(31) 2531-3161
WhatsApp
Início » Blog » Empresa de captação de alunos (LEADS): como escolher uma para sua instituição

Empresa de captação de alunos (LEADS): como escolher uma para sua instituição

Publicado em 21 setembro 2016 e escrito por

Como tem sido o desafio de captar alunos na sua instituição de ensino? Seu mantenedor tem ficado satisfeito com os resultados obtidos ao final de cada campanha (intake)? Bom, estamos passando por um momento muito complicado da nossa economia e da nossa  política, fatores que estão afetando diretamente o bolso dos alunos e consequentemente o mercado educacional. Por isso, muitas instituições têm procurado por alternativas que as auxiliem a efetivar mais matrículas e é aí que entra uma empresa de captação de alunos.

Cada vez mais, instituições de todo o país procuram por alternativas capazes de melhorar seus resultados. Um grande exemplo disso é a consolidação da internet no mercado de educação, que mesmo sendo um ambiente conservador, não viu outra alternativa a não ser aderir a essa tecnologia. Mas não são apenas ações online que as instituições apostam e, quanto mais ações, maior é a demanda para as equipes envolvidas na captação.

O grande problema é que nem toda IES consegue comportar novas propostas, seja por falta de infraestrutura, tempo ou até mesmo de pessoal especializado. Por conta disso, as empresas de captação de alunos ganham força no mercado, oferecendo seus serviços para desafogar instituições que desejam explorar novos formatos para captar mais alunos.

Tipos de empresa de captação de alunos (LEADS)

Você deve ter percebido que coloquei a palavra LEADS algumas vezes, entre parênteses, não é mesmo? Fiz isso porque, por melhor que uma empresa possa ser, ela nunca te entregará um aluno, e sim um LEAD. Este LEAD pode ser muito ou pouco qualificado, mas ele sempre precisará passar pela sua avaliação (processo seletivo) antes de se tornar realmente um aluno matriculado. Então, quando for contratar qualquer empresa que está falando em captação de alunos, tenha em mente que você receberá LEADS.

Existem alguns tipos de empresas de captação de alunos, aquelas que se intitulam dessa forma e agências que prestam serviços semelhantes. A grande diferença desses dois casos é a expertise de mercado, o que é um diferencial extremamente importante e que você deve levar em consideração no processo de de tomada de decisão.

É claro que quanto mais experiência a empresa tiver no mercado, melhor será o resultado, pelo menos essa é a tendência. Afinal, nosso mercado é repleto de peculiaridades que outros não apresentam, então as técnicas não podem ser somente replicadas, é preciso conhecer a fundo o mercado.

Então, a minha primeira dica com certeza seria para você verificar se a tal empresa tem experiência no mercado ou, até mesmo, se ela é especializada em educação, ponto que faz muita diferença.

Mesmo com essa segmentação, de analisar apenas as empresas atuantes no mercado educacional, ainda é possível encontrar algumas opções. Como eu disse, em uma rápida procura no Google você certamente encontrará algumas empresas de captação de aluno e também agências, online e offline,  que oferecem serviços capazes de melhorar seus resultados de captação.

Mas e então, qual seria a melhor empresa de captação de alunos para sua instituição?

Bom, para poupar um pouco o seu tempo, vou te descrever aqui alguns dos serviços oferecidos por essas tão famosas empresas de captação de alunos:

Serviços de uma empresa de captação de alunos

No geral, as empresas que se intitulam dessa maneira costumam utilizar ações offline, como as que cito a seguir:

 

    • Visitas em colégios;
    • Ofertar Descontos;
    • Cartazes;
    • Teste Vocacional;
    • Eventos com premiação;
    • Telemarketing:

Mas também tem aquelas que oferecem técnicas de marketing digital, como:

 

  • Mala direta;
  • Redes Sociais;
  • Anúncios digitais
  • Marketing de Conteúdo

Como eu disse, esse ponto ainda não é muito explorados por elas…

Agora, todos esses serviços podem muito bem ser prestados por uma agência, não concorda? Nesse caso, pelo menos no meio digital, as agências estão anos luz à frente das empresas de captação de alunos do mercado, isso não há como negar.

Você pode ver, por exemplo, uma de nossas empresas parceiras, a 5seleto. Uma agência de marketing digital especializada no mercado educacional e que conta com alguns cases de sucesso comprovando sua expertise nesse segmento.

Agora você pode estar se perguntando: Então, se eu contratar uma empresa especializada para me ajudar na Captação de Leads, meus problemas estarão todos resolvidos? Não! E te explico o porquê: Aqui na CRM Educacional nós enxergamos claramente a diferença entre o esforço de captar um lead qualificado e o esforço de transformar este lead em matrículas. As empresas de captação de leads tem o dever de entregar leads qualificados para inscrição e a sua instituição tem o dever de transformar estas inscrições em Matrículas. Mas como você deve  fazer isso? Com apoio de metodologia e um Sistema CRM especializado em instituições de ensino.

CRM Educacional como plataforma que transforma inscrições em matrículas

Calma, eu não estou dizendo que nosso sistema CRM vai transformar todos os leads em matrículas, automaticamente, não é isso. Mas com as soluções que a nossa ferramenta oferece, você será capaz de otimizar o tempo da sua equipe responsável pela captação de alunos, seja marketing, comercial e algum outro nome que você utilize internamente.

O fator que seria o grande responsável por essa economia de tempo das suas equipes é a automação. Como você certamente já notou, o mercado educacional apresenta etapas muito bem definidas, ou seja, quando se entende a fundo cada uma delas, fica fácil traçar um planejamento de ação para cada uma.

Automação é uma tecnologia que pouquíssimas instituições brasileiras possuem, o que quer dizer que você colocaria sua IE um passo à frente da concorrência. Mais inteligência e agilidade na hora de captar novos alunos.

Esse fator solucionaria o gargalo de ter uma equipe sobrecarregada, mas quais outras técnicas de captação de alunos você poderia utilizar?

Como somos especializados no mercado de educação, desenvolvemos funcionalidades exclusivas para que o CRM Educacional possa atender completamente as necessidades de uma instituição de ensino, independente do seu tamanho, como:

  • Ficha de inscrição integrada;
  • Integração com Sistema de Gestão Acadêmica (SGA)
  • Funil de captação de alunos;
  • Segmentação por personas;
  • Régua de relacionamento automatizada;
  • Roi de campanhas digitais;
  • Integração com Planeta Y
  • Integração com RDStation e Hubspot

Enfim, se quiser conhecer um pouco mais sobre a ferramenta, clique aqui.

Para qualquer dúvida, sugestão de tema ou feedback, entre em contato conosco por meio da nossa página de contato ou aqui embaixo nos comentários.

Um grande abraço e boa captação.

Sobre o autor:

Daniel Antonucci CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias