(31) 2531-3161
WhatsApp
atendimento de qualidade

Qual a importância do atendimento de qualidade aos candidatos e alunos?

O atendimento de qualidade aos candidatos e alunos é fundamental em tempos de adaptação para o ensino à distância. Confira neste artigo, os melhores insights e como os softwares podem auxiliar nessa jornada.

O ano de 2020 acarretou diversas mudanças que afetaram significativamente inúmeros aspectos da vida.

Devido à crise mundial provocada pela pandemia do Covid-19, muitos setores foram obrigados a abraçar diversos desafios, se apoiando na tecnologia e adotando modelos remotos em suas rotinas.

O ensino foi uma das áreas fortemente prejudicadas pela pandemia, que por meio de ferramentas digitais, teve que se reinventar e se adaptar à educação digital.

As escolas e faculdades que acompanharam esse fluxo e incluíram as novas tendências tecnológicas em seus processos, não apenas adotaram novas formas de ensino, como também buscaram investir em novas abordagens, trabalhando para oferecer, na medida do possível, um atendimento de qualidade aos candidatos e alunos.

Neste texto, falaremos um pouco mais sobre a educação digital, a importância de um bom atendimento no ensino remoto e como a tecnologia pode auxiliar nesse processo. Boa leitura!

O que é educação digital?

A educação digital é, basicamente, a prática de utilizar meios tecnológicos em métodos de ensino.

Seja no modelo de ensino a distância ou ensino híbrido, muitos recursos e estratégias podem ser aproveitados na educação remota, como por exemplo:

  • vídeo aulas;
  • cursos online;
  • plataformas EAD;
  • chatbots;
  • materiais digitais de apoio;
  • games;
  • realidade aumentada;
  • envio de materiais por canais de mensagem (como WhatsApp)
  •  e muito mais!

Sabemos que no universo complexo da tecnologia, as novidades surgem com tanta frequência, que é quase impossível gerar uma abordagem comum que sirva como referência para todos.

Por conta disso, é essencial que os educadores e instituições de ensino estejam atentos às atualizações e a novas ferramentas, para que possam oferecer a melhor experiência possível aos seus alunos.

Por que a educação digital é importante?

Não há dúvidas de que enfrentamos, neste momento, um contexto completamente atípico causado pela pandemia do Coronavírus, que promoveu diversos desafios para as instituições de ensino, pois tanto os educadores, quanto os alunos, tiveram que se reinventar e se adequar às aulas por meio de ferramentas virtuais.

Mas, ainda que essa mudança brusca de rotina tenha trazido algumas dificuldades, não podemos deixar de lado os benefícios existentes na educação digital. Afinal, não apenas no contexto atual, mas como um todo, a tecnologia sempre foi e sempre será uma grande aliada para esse setor.

Existem inúmeras possibilidades e usabilidades para a tecnologia na educação, mas, talvez um dos exemplos principais sejam as plataformas EAD, ferramentas essenciais para o ensino online.

Por meio delas, é possível que as aulas sejam feitas remotamente, sem a necessidade de alunos e professores estarem no mesmo local geográfico. Isso tem contribuído bastante para o ensino durante o isolamento social, pois permite que as instituições continuem suas atividades de forma segura.

Os chatbots também são ferramentas que podem ajudar bastante nesse processo. Imagine, por exemplo, uma transmissão online com um grande número de participantes.

Nesse caso, um sistema automatizado poderia ser um grande apoio para responder às dúvidas dos alunos e até indicar materiais de estudo. Mais abaixo falaremos um pouco mais sobre essa ferramenta e como ela pode ser benéfica para o ensino a distância.

Mas onde entra a importância de um bom atendimento nessa história? Como falamos acima, o desafio vai muito além da necessidade de proporcionar aulas interativas e digitais.

Nem todas as pessoas conseguem lidar com a tecnologia de maneira intuitiva, por isso, é essencial que exista um atendimento de qualidade aos candidatos e alunos, que, em caso de dúvidas, precisarão do apoio da instituição.

Por que é necessário fornecer um atendimento de qualidade aos candidatos e alunos?

Por conta do contexto atual, muitas instituições de ensino precisaram passar por mudanças drásticas e repentinas em sua rotina. Situações que antes eram resolvidas presencialmente, passaram a ser resolvidas digitalmente ou por telefone.

Isso, com certeza, gerou muitos desafios, tanto para as instituições, quanto para os alunos e candidatos às vagas do vestibular. Como falamos acima, nem todos possuem prática com a tecnologia, e por isso, precisam de um suporte redobrado nesse momento.

Além disso, com a falta da comunicação presencial, as demandas e solicitações tornam-se maiores e mais difíceis, exigindo um grande esforço por parte dos educadores e profissionais da área.

O momento atual, por si só, já tem as suas complicações, afinal, todos fomos prejudicados de alguma forma. Portanto, é essencial que exista um atendimento de qualidade aos candidatos e alunos, de maneira que sintam-se apoiados e assistidos na jornada de estudos. Seja para sanar dúvidas, ter acesso a materiais ou resolver situações administrativas.

Enquanto não for possível termos uma vivência presencial sem restrições, é essencial que escolas e faculdades se adaptem as aulas à distância e, principalmente, utilizem a tecnologia ao seu favor.

Os chatbots são ótimas opções de ferramenta, uma vez que facilitam a comunicação e geram mais qualidade no atendimento.

Como o chatbot pode auxiliar no atendimento aos candidatos e alunos?

Os chatbots trazem diversos benefícios para a educação digital, pois auxiliam no processo de aprendizagem e adaptação, desde os professores e alunos, até a secretaria e administração de escolas e universidades.

Além de ser uma ferramenta que contribui na redução de custos, os bots podem servir como um suporte rápido e simples para os usuários.

Por exemplo, em caso de processos de seleção, o bot pode sanar as dúvidas dos candidatos sobre o edital, e, da mesma forma, auxiliar alunos em solicitações burocráticas, como imprimir uma declaração de matrícula ou uma segunda via de boleto.

Os chatbots podem também estar presentes no dia a dia dos alunos, tirando dúvidas das aulas, disponibilizando materiais de estudo, automatizando o envio de correção de atividades e outros.

A partir disso, a rotina dos educadores e outros funcionários torna-se muito mais otimizada, de forma que poderão se dedicar a tarefas mais complexas e proveitosas para a instituição.

Outro ponto importante, é que os chatbots podem ser implantados em outros canais além das plataformas de ensino, como nas redes sociais, por exemplo, incentivando e facilitando a sua interação com os usuários.

E então? Deu para entender um pouco mais sobre como funciona a educação digital e a importância do atendimento de qualidade aos candidatos e alunos?

Agora que você já sabe os benefícios dos chatbots e como eles podem auxiliar nesse contexto, que tal contar com uma empresa referência para construir e desenvolver o seu chatbot?

Sobre o autor:
Convidado
COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias