(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Mudanças no processo de aprendizagem nas IES e gerenciamento da evasão de alunos

Mudanças no processo de aprendizagem nas IES e gerenciamento da evasão de alunos

Publicado em 14 agosto 2019 e escrito por

Já falamos muitas vezes no nosso blog sobre transformação digital.

Esse termo diz respeito à transformação que está acontecendo nas empresas no que diz respeito aos processos, que agora são otimizados com a tecnologia e se tornaram capazes de oferecer resultados melhores.

É uma mudança estrutural que não está presente somente no setor de tecnologia.

Para as instituições de ensino, esse novo contexto vai além da mudança cultural entre os colaboradores – apesar de esta ser uma parte importantíssima.

Mas o que isso tem a ver com a minha IE?

Com a mudança de pensamento e cultura da sociedade, é necessário que mudem também os meios de aprendizados a serem aplicados pelas instituições de ensino, afinal, estamos lidando com uma nova geração, progressos tecnológicos muito impactantes e o surgimento de novas profissões, em detrimento ou não de muitas já existentes.

Mudanças de parâmetros do mercado para contratação deixam claro que não se pede mais apenas conhecimento técnico – apesar dele ser muito importante e também ter mudado – mas também competência para lidar com processos ágeis e acima de tudo, pessoas.

Isso por que o pilar da indústria 4.0 é o pensamento de que, sem a participação cocriativa do consumidor no desenvolvimento de um produto ou serviço, ele facilmente será descartado por quem deseja resolver seus problemas de forma rápida.

A partir daí, surgiu o conceito de educação 4.0, que você pode entender melhor acessando este artigo.

E como exatamente eu posso usar a educação 4.0 como estratégia de permanência do aluno?

Como a sua IE tem elaborado a grade curricular dos cursos que oferece? É compreensível que mudar o nome de cursos, investir em novas graduações pode ser um processo extremamente dispendioso – estamos falando de tempo e estamos falando de acesso e alcance ao público nos parâmetros do marketing.

Mas a sua IE pode começar com mudanças estruturais. O quanto seus cursos mais tradicionais estão adaptados às novas tendências de mercado?

As grades curriculares estão de acordo com as vagas ofertadas pelo mercado? Este é um trabalho de pesquisa que deve ser feita em conjunto com as equipes de linha de frente da sua IE e claro, seus alunos.

Procure entender o grau de satisfação dos matriculados com as disciplinas ofertadas, converse com eles. E converse também com o mercado que os espera.

Nós da CRM Educacional entendemos o quanto as novas tecnologias são importantes para o desenvolvimento de qualquer mercado, portanto, oferecemos, além de sistemas CRM alinhados com a necessidade da sua IE, consultorias de auxílio no que diz respeito ao mercado educacional.

Quer conversar com a gente? Clique neste link ou deixe um comentário aqui embaixo!

Sobre o autor:

Antonio Mazza especialista em marketing e atendimento digital para instituições de ensino. Possui MBA em Marketing e Gestão acadêmica e universitária. Trabalha na área há mais de 15 anos e já passou por muitos altos e baixos quando se fala de captação e gestão de evasão de alunos e por isso, tem muito a nos dizer sobre sua experiência.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias