(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

É melhor pagar pela criação de um software CRM ou criá-lo na IES?

É melhor pagar pela criação de um software CRM ou criá-lo na IES?

Publicado em 20 fevereiro 2018 e escrito por

Para fazer uma boa gestão da captação de alunos em sua IES é necessário a criação de um software CRM. E nesse momento surge uma dúvida: é melhor pagar por um software externo ou criá-lo internamente na sua instituição?

Para responder a essa pergunta, redigimos este artigo para lhe ajudar a tomar a melhor decisão.

Vale a pena fazer a criação de um software CRM dentro da sua IES?

Existem várias razões que levam instituições de ensino a optarem por desenvolver um software internamente, mas existem duas que parecem ser recorrentes no mercado educacional. A primeira é expectativa de que um software interno atenda todas as suas necessidades de maneira personalizada. A outra razão é a crença de que um software desenvolvido em casa seja mais barato do que um software adquirido no mercado.

Contudo, para que o desenvolvimento interno aconteça, é preciso investir na contratação de profissionais designados a fazer um programa com a cara da instituição. E, isso pode trazer algumas desvantagens, tais como:

Alto custo

Acredite! Desenvolver um software internamente pode sair mais caro do que comprar uma solução que já está pronta.

Coloque na ponta do lápis os custos fixos e variáveis dos profissionais envolvidos no projeto e das ferramentas que você precisará prover para que eles façam esse trabalho.

E dependendo da solução que a sua instituição precisa, o aporte a ser aplicado pode ser maior do que o esperado.

Demora para ficar pronto

Outra desvantagem que pode ocorrer quando você desenvolve internamente o software é o prazo para ficar pronto. Pois mesmo o mais simples dos programas precisa de um tempo maior quando desenvolvido do zero.

Por isso, deve-se conciliar o tempo de criação com a sua necessidade. Se você precisar de uma plataforma CRM para o próximo semestre e o tempo mínimo de desenvolvimento é de 6 meses, não faz sentido o desgaste da equipe.

Dificuldade na definição de escopo

O primeiro passo ao fazer um novo sistema é definir o que o sistema precisa fazer. E geralmente o desenvolvimento interno falha devido aos limites das ferramentas escolhidas ou falta de alinhamento das necessidades de cada área com o que realmente foi demandado.

Dificuldade de suporte

Por fim, outro ponto que pode lhe prejudicar em uma solução interna é o pouco suporte ou mesmo a falta dele.

Afinal, imagine com todas as outras demandas já existentes na instituição, demandar dos profissionais do TI um novo chamado com alguma dúvida ou algo que somente o responsável pelo projeto poderá ajudar?

Quando se compra o software?

Por outro lado, se você opta por adquirir um software que já está pronto e personalizado para IES, isso pode lhe trazer muitos benefícios em relação à praticidade, investimento e o tempo como, por exemplo:

Investimento

Um software comprado no mercado, especializado em seu segmento, é desenvolvido para ser parametrizado e utilizado amplamente, pelos mais diversos tipos de empresas desse segmento. Os custos de desenvolvimento são diluídos assim por várias empresas que licenciam esse produto, reduzindo assim o valor final que o cliente irá pagar, quando comparado ao custo do desenvolvimento de um programa exclusivo.

Entrega mais rápida

Muito embora as negociações, adaptações e treinamento que a sua IES precisará fazer ao comprar o software leve tempo, geralmente é mais rápido do que fazê-lo internamente.

Suporte

Ao contratar uma empresa que desenvolva o programa para a sua IES, você também poderá contar com suporte para atender você toda vez que um problema ou dúvida surgir, na hora que precisar.

E a equipe de TI poderá a aproveitar o tempo para trabalhar no suporte de outras questões de necessidade da instituição.

Mas devo considerar os cases e depoimentos de clientes?

Você também pode contar com uma relação de cases de sucesso e depoimentos de clientes para tomar uma melhor decisão na hora de contratar o software.

Sua confiança em acertar na escolha tende a ser maior, quando outras faculdades que já estiveram, um dia, na mesma situação que você se encontra hoje, compartilharem experiências.

Agora que você já sabe o caminho para a criação de software para a sua IES, que tal conhecer algumas instituições atendidas pela CRM Educacional? Entre em contato com a gente.

Sobre o autor:

Bruno Contarini

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias