(31) 2531-3161
WhatsApp

Mudanças no processo de aprendizagem nas IES e gerenciamento da evasão de alunos

Já falamos muitas vezes no nosso blog sobre transformação digital. Mas esse novo contexto se relaciona com o gerenciamento da evasão de alunos?

Esse termo diz respeito à transformação que está acontecendo nas empresas no que diz respeito aos processos, que agora são otimizados com tecnologia e se tornaram capazes de oferecer resultados melhores.

É uma mudança estrutural que não está presente somente no setor de tecnologia.

Para as instituições de ensino, esse novo contexto vai além da mudança cultural entre os colaboradores – apesar de esta ser uma parte importantíssima.

Mas o que isso tem a ver com a minha IE?

Com a mudança de pensamento e cultura da sociedade, é necessário que mudem também os meios de aprendizados a serem aplicados pelas instituições de ensino, afinal, estamos lidando com uma nova geração, progressos tecnológicos muito impactantes e o surgimento de novas profissões, em detrimento ou não de muitas já existentes.

Mudanças de parâmetros do mercado para contratação deixam claro que não se pede mais apenas conhecimento técnico – apesar dele ser muito importante e também ter mudado – mas também competência para lidar com processos ágeis e acima de tudo, pessoas.

Isso por que o pilar da indústria 4.0 é o pensamento de que, sem a participação cocriativa do consumidor no desenvolvimento de um produto ou serviço, ele facilmente será descartado por quem deseja resolver seus problemas de forma rápida.

A partir daí, surgiu o conceito de educação 4.0, que você pode entender melhor acessando este artigo.

E como exatamente eu posso usar a educação 4.0 como estratégia de permanência do aluno?

Como a sua IE tem elaborado a grade curricular dos cursos que oferece? É compreensível que mudar o nome de cursos, investir em novas graduações pode ser um processo extremamente dispendioso – estamos falando de tempo, estamos falando de acesso e alcance ao público nos parâmetros do marketing.

Mas a sua IE pode começar com mudanças estruturais. O quanto seus cursos mais tradicionais estão adaptados às novas tendências de mercado?

As grades curriculares estão de acordo com as vagas ofertadas pelo mercado? Este é um trabalho de pesquisa que deve ser feito em conjunto com as equipes da linha de frente da sua IE e claro, seus alunos.

Procure entender o grau de satisfação dos matriculados com as disciplinas ofertadas, converse com eles. E converse também com o mercado que os espera.

Nós da CRM Educacional entendemos o quanto as novas tecnologias são importantes para o desenvolvimento de qualquer mercado, portanto, oferecemos, além de sistemas CRM alinhados com a necessidade da sua IE, consultorias de auxílio no que diz respeito ao mercado educacional.

Quer conversar com a gente? Clique neste link ou deixe um comentário aqui embaixo!

Sobre o autor:
Michele Amaral
Head of Customer Sucess na CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino, além de ser apaixonada por educação. Formada em Comunicação Social pela Puc Minas, possui MBA em Marketing Digital pelo B.I International e atualmente cursa o MBA de Gestão de Negócios no Ibmec. Com 10 anos de experiência em captação, retenção e fidelização de alunos, atuou nas áreas de marketing comercial em diferentes instituições de ensino pelo Brasil, como FGV, Ibmec e Adtalem.
Mais Recentes
COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias