Diferença entre Salesforce e Dynamics CRM: entenda qual o melhor para sua IES

Utilizar um CRM é muito importante para que você seja capaz de conhecer mais sobre seus clientes e gerar mais oportunidades de negócio. É com ele que também é possível fazer uma automação de marketing, levando resultados melhores para os esforços de campanha.

Atualmente, duas das principais opções de CRM incluem o Salesforce e o Dynamics CRM que, embora tenham objetivos semelhantes, possuem características muito diferentes entre si. Está na dúvida de qual escolher? Então continue lendo e entenda qual a diferença entre o Salesforce e Dynamics CRM, descubra qual o melhor para sua IES e evite perder alunos.

4 diferenças entre Salesforce e Dynamics CRM

Preço e utilização

A primeira diferença entre Salesforce e Dynamics CRM, diz respeito ao preço e à utilização em si. Enquanto o Salesforce é cloud based, ou seja, acontece totalmente na nuvem, o Dynamics CRM permite a aquisição de uma licença caso isso faça sentido para a sua IES.

Como essa utilização é diferente, o preço também varia entre as duas opções. No geral, o Salesforce cobra uma mensalidade por usuário que utiliza o sistema. Já o Dynamics oferece essa opção, mas também, garante que seja possível adquirir uma licença definitiva para cada usuário.

Isso significa, portanto, que quem pretende utilizar um CRM em longo prazo e já tem alguma experiência com ambas as opções, provavelmente deve preferir o Dynamics CRM do ponto de vista dos custos, já que o investimento pode acontecer de maneira única.

Design e interface

O preço, entretanto, não é o único fator que conta pontos — contra ou a favor — entre essas duas opções. Embora seja igualmente útil, a interface do Dynamics CRM é um pouco mais datada e, por vezes, considerada simples demais.

Por outro lado, a interface encontrada no Salesforce tende a agradar mais os usuários por sua modernidade e qualidade. Embora isso possa não parecer importante, em uma avaliação de funil de vendas, por exemplo, isso acaba fazendo a diferença na visualização dos resultados em relação à captação de alunos, por exemplo.

Funcionalidades e integração

Quanto às funcionalidades, que é o que mais interessa a quem utiliza um CRM, ambos se equiparam, mas não são iguais. Portanto, existe diferença entre Salesforce e Dynamics CRM em relação à quantidade de funcionalidades. O primeiro permite o uso de ferramentas que não estão disponíveis no segundo, como é o caso de módulos de governança e gerenciamento de performance. No Dynamics CRM também não existe uma aplicação de call center, o que pode não ser tão grave dentro da realidade da sua IES.

Por outro lado, por ser da Microsoft o Dynamics CRM permite uma integração completa com produtos da gigante, como o próprio Pacote Office e o SharePoint On-line. Nesse sentido, o Salesforce sai perdendo porque a integração, naturalmente, não acontece como ocorre com a desenvolvedora dos produtos.

Personalização e suporte

Um grande atrativo do Dynamics CRM, entretanto, é o fato de que ele é feito em código aberto. Isso significa que, é possível realizar personalizações com aplicações desenvolvidas de maneira independente, aumentando a relevância do uso dessa solução. O Salesforce, por outro lado, possui código fechado e exige solicitações e autorizações para que essas modificações possam ser implantadas.

Além disso, embora ambos possuam suporte online, somente o Dynamics CRM oferece suporte via telefone de maneira nativa. Isso significa que no Salesforce é preciso pagar a mais para ter esse tipo de suporte. O tempo de resposta online também é diferente: máximo de 2 horas para o Dynamics CRM contra o máximo de 2 dias do Salesforce.

A verdade é que não existe uma opção que seja melhor para a sua IES de maneira definitiva. Por isso, é preciso avaliar a diferença entre o Salesforce e Dynamics CRM e saber quais são os seus objetivos com o uso do CRM.

A utilização mais completa é obtida pelo Salesforce, que é mais robusto, mas também mais caro. Já um uso intermediário ou que seja mais em conta é obtido com o Dynamics CRM, que também é o único que oferece a opção fora da nuvem.

Já sabe qual você vai escolher? Entendeu a diferença entre Salesforce e Dynamics CRM? Aproveite para ter uma consultoria para captar mais alunos com o seu CRM e obter sucesso com a sua IES.

Telio Bicalho
Bacharel em Sistemas de Informação, possui MBA em Gestão Estratégica de Projetos, MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing. Certificado pelo Project Management Institute como Project Management Professional (PMP), atuante no mercado de educação há 15 anos.