(31) 2531-3161
WhatsApp
inbound marketing e CRM

5 motivos para unir Inbound Marketing e CRM à sua estratégia

Integrar o Inbound Marketing ao CRM pode ser uma excelente escolha na hora de planejar a estratégia de captação de alunos da sua instituição de ensino, isso porque ambos possuem o objetivo comum de atrair e converter candidatos.  

Mas antes de te contar as inúmeras vantagens e mostrar 5 motivos para integrar essas duas ferramentas, vamos relembrar o que são elas? 

O que é Inbound Marketing  

De modo geral, o Marketing de Atração, pode ser definido como uma estratégia de persuasão que tem como objetivo atrair a atenção dos clientes através da entrega de conteúdos úteis e relevantes, que geralmente são oferecidos em canais digitais, como Blog, Redes Sociais e Sites. 

Aplicando ao mercado educacional e contribuindo para o seu entendimento, vou ressaltar o objetivo do Inbound Marketing em quatro etapas, que são elas: atrair, converter, fechar e encantar.  

Nessa primeira fase, que é a de atração, o foco do marketing é fazer com que os potenciais alunos do mercado que não conhecem a sua instituição, passem a conhecer, através da entrega de conteúdo, como disse logo acima.  

Depois de conhecer a sua IE e iniciar um processo de interação com ela, inicia-se a fase de conversão, que é quando a marca tenta se aproximar dessas pessoas que acessaram o seu conteúdo e utiliza de estratégias para transformá-las em um lead, podendo ser através de formulários, landing pages ou a forma que sua instituição preferir. Além disso, acontece também quando o lead passa por um processo de filtro, para identificar quem são os potenciais que encaixam na sua persona e que há chances de conversão.  

Após passar por essa fase de conversão, o candidato entra na etapa de fechamento, que é quando o lead entra em processo de compra, ou seja, é quando o lead passa a ser um potencial aluno. Nesse momento, é muito importante que as equipes de marketing e vendas tenham em mãos o CRM para realizar a gestão do relacionamento de forma efetiva, até que esse candidato passe a ser um matriculado. 

Por fim, a fase de encantamento se dá após o fechamento. E é quando instituição começa a investir em estratégias de relacionamento para fidelizar o aluno e fazer com que ele seja um verdadeiro admirador da sua marca e indique-a a outras pessoas, o que pode acontecer com a ajuda de um CRM Educacional focado na permanência de alunos. 

O que é um CRM? 

Customer Relationship Management, ou traduzido para o português, Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um software, que quando voltado ao mercado educacional, tem o objetivo de fazer o gerenciamento entre a instituição de ensino e seus potenciais e atuais alunos.  

Esse sistema faz a junção de diferentes métodos e ferramentas com o objetivo de sincronizar as equipes da linha de frente da sua IE: atendimento, marketing e vendas. O que contribui para um relacionamento mais saudável entre a instituição e os alunos. 

Além disso, ele possui a capacidade de organizar e armazenar dados e informações dos leads, candidatos e alunos, fazer a automatização de tarefas, criar modelos de predição, gerar relatórios e mais uma infinidade de funcionalidades. O que contribui com a otimização dos processos internos e possibilita que as instituições criem estratégias antecipadas, com o objetivo de aumentar os índices de captação e permanência de alunos.   

Por que integrá-los?

Agora que você já sabe as funções e objetivos do Inbound Marketing e do CRM Educacional, vamos entender por que integrá-los as estratégias de captação da sua Instituição de Ensino? 

Com o Inbound Marketing apoiado as funcionalidades do software CRM, é possível ter acesso a diversas informações dos leads que foram captados através das estratégias de atração.  

Dessa forma, fica muito mais difícil haver duplicidade de dados, informações incompletas e desatualizações. O que, por outro lado, facilita o contato e nutrição do lead, aumentando consideravelmente as chances de conversão.  

Essa unificação, além de ajudar as equipes de marketing e vendas a realizarem uma estratégia de captação e conversão mais eficiente e ágil, pode gerar resultados surpreendentes. Confira abaixo 5 motivos para realizar essa integração! 

1- Aumento nos índices de atração e conversão de leads 

Essas duas ferramentas atuando de forma individual, já possuem boa capacidade de atrair e converter leads se bem operadas, imagina atuando juntas?! 

