(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Início » Blog » Educação privada: mudança de paradigma na captação

Educação privada: mudança de paradigma na captação

Publicado em 02 abril 2014 e escrito por

De acordo com a legislação brasileira, a educação  privada  ou não é um direito fundamental que o Estado deve garantir ao cidadão. Até a década de 90, esse cenário se caracterizava por uma minoria com acesso a este nível de educação, formado, basicamente, por poucas instituições de ensino superior públicas e instituições privadas com altos custos de matrícula e mensalidade.

Nas IES públicas, o nível de concorrência era extremamente alto e privilegiava os alunos que tinham como origem o ensino fundamental e médio particular ou, ainda, alunos de classe alta. Com a falta de apoio do governo em políticas de acesso e bolsas, a educação superior no Brasil ficou por décadas restritas a um grupo economicamente privilegiado.

Apesar do alto crescimento no número de instituições de ensino superior públicas no Brasil desde o ano de 2001 e o consequente aumento no numero de matriculas, os quais foram responsáveis pelo extraordinário crescimento vivenciado pelas instituições de ensino superior em número de vagas e alunos, a ociosidade de vagas ainda é uma realidade no mercado brasileiro, fazendo com que o próprio governo incentive a população através de bolsas e financiamentos.

A educação privada no Brasil

Com o aquecimento do mercado através destas políticas publicas de incentivo e a entrada de grandes grupos educacionais no mercado, a palavra ‘comercial’ começa a se fortalecer cada vez mais no meio da educação privada brasileira, exigindo das IES novas formas de gestão, buscando a redução de custos, qualidade de ensino, melhores estruturas físicas e, principalmente, implantando formas agressivas de marketing.

Será que o modelo atual de captação de alunos de sua instituição está acompanhando estas mudanças do mercado que refletiram diretamente na educação privada?

No próximo POST iremos falar um pouco mais sobre as ações de Captação de Alunos.

Sobre o autor:

Daniel Antonucci CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias