possibilidades de integrações do CRM Educacional

Possibilidades de integrações do CRM Educacional

Publicado em 27 abril 2018 e escrito por

Se eu te dissesse que com as integrações do CRM especializado em instituições educacionais, você consegue cobrir todo o seu hub de relacionamento com seus futuros e atuais alunos, você acreditaria em mim?

Se sim, você está no caminho certo! Caso não, deixa eu te contar um pouco sobre a minha experiência com CRM em instituições de ensino, integrado a diversas plataformas e aplicações, de forma que a sua instituição consiga ter um raio-x completo dos seus alunos, desde o seu primeiro contato com a sua IES, até o momento em que ele se forma.

Possibilidades de Integrações do CRM Educacional na Fase dos Prospects

Para começar a falar sobre este tema, vou dividir as formas de integrações com CRM Educacional de acordo com as fases do Funil de Captação. Caso não tenha conhecimento sobre Funil de Captação, clique aqui, se sim, já estamos alinhado. Para melhor detalhamento, vou descrever as formas de integração da ferramenta em uma série de 3 textos sobre: Prospects/Possíveis Alunos, Inscritos, Convocados/Matriculados.

Integração Com Ferramentas de Inbound Marketing

Imagine que um possível aluno está navegando no site da sua instituição, consultando as informações sobre os cursos, os valores, as formas de ingresso, as datas de processos seletivos disponíveis. Se sua IES utiliza uma ferramenta de Inbound Marketing para atraí-lo, quando o candidato clicar para visualizar o valor do curso, ele terá de preencher em troca um breve formulário com o seu nome, e-mail e telefone, por exemplo.

E, após preencher esse formulário, com o inbound, o aluno poderá receber conteúdos sobre o seu curso de interesse, infográfico sobre o cenário atual das pessoas que são formadas na especialidade ou até um vídeo institucional da sua IES.

Isso mesmo! Mas você sabia que, quando o candidato deixa seus dados nos formulários das ferramentas de Inbound Marketing, é possível armazenar estes dados no CRM da sua instituição?

Com isso, é possível estabelecer um relacionamento com o aluno desde este momento de pesquisa até a sua formatura. E, conforme eu á mencionei, como as suas ferramentas de Inbound Marketing e de CRM estarão integradas, de qualquer lugar que o prospect for captado será possível armazenar suas informações e fazer campanhas específicas de acordo com o modo em que ele foi captado, ou seja, é será possível falar a sua linguagem e enviar conteúdo específicos, configurados em sua régua de relacionamento automatizada.

Integração Com Ferramentas de Monitoramento de Redes Sociais

Agora, e se eu te disser que ainda existem outras formas de captar dados sobre o seu prospect e armazená-los em seu CRM para iniciar o um relacionamento com ele?

Sim, existem. Por exemplo, as ferramentas de monitoramento de redes sociais que sinalizam ao analista de mídias digitais da sua instituição o que as pessoas estão falando sobre sua IES, diferenciando os comentários positivos dos negativos.

E onde o CRM entra nisso? Quando o analista interage com alguma pessoa por meio destas ferramentas de mídias digitais, os dados cadastrais dela já podem ser armazenados automaticamente em seu CRM. Assim, serão identificados pela origem do cliente potencial e como tendo sido captados pela ferramenta de monitoramento de uma mídia digital.

Com essa mensuração, a equipe de marketing também poderá iniciar um relacionamento com esta pessoa por outros canais do CRM e checar se a etapa de matriculado foi concluída.

Integração Com Ferramentas de Teste Vocacional

Outra possibilidade de captação é aplicar um teste vocacional, olha que interessante! Imagine que você fizesse aquisição de vouchers e realizasse uma campanha nas escolas de ensino médio da sua cidade com alunos que estão concluindo a última série do ensino médio. A ideia aqui é disponibilizar os cupons para estes alunos, para que acessem uma plataforma de

teste vocacional, realizem o teste e, no final, sejam redirecionados para a Ficha de Inscrição do seu processo seletivo. Nesta Ficha, serão apresentados aos candidatos os seus cursos de maior afinidade, baseado nos resultados dos testes vocacionais feitos por eles, não é incrível?

Mas como fazer isso? Estes cursos estarão previamente cadastrados no CRM específico para instituições educacionais que, interligado à Ficha de Inscrição, terá a integração com teste vocacional configurado. Assim, ao concluir o teste, a sugestão de curso ao candidato estará disponível automaticamente. Este tipo de integração pode ser usado tanto para a fase do prospect quanto para a de inscrito.

Integração Com Formulários de Interesse do Site da sua IES

Quando se usa uma ferramenta de CRM na instituição de ensino, o principal objetivo é que ela atue como um motor de captação e de retenção de alunos. Por isso, um outro tipo de integração possível é com os formulários de interesse do site da IES: formulários de perguntas frequentes, ouvidoria, entre outros.

Focando na captação, quando o candidato deixa sua mensagem e seus dados de contato (como nome, e-mail e celular) em algum dos formulários citados, estes dados são armazenados em seu CRM e sua equipe de atendimento poderá gerenciar toda a cadeia de atendimento e dar as resoluções e encaminhamentos para cada caso.

Ainda é possível utilizar as funcionalidades do CRM para saber quais prospects ainda precisam ser respondidos, quais já foram respondidos e consultar as respostas anteriores. No momento em que o cadastro e a mensagem da pessoa forem armazenados, será gravado sua origem, ou seja, será registrada a data de contato. Isso possibilitará o melhor gerenciamento do atendimento citado acima.

Vou finalizando aqui, o primeiro texto sobre algumas integrações disponibilizadas pela CRM Educacional, o que achou? Podemos continuar trocando ideias na sequência de textos da série, ok?  Vamos nos aprofundar no assunto.

Sobre o autor:

Daniel Dellaspora Curso Superior em Gestão da Tecnologia da Informação, possui Especialização em Educação a Distância. Certificado Microsoft Specialist (Dynamics Applications e Customization & Configuration, atua no mercado de educacional há mais de 15 anos.

COMPARTILHE: