Crm Educacional
  • Produtos
    • Captação de Alunos
      Gestão de leads, Inscrições, Processos Seletivos, Matrícula e Régua Automatizada
    • Permanência de Alunos
      Acompanhamento da Jornada de Sucesso com o Aluno com predição de evasão por Inteligência Artificial
    • Vestibular Digital
  • Conteúdos
    • Blog
      Dicas e insights sobre captação e permanência de alunos escritos por nossos especialistas
    • Estudos e Materiais
      Baixe estudos e materiais produzidos pela equipe de inteligência de mercado da CRM Educacional
    • Acesso à CRM4U
      Acesso à plataforma de aprendizagem de clientes da CRM Educacional
    • Portal do Cliente
      Acesso ao portal de suporte e atendimento ao cliente
  • Carreiras
  • Contato
  • CENTRAL COVID-19
(31) 2531-3161
WhatsApp
Início » Blog » Financiamento estudantil privado e aumento da captação nas IE: entenda a tendência

Financiamento estudantil privado e aumento da captação nas IE: entenda a tendência

Publicado em 09 agosto 2019 e escrito por Telio Bicalho

Desde 2014, a procura por financiamentos estudantis por alunos e candidatos ao ingresso em instituições de ensino privadas têm aumentado exponencialmente. E a boa notícia é o surgimento do novo termo “financiamento estudantil privado”.

Basta pensar que até 2017, segundo o Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esse número praticamente duplicou.

Esses dados têm muito a ver com a crise econômica vigente no país desde este período e o consequente aumento da competitividade de mercado em praticamente todas as profissões – o que exige algum tipo de especialização por parte de quem procura ou quer melhorar de cargo.

Mas o que é financiamento estudantil privado?

É um meio mais acessível, principalmente a nível burocrático, de ofertar descontos e bolsas para os alunos que precisam de auxílio financeiro para ingressar e realizar o curso desejado.

Além dos conhecidos FIES e Prouni, no mercado já existem instituições privadas especializadas em financiamentos estudantis não governamentais, como o Pra Valer, mas há uma nova tendência em ascensão neste meio, que são os financiamentos próprios, que são planejados e oferecidos de acordo com as regras e condições das próprias IE.

Houve uma mudança do perfil do aluno no Brasil nos últimos anos.

Quem está ingressando na sua IE privada há pelo menos dois anos não é mais a mesma geração de 5 anos atrás. 

Estamos lidando com uma geração que já iniciou seus estudos perante um período de instabilidade financeira e que tem aspirações de carreira e objetivos de vida muito diferentes das gerações anteriores.

Mas como exatamente isso impacta na sua IE?

Existe um novo esforço necessário, que é o de convencer esses alunos, que fazer um curso de longa duração trará o retorno do qual necessitam e um dos parâmetros analisados, claro, é o valor do investimento.


O ingresso das classes C e D ao ensino superior está cada vez mais comum, mas isso não muda o fato de que essas pessoas pensam bastante em onde estão colocando seu dinheiro – e mesmo que os estudos sejam um fator importante na vida dessas pessoas, elas ainda dividem prioridades.

Agora, pense nesse contexto de ruptura econômica em contraponto com a crescente competitividade de mercado e o aumento dos valores das mensalidades: a procura por descontos, financiamentos e bolsas é quase óbvia.

E o fato contrário é que cada vez menos as modalidades de financiamentos públicos suprem a demanda de contratos – os índices de inadimplência do Fies e os cortes de verbas para instituições de ensino público são comprovantes desse novo contexto.

Queda do Fies 

A crise do setor educacional e a redução de bolsas ofertadas pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) estimula o crescimento das ofertas de descontos e financiamentos próprios das instituições privadas – que oferecem maior proximidade e negociação com os alunos e praticamente não exigem pré-requisitos.

Segundo dados do Semesp, as diversas modificações de regras e surgimento de restrições no FIES fez com que de 2014 para 2017, o porcentagem de estudantes com a mensalidade financiada pelo governo caísse de 21,3% para 5,7%.

Isso por que em 2015, o FIES passou por uma série de modificações nas regras de funcionamento, que envolvem restrições e diminuição de vagas. 

Identificando oportunidades

As universidades estão identificando que os financiamentos públicos estão apresentando dificuldades nos últimos anos e mesmo assim continuam sendo necessários. Foi nesse contexto que começaram a surgir os financiamentos privados.

Eles apresentam mais flexibilidade de contratação ou encerramento, menos burocracia para inscrição, concorrência menor para obtenção e menos pré requisitos – o que os torna mais acessíveis para a negociação entre aluno e instituição de ensino privada.

Um bom exemplo de financiamento próprio é o PEP, oferecido pelo Grupo Pitágoras. 

Por fim, sabemos que o processo de captação depende de muitos fatores, mas é muito guiado pelo fator financeiro.

Os alunos quando percebem maior facilidade em pagar pela graduação ou pós graduação, optam melhor pelo curso, o que ajuda, como plus, a diminuir as taxas de evasão na sua IE. 

Interessante, não é mesmo? Pois saiba que essa é uma das principais estratégias que estão sendo utilizadas para diferenciar as IEs nesse novo contexto econômico pelo qual está passando o Brasil.

A CRM Educacional está aqui para ajudar você a entender o mercado educacional e escolher as melhores práticas para estratégias de captação e manutenção da permanência dos alunos na sua instituição. 

Deixe seu comentário ou se precisar, entre em contato com a gente!

CLIQUE AQUI PARA FALAR COM UM ESPECIALISTA

CRM Educacional Ensino Superior FIES Financiamento estudantil ProUni

Sobre o autor:

Telio Bicalho Bacharel em Sistemas de Informação, possui MBA em Gestão Estratégica de Projetos, MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing. Certificado pelo Project Management Institute como Project Management Professional (PMP), atuante no mercado de educação há 15 anos.

COMPARTILHE:

Mais recentes

Saiba quais são as 15 profissões em alta para captar alunos em 2021
Saiba quais são as 15 profissões em alta para captar alunos em 2021
As principais tendências tecnológicas na educação em 2021
As principais tendências tecnológicas na educação em 2021
Como aumentar a captação e retenção de alunos com um Software CRM
Como aumentar a captação e retenção de alunos com um Software CRM

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias

As principais tendências tecnológicas na educação em 2021
As principais tendências tecnológicas na educação em 2021
CRM Educacional :: 20 anos em 5
CRM Educacional :: 20 anos em 5
O papel das instituições filantrópicas na educação
O papel das instituições filantrópicas na educação

© 2021 CRM Educacional. Política de Privacidade.

Precisa conversar diretamente sobre captação e permanência? Fale conosco: 31 2531.3161