Captação de alunos em cursos tecnólogos

Existem centenas de cursos superiores de tecnologia (cursos tecnólogos) reconhecidos pelo MEC. Essa graduação que dura entre 2 e 3 anos tem se tornado bastante popular entre as IES. Isso porque, além de oferecerem um diploma de nível superior em menos tempo do que um bacharelado ou licenciatura, esses cursos são projetados para atender a demanda das empresas por profissionais qualificados, com disciplinas práticas e foco nas necessidades do mercado de trabalho.

E uma das boas práticas para captar alunos para os cursos tecnólogos é definindo as personas da sua IES, afinal ainda há uma grande diferença no perfil do candidato  da graduação tradicional para o candidato dos cursos de curta extensão. Essa definição irá influenciar muito suas estratégias de marketing inclusive as de marketing digital.

Podemos dizer que entre os motivos que os candidatos que buscam cursos tecnólogos, levam em consideração para a escolha, estão principalmente 3 fatores: tempo, disciplinas e empregabilidade.

Nesse cenário, vou dar algumas dicas para atrair o seu potencial aluno para a sua IES e alguns exemplos de ações de relacionamento com foco em cativar o futuro candidato durante a escolha da instituição onde irá cursar a graduação.

O volume de candidatos com esse perfil na sua base

As mídias online são uma das mais formas mais eficazes de captação de alunos com esse perfil. Por isso, os cursos devem ser divulgados em diversas plataformas, atraindo todas as personas interessadas.

Marketing de Busca, Marketing de Relacionamento, Marketing de Performance  e Marketing de Conteúdo são algumas ferramentas que se vocês não utilizam, devem pesquisar e orçar a possibilidade para atrair este público.

Atrativos

Muita das vezes as faculdades se preocupam tanto em divulgar os vestibulares tradicionais e não se preocupam com os tecnólogos, acabando por cancelar muitas turmas por falta de vagas.

Um exemplo é o site que muitas vezes possui poucas informações densas do que realmente consiste cada curso. E é nessa hora, que além de todas as informações acadêmicas, uma chamada em vídeo com o professor responsável ou a chance de falar com alguém da instituição pelo chat, facilitam a transmissão da mensagem com credibilidade, facilitando a informação para o futuro aluno.

Ficha de Inscrição

Depois de todos os passos de atração e conteúdos ricos sobre os cursos tecnólogos, o candidato finalmente resolve realizar sua matricula. Este é o momento crucial em todo o processo e merece uma atenção, que muitas vezes, passa despercebida pela instituição.

Fichas de inscrição devem coletar informações para facilitar a conversão do candidato em aluno e possibilitar a realização do processo seletivo. Ainda mais o candidato deste perfil que procura algo simples e que possa o auxilia-lo de imediato.

Não deixe, a ficha de inscrição ser o gargalo na conversão do visitante para o inscrito, descubra!

 

CRM Educacional