8 práticas fantásticas de marketing educacional para sua IES!

Você está em busca de alternativas para reduzir os custos de aquisição de alunos no próximo ano? Precisa bater as metas de captação, melhorar as taxas de retenção e destacar-se da concorrência? Então você veio ao lugar certo! Hoje, nós falaremos sobre um assunto de extrema importância: o marketing educacional.

Antes de nos aprofundarmos no assunto, vale ressaltar que, para lidar com a alta competitividade desse mercado, é preciso compreender a necessidade de adotar medidas inteligentes para atrair e conquistar os futuros estudantes. Mas como fazer isso?

A seguir, apresentamos 8 práticas fantásticas de marketing educacional para sua IES. Continue a leitura e entenda como ter sucesso!

1. Invista em marketing educacional digital

Para começar, nada melhor do que investir em marketing digital. Embora as abordagens tradicionais também funcionem, não há mais como negar o fato de que é no ambiente da Internet que você deve focar.

Nesse sentido, considere manter sempre atualizado tanto o conteúdo, quanto no design do site e/ou portal da sua  instituição ensino, não se esquecendo dos anúncios no Google e, claro, das redes sociais: Facebook e Instagram são as de maior alcance.

2. Forme parcerias com os influenciadores digitais

Tratando-se das redes sociais, não poderíamos deixar de citar uma das formas mais eficientes atualmente em relação à atração do público-alvo — os influenciadores digitais.

Em resumo, são pessoas que têm milhares de seguidores fiéis e engajados e que se aproveitam de sua imagem para recomendar produtos ou serviços, por exemplo.

Quem sabe na sua instituição não estude um aluno com esse perfil e vocês ainda não se aproveitaram disso? Ele fala a linguagem da sua persona e sua opinião é muito relevante para conquistar novos seguidores para a instituição.

3. Aposte no marketing de conteúdo

Outra prática interessante é o marketing de conteúdo. Para que você tenha uma ideia do que isso significa, pegue como exemplo este artigo, que foi produzido com base nessa abordagem, pensando em pessoas exatamente como você e que também estão em busca de mais informações relevantes no que diz respeito à gestão educacional.

Aqui, a ideia é simples: crie conteúdos para a sua instituição com valor para o seu público, que possam responder às suas dúvidas e aos seus anseios.

Para ilustrar o que pode ser feito, considere disponibilizar informações de qualidade sobre os seguintes temas:

  • mercado de trabalho dos diferentes cursos oferecidos;
  • dicas para aumentar a produtividades dos estudos;
  • profissões do futuro;
  • motivos para ingressar na universidade;
  • dicas para conciliar estudo e trabalho;
  • entre outros.

Enfim, as possibilidades são inúmeras, e acredite: os alunos estão “dia e noite” na Internet à procura de conteúdos de valor, por isso, utilize esse tipo de marketing para atraí-los.

4. Realize ações promocionais

Não menos importante são as ações promocionais, que têm como objetivo oferecer melhores condições se comparadas ao que os concorrentes andam fazendo.

Queira você ou não, a questão dos valores pode desempenhar um papel decisivo na escolha do aluno, disso não há a menor dúvida.

5. Compartilhe histórias e depoimentos inspiradores

Compartilhar histórias e depoimentos inspiradores também é uma prática a considerar. Para quem está prestes a fechar a matrícula, mas ainda não tomou a sua decisão, essa estratégia costuma ser bastante eficiente.

Assim, selecione os estudantes que estejam dispostos a contribuir e grave vídeos com as suas histórias, procurando convencer os demais de que a sua instituição é a melhor alternativa.

6. Aplique o Brand Intelligence

Considere apostar também no Brand Intelligence, termo utilizado para descrever, em suma, um plano de marketing que tem como propósito tornar a sua marca amada e admirada por todos, contribuindo, desse modo, para o crescimento da sua organização.

O conceito deve ser compreendido além do design ou da imagem corporativa e fazer com que haja um discurso único, coerente e transparente em todos os materiais divulgados pela IES.

7. Integre a comunicação

Procure integrar os canais de comunicação, fazendo com que todos eles transmitam a mesma mensagem, operando em total sincronia.

O CRM é hoje um dos principais softwares para realizar essa ação de maneira simples e otimizada do processo. Focar em um modelo personalizado é a garantia de que todos os desejos da instituição atendidos sem percalços no caminho.

8. Monitore os resultados

E, não menos importante, monitore as suas campanhas para garantir os melhores resultados: as métricas serão de grande valor para entender o que está funcionando e o que não está.

Saber mensurar o ROI da ações é mostrar os resultados a Diretoria institucional, valoriza o trabalho desenvolvido pela equipe e garanti a eficácia de tudo que foi investido pela instituição.

Gostou de saber mais sobre marketing educacional e quer continuar acompanhando as novidades da área? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo!

Daniel Antonucci
Daniel Antonucci é Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.