Com uma boa estratégia de Inbound , uma equipe de marketing bem capacitada e conteúdos focados nas dúvidas e anseios dos potenciais alunos, a sua instituição com certeza vai conseguir atrair a atenção dos leads e terá a oportunidade de converter esses leads em potencial em um candidato.  

E através de ferramentas de SEO, redirecionamento para landing pages e formulários, as informações das pessoas que tiveram interesse em seu conteúdo poderão ser coletadas e armazenadas para serem utilizadas em alguma campanha focada em conversão.  

É nesse ponto que o CRM entra, com a ajuda desse software para receber e armazenar as informações desse prospect, fica muito mais fácil transformá-lo em um lead, inseri-lo no funil de captação, filtrá-lo de acordo com a persona da sua IE e nutri-lo até se transformar em um matriculado.  

Dessa forma, o processo de atração e conversão dos candidatos é beneficiado pela agilidade, assertividade e otimização dos resultados da campanha. 

2- Mais conhecimento e afinidade com suas personas  

O CRM Educacional e o Inbound Marketing quando direcionados para a captação de alunos, partilham o objetivo comum de prezar pela satisfação do candidato, trazendo o foco para atender os anseios e necessidades de cada lead, a fim de construir um relacionamento efetivo e aumentar as chances de conversão e fidelização.  

Sendo assim, quando utilizados de forma conjunta, geram resultados ainda melhores, pois com os leads atraídos pelo Inbound e os dados coletados pelo CRM, as equipes de marketing e vendas conseguem oferecer ao candidato exatamente o que ele procura. 

Isso significa, que quando você conhece bem o seu público e tem a persona bem definida, torna-se muito mais fácil compreendê-lo, conquistá-lo e convertê-lo. 

3- Contribuição entre as equipes  

Uma das principais vantagens que essa unificação pode oferecer é a melhora do relacionamento entre as equipes: marketing, comercial e o atendimento.  

Isso ocorre, porque com a integração do Inbound ao CRM, a campanha irá exigir o trabalho em equipe dos times da linha de frente em busca de objetivos comuns para conseguir alcançar resultados efetivos.  

Para que esses resultados sejam alcançados de forma mais ágil e assertiva, é fundamental que a instituição promova reuniões, eventos e treinamentos internos para incentivar e preparar o funcionário no uso dessas ferramentas.  

4- Relacionamento eficiente com o candidato 

Outro enorme benefício, é a melhora do relacionamento da sua instituição com os candidatos, pois uma das principais características do Marketing de Atração focado na educação, é promover a interação do candidato com a instituição.   

Além disso, um ponto muito vantajoso que essa integração pode oferecer para o relacionamento da sua IE é a otimização do armazenamento dos dados, impedindo a duplicidade dos mesmos e proporcionando mais assertividade na hora de definir em qual estágio do funil o candidato se encontra. 

Dessa forma, torna-se mais fácil para a equipe de marketing segmentar as campanhas de acordo com o estágio e necessidade de cada lead.  

5- Gestão ágil e mais eficiente  

Como expliquei acima, o CRM é um software de gestão de relacionamento com o cliente. E dentre as inúmeras vantagens que ele possui, destaco a capacidade de armazenar informações dos leads e oferecer modelos de predição e relatórios.  

Se combinado a estratégia de Inbound Marketing, a gestão pode ser feita de forma muito mais eficaz. Com essas informações armazenadas no software e com os modelos de predição e relatórios, é possível fazer um planejamento estratégico mais assertivo e capacitado para trazer resultados cada vez melhores.  

Esses são os 5 principais motivos para integrar o Inbound Marketing e CRM à sua estratégia de captação. Espero que esse post tenha contribuído com a sua campanha e que essas ferramentas possam proporcionar excelentes resultados para a sua instituição.  

Se você gostou do post e quer saber mais sobre como o CRM Educacional pode ajudar a sua instituição de ensino a fazer campanhas estratégicas focadas em aumentar os seus resultados de captação de alunos, leia o nosso e-book Os 11 Passos Para Otimizar Captação de Alunos

Sobre o autor:
Ana Carolina
Mais Recentes
COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias