(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

CRM: Melhore os processos internos de captação na IE

CRM: Melhore os processos internos de captação na IE

Publicado em 20 outubro 2014 e escrito por

A comunicação entre setores de uma Instituição de ensino é uma necessidade vital para o sucesso de uma campanha de captação de alunos. Concorda? Consegue enxergar isso no seu dia a dia?

Pense comigo:

Todo o processo de captação de alunos requer o envolvimento de vários setores dentro de uma IES. Por isso defendo que é indispensável a existência de uma boa, clara e eficaz comunicação.

Ainda não se enxergou nessa situação? Ok, vamos ilustrar melhor, mas se mesmo assim essa não for sua realidade, ainda gostaria de te oferecer algo que potencializará seus resultados. Vamos lá?

Voltando ao processo de captação de alunos, você precisa atrair cada vez mais possíveis alunos para o seu vestibular (processo seletivo), para que um maior número de aprovados possam se matricular em sua IES. Correto?

Então, aqui existem 3 setores fundamentais para que essa engrenagem possa girar perfeitamente: O Marketing, a Comissão de Processo Seletivo (e variações deste nome) e o Registro Acadêmico (ou Secretaria Geral). Com uma ressalva muito importante do Call Center que também tem um papel indispensável para o sucesso de uma campanha. Todo esse processo requer muita comunicação estre as partes, falando sempre a mesma língua.

O problema surge justamente ai, quando os setores envolvidos não falam a mesma língua e não utilizam a mesma ferramenta neste processo único. O uso de diferentes ferramentas torna o processo burocrático e dificulta o envio das informações para o setor responsável pela próxima fase, dificultando o seu trabalho e seu desempenho. Marketing » Processo Seletivo por exemplo.Automação de marketin e CRM integração rdstation crm educacional

Ao utilizar uma só ferramenta em todas essas fases, as ações realizadas por uma área seriam melhor compreendidas pela equipe responsável pela etapa seguinte, o que te traria um ganho de tempo e qualidade para seu processo.

Se você se enxergou nessa situação ou em pelo menos parte dela, você precisa de um CRM. A melhor ferramenta no que tange ao relacionamento com seus possíveis alunos e automação de processos.

Mas ai você me pergunta: “O que isso vai mudar no meu cotidiano e como isso pode melhorar os meus resultados?”

Vamos aos benefícios de um CRM para IES:

CRM permite que você se aproxime do seu futuro aluno para que, próximo a ele, seja possível mostrar todo o seu diferencial e o porquê ele deve escolher você e não qualquer outra IES do mercado. Isso é marketing de relacionamento, isso é poderoso.

Para se aproximar e conquistar seus prospects, essa solução permite que você envie Emails e SMS a fim de nutrir esses futuros alunos com informações sobre sua IES, convencendo-os de que a sua instituição é a melhor escolha. Tudo isso, por meio de uma plataforma que te permite gerenciar todas as suas ações de forma clara e prática, o que facilita o acompanhamento da evolução desses interessados no funil de captação de alunos. Após isso, fica fácil de encaminhar, pela mesma plataforma, os prospects que evoluíram neste funil para o setor responsável pela fase posterior a inscrição do candidato, por exemplo.

Após a inscrição no seu vestibular, o candidato precisa continuar confiante de que fez a escolha certa, por isso, você deve continuar em contato com ele. Por conta do relacionamento feito por meio do CRM, esse interessado já chega com mais qualidade até esta fase, ele não é um simples “visitante” e que tem você apenas como mais uma opção de vestibular e chegou até aqui por acidente.

Nesta etapa você pode continuar em contato com ele através de Emails e SMS mas também pode passar para um contato ativo, conversar diretamente com ele. Utilizando um CRM para IES, você terá listas de ligação criadas de acordo com a sua realidade de mercado e necessidade de evoluir estes interessados no funil. Assim, o recém inscrito receberia um Email automático confirmando sua inscrição e, dias depois, receberia uma ligação convidando-o a efetuar o pagamento da prova, por exemplo.

Lembrando que, ao se inscrever, o candidato deixa seu dados. O que permite a você fazer contatos mais assertivos e humanizados, tratando-o pelo nome ou felicitando-o em seu aniversário, por exemplo.

Como todo este processo esta sendo feito dentro da mesma ferramenta, o CRM, sua IES terá um agente poderoso para que o candidato aprovado chegue até a matrícula. Como já tem as informações dele, você pode continuar se relacionando para blinda-lo, caso tenha sido aprovado em outra IES e, assim, convencendo-o definitivamente de que você é a melhor escolha que ele pode fazer para o futuro.

Uma ferramenta de CRM para IES pode auxiliar muito no dia a dia e na comunicação entre os setores da sua Instituição de Ensino. Aposte em um diferencial poderoso para a sua IES.

Sobre o autor:

Daniel Antonucci CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

COMPARTILHE: