Tecnologias de predição: entenda a importância dessa tendência no mercado educacional

Em um mundo cada vez mais definido pela informação que se tem em mãos e o conhecimento produzido com a mesma, tecnologias de predição de dados estão se transformando em tesouros para as mais diversas empresas, como as fintechs.

E este movimento está presente também no mercado educacional, tomando cada vez mais forma em meio em processos de gestão, captação e permanência de alunos. 

Saber trabalhar com dados de forma inteligente, prevendo comportamentos e registrando informações que importam para o seu fluxo de gestão é um passo importante para a inserção da sua IES neste novo contexto.

Como falamos em nosso artigo sobre inteligência artificial, empresas guiadas por sabedoria digital são destinadas a serem líderes nos próximos anos.

Se você pensar bem, esta não é uma informação arrogante e infundada – dados têm alcançado cada vez mais espaço quando se trata de entregar segurança e resultados para as mais diversas organizações, e quem dominar esta ciência estará perfeitamente apto a tornar seus objetivos mais claros e direcionados.

Mas do que se tratam as tecnologias de predição de dados?

Estas tecnologias tratam da busca inteligente de informações, com base na avaliação e interpretação de uma massa de dados do seu público-alvo, o que permite visualizar cenários de comportamento e tornar possível que as instituições possam guiar melhor suas estratégias.

No caso das IES, é importante pensar em modelos preditivos de inscrição. Esta tecnologia ajuda as instituições de ensino a entender as esferas comportamentais de seus inscritos e alocar os esforços certos, no local certo, aumentando a assertividade das metas de captação de alunos.

Isso quer dizer que os modelos preditivos de inscrição funcionam por meio da antecipação?

Estes modelos têm por base de pensamento insights gerados por um panorama de dados.

Dessa forma, vai ficar muito mais fácil para a sua IES entender quando ela precisará aplicar uma oferta para a realização de uma matrícula, por exemplo. Ou ainda priorizar uma ligação na fila de call center ou definir um conteúdo específico na régua de relacionamento.

Como instituição de ensino, é natural que você já conheça e realize processos que envolvam dados de alunos e o trabalho com relacionamento e comunicação – mas talvez você ainda não saiba como um CRM seria capaz de auxiliar – e potencializar – sua gestão para o ganho de mais autonomia e eficiência, e que o uso de modelos preditivos de inscrição já é uma realidade que você pode oferecer para a gestão da sua IES.

Nós podemos falar sobre isso e muito mais, basta clicar aqui e agendar uma conversa com a gente.

Augusto Guimarães
Augusto Guimarães é consultor especialista em tecnologia para gestão de relacionamentos na educação e faz parte da equipe de negócios na CRM Educacional. Tem o compromisso de transformar inscrições em matriculas e matrículas em diplomas. Formado em Gestão de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, possui 10 anos de experiência em CRM, sendo os últimos 6 anos dedicados em ajudar as instituições de ensino do Brasil com Captação, Retenção e Fidelização de alunos.