(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

1º Panorama Mercado Educacional Privado – Presencial x EAD

1º Panorama Mercado Educacional Privado – Presencial x EAD

Publicado em 14 fevereiro 2019 e escrito por

O crescimento do número de matrículas no ensino superior presencial e à distância têm sido constante e se distribuído entre as duas modalidades. No panorama do mercado educacional, você confere as principais variações nos últimos anos:

Em 2017, o número de alunos matriculados em instituições pública na modalidade presencial é de aproximadamente 6.530.000, o que representa 79% do total de alunos, em comparação com as 1.757.000 de matrículas EAD, que foram distribuídas tanto em IES públicas quanto privadas.

Atualmente, temos 8.286.663 matrículas realizadas em cursos superiores de todo o Brasil.

IES públicas – modalidades presencial e EAD no Brasil.

no segmento privado, 75% dos alunos se matricularam na modalidade presencial, e 61% ingressaram em IES por meio da modalidade presencial.

No total, foram aproximadamente 4.663.000 alunos matriculados no ensino presencial privado, e 1.423.000 ingressantes nesta mesma categoria.

IES privadas/presencial e EAD no Brasil.

Considerando a série histórica desde 2009, o número de ingressantes e matriculados nas IES privadas, na modalidade presencial, têm mantido uma média positiva, registrando variações negativas apenas nos anos de 2016 e 2017 – que podem facilmente ser correlacionados com a crise econômica e diminuição substancial dos investimentos em programas de crédito e/ou financiamento estudantil governamentais.

IES públicas e privadas/presencial e EAD no Brasil.

Para o programa de bacharelado, correspondem 84% das matrículas, com crescimento de uma média de 4%. Já os cursos de licenciatura e os tecnólogos representam, cada um, 8% das matrículas em IES privadas, na modalidade presencial. Ambas representam queda nos últimos anos.

Fonte: Censo Ensino Superior Mec 2013 a 2017

O desempenho dos programas de bacharelado, licenciatura e tecnólogo em EAD exibe grandes diferenças, conforme pode ser observado neste gráfico:

Fonte: Censo Ensino Superior Mec 2013 a 2017

Por fim, é importante acompanhar dados e pesquisas sobre o mercado educacional constantemente. Este setor está sempre em crescimento e mutação, e, se informar de forma sólida é fundamental para a análise do mercado educacional brasileiro – vamos voltar a abordar esta temática em outras ocasiões, tanto aqui em nosso blog, quanto em nossas redes sociais. Deixe aqui as suas dúvidas, teremos satisfação em respondê-las ou entre em contato clicando aqui!

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e com MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária, atualmente Daniel é CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos para Instituições de Ensino. Faz parte do conselho de Administração da Nerus - ERP para Varejo e da 5Seleto – Agência de Marketing Digital. Atua como Docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação em diversas Faculdades e Universidades no Brasil.

COMPARTILHE: