Estratégia para captação de candidatos indecisos

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
quaissaoascausas

A captação de alunos é um grande desafio para qualquer instituição de ensino hoje. Diversos fatores contribuem como a concorrência de outras instituições, os cursos online. E que vem deixando os profissionais de educação bem preocupados principalmente neste cenário de pandemia causado pelo COVID-19.

Diante deste cenário muitas instituições de ensino precisam inovar e encontrar novas abordagens para se comunicar com seu público. Desenvolver estratégias específicas para captação de alunos antes de começar o semestre letivo.

Neste blog post vamos apresentar os principais motivos que deixam os alunos indecisos e dicas que te ajudarão a conquistar cada vez mais alunos.

Identifique as inseguranças dos seus candidatos

Diversos fatores influenciam no comportamento de compra do candidato, principalmente no momento de efetivação da compra ou seja, quando ele se inscrever ou se matricular, ou seja, nem todos os leads que estão no Funil de Captação de Alunos da sua instituição, serão convertidos em alunos. 

O que faz com que alguns leads não concluam o processo de conversão é simplesmente porque estão em inseguros. E com medo de cometer um erro. Seja ele financeiro, opções de curso, disponibilidade, etc.  

Agora vamos conferir quais objeções são essas e como elas são manifestadas pelos seus leads.

Escolha do curso

Muito candidatos desistem de entrar em uma instituição de ensino simplesmente porque não sabem qual profissão querem seguir. E isso faz com que a decisão seja adiada por meses e as vezes até mesmo, por anos.  

Neste caso você deve dar opções de forma que eles se sintam à vontade para trocar de curso. E para isso o processo de troca deve ser o mais simples possível. Desta forma você consegue reter o aluno dentro da sua instituição. Neste cenário é melhor que você perca um aluno para um curso do que perder o aluno completamente.

Para estes alunos que ainda não sabem qual caminho seguir, é interessante deixar claro na sua estratégia de marketing, atacando os potenciais alunos. E claro, divulgar dentro da própria instituição, atingindo seus atuais alunos.

Mercado de trabalho

Vimos que muitos alunos chegam no ensino superior e não sabem qual curso escolher. Mas outro fator que está diretamente ligado a essa indecisão é saber quais serão as opções e condições de trabalho após se formarem.

Neste momento é importante que a instituição de ensino faça esse papel de orientador. E traga mais informações sobre o mercado no momento em que ele está buscando o curso e a instituição de ensino. Assim a instituição tem a chance de reter este aluno antes mesmo de captá-lo.

Outra medida são as parcerias com empresas locais para programas de estágio que tenham área de atuação relacionadas aos cursos que a sua instituição oferece.

Dessa forma, os alunos poderão entender na prática se é este o caminho que querem seguir. Ou até mesmo como um incentivo para aqueles que precisam trabalhar e estudar e encontram nessas empresas uma oportunidade contratação.

Financiamento estudantil

A dificuldade ou instabilidade financeira continua sendo um dos principais motivos de evasão escolar, principalmente neste momento de tantas incertezas que estamos vivendo.  

Existem programas de financiamento estudantil oferecidos pelo governo como o Prouni (Programa Universidade para Todos), por exemplo. Ele facilitou as condições de ingresso de muitos alunos nas instituições de ensino.

É importante que a instituição consiga fazer a intermediação para que os alunos tenham todo o suporte necessário no etapa de matrícula. Esta é uma excelente oportunidade para a instituição criar um relacionamento com o aluno, retê-lo e conclua o curso dentro da sua IE.

Duração do curso

A duração do curso pode estar diretamente ligada a insegurança financeira, pode ser um fator dificultador para a tomada de decisão. Já que podem existir reajustes na precificação da mensalidade por exemplo. Ou faça com que essa decisão seja adiada ou até mesmo faça com que o lead desista de se matricular.

Uma solução interessante para que as instituições de ensino não percam tanto os potenciais quanto os atuais alunos é diminuir o tempo de alguns cursos. Como uma forma de torná-los mais atrativos.

Dicas para conquistar candidatos indecisos

Crie conteúdos relevantes

O primeiro passo para atrair seu público e convertê-lo em aluno é produzir conteúdo relevante. Mas é importante investir em marketing de conteúdo alinhado as estratégias e posicionamento da sua instituição de ensino.

Por isso a importância de conhecer bem suas personas. Pois através do marketing de conteúdo você desenvolve conteúdos focados nas dores do seu público, utilizando a abordagem de comunicação certa. Consequentemente você cria um relacionamento mais próximo do seu potencial aluno aumentando as chances de convertê-los em alunos.

Em nosso blog post específico sobre personas, nós disponibilizamos alguns exemplos prontos para te ajudar, confira-os clicando AQUI

Para te ajudar na construção desses conteúdos, se coloque no lugar do seu potencial aluno. E desenvolva temas que são úteis para quem está buscando um curso superior, como por exemplo:

  • vantagens de se fazer uma especialização;
  • artigos no seu site descrevendo os cursos e o mercado de trabalho para cada um deles;
  • o que deve ser levado em conta ao escolher um curso e uma instituição de ensino.

Utilize as redes sociais

Ao utilizar as redes sociais de forma estratégica para atrair e captar mais alunos, você consegue divulgar seus conteúdos, interagir com seu público. Consequentemente aumentar o engajamento.

As redes sociais possibilitam que a sua instituição de ensino crie uma relacionamento mais próximo com as suas personas. Além de alcançar números cada vez maiores de pessoas impulsionando suas estratégias de captação para um aumento das matrículas.

Invista em mídia

Já que estamos falando da presença nas redes sociais, os links patrocinados são excelentes ferramentas que podem acelerar os resultados das suas metas.

Investir no Google e nas redes sociais são ótimas opções. Principalmente para que a sua instituição esteja estrategicamente posicionada já o volume de busca dentro deles é muito alto.

Espero que tenha aproveitado a leitura e que possa colocar em prática todas essas dicas. Se tiver alguma dúvida ou quiser saber como a CRM Educacional pode te ajudar, entre em contato conosco.  

Diretor de Marketing e vendas na CRM Educacional, com mais de 15 anos de experiência em tecnologia para gestão de relacionamentos no segmento educacional. Possui formação em Gestão de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduação em Empreendedorismo, Inovação e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Dedica-se a ajudar Instituições de Ensino a profissionalizar seus processos de captação e permanência de alunos e já atuou em mais de 200 das melhores instituições de ensino brasileiras, além de grupos internacionais.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.

Aumente sua taxa de conversão

Saiba como aumentar sua taxa de conversão e não perca alunos para concorrência.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.