Curricularização da Extensão: atrair matrículas e manter alunos?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Curricularização da Extensão: atrair matrículas e manter alunos?

Na 6° edição do CRMaker Summit tivemos uma palestra sobre “Curricularização da Extensão como Forma de Atração de Novos Alunos”. Na qual Wille Muriel, Diretor Executivo na Carta Consulta, veio com o objetivo de mostrar o que é a curricularização para o setor educacional. 

Para entendermos melhor sobre o tema, você verá no artigo abaixo os principais pontos abordados na palestra. 

Uma instituição precisa se atentar as novidades de mercado para promover a melhor experiência para o seu público. Dito isso, o MEC propôs uma resolução para que as instituições de ensino consigam melhorar a captação e a permanência de alunos.  

O que é curricularização da extensão:  

Quando falamos de curricularização da extensão, aposto que esse assunto não causa estranhamento para você. Possivelmente já deve ter visto sobre o assunto nas redes sociais, blogs, webinars, podcasts ou até mesmo ouvido nos corredores da sua IE. Tudo isso se dá por ser um assunto de adaptações e mudanças para a IE e que está dividindo muitas opiniões. 

A curricularização da extensão está sendo um tema bem desafiador para as Instituições de Ensino Superior no Brasil. Devido as especificações necessárias impostas pelo MEC para a regularização desta ação, e cumprimento com os prazos previstos. Isso porque a resolução foi publicada em 7 de dezembro de 2018 para poder regular o Plano Nacional de Educação. 

Mas você deve estar se perguntando, qual é a relação das novas práticas de Curricularização da Extensão com a Captação e Permanência de alunos? Tem tudo a ver! E é sobre isso que vamos trazer nesse artigo. 

Mas antes de aprofundar nesse contexto, é importante entender melhor sobre o conceito da Curricularização da Extensão

Confira um pouco mais sobre esse assunto, vamos lá? 

Contextualizando Extensão 

Extensão são práticas e ações realizadas por todas as IES. Principalmente para o desenvolvimento dos alunos e para cumprir com seu compromisso com todos os âmbitos da sociedade. Em suma, podemos dizer que é um braço da universidade na sociedade e o braço da sociedade na universidade, sustentado pelo tripé: aluno, universidade e sociedade. 

É importante trazer ainda que são projetos e ações promovidas para proporcionar uma ampliação do conhecimento que possibilitam aplicar na prática o conhecimento dos alunos. Fortalecendo assim, seu desenvolvimento profissional através de projetos e ampliando a visão de mundo. 

Ela é uma complementação das atividades, mas não possuía uma carga exclusiva de dedicação nas instituições. O que por muitas vezes acabava não ocorrendo uma dedicação ou até mesmo uma visão expansiva sobre o assunto. 

Após a nova resolução o que mudou? 

As IE’s no Brasil já aplicavam em seu dia a dia essa prática, mas, agora existe um espaço maior de créditos dedicados a estas ações. Que passa a ser de no mínimo 10% dos conteúdos, com priorização da área social. 

Com isso, a Extensão passa a ser uma metodologia vinculada a matriz curricular da universidade, dada como uma disciplina obrigatória para a formação do aluno. Bem como, proporcionando tanto para os alunos e IE’s quanto para a sociedade um ganho de conhecimento. 

Por mais que pareça um assunto totalmente voltado para uma regularização acadêmica, essa ação vai além. E pode agregar muito para uma IES se tornando um forte aliado para fortalecer seu posicionamento de marca e visibilidade. Assim contribuindo para a captação de novos alunos e também diminuir a evasão no cenário educacional. 

E como isso é possível? 

É possível se adaptar a essa metodologia atrelando as ações e compromissos da extensão com o Know-How de todos os times da sua IE. Como por exemplo, o marketing e o setor de relações públicas e comercial, para que assim possam planejar e traçar estratégias assertivas de comunicação, veiculação nas mídias sociais. E também alavancar parcerias de sucesso para essas atividades, de forma que alcance maior visibilidade e com isso impactando o maior número de pessoas possíveis.  

Além disso, é necessário promover a divulgação dessas ações com registros, vídeos, materiais e dados estatísticos. Também é importante dedicar um espaço exclusivo no site da sua instituição. Isso contribui para despertar o interesse e aproximar aqueles que buscam ingressar no ensino superior. Por isso, use ao seu favor! 

Lembre-se, quem não é visto não é notado. 

Um dos grandes pesquisadores mundiais usou uma pequena fórmula para sintetizar toda essa ação que estamos analisando aqui. Você já ouviu falar sobre a fórmula V = B – C

Considerado o pai do marketing, Philip Kotler, resumiu bem essa geração de valor através dessa fórmula, onde “V” significa valor, “B” benefício e “C” custo. Ou seja, a empresa que irá apresentar o maior valor a seus clientes será aquela que puder apresentar maior diferença entre custos e benefícios.  

Assim, podemos associar esse como um encaixe perfeito no cenário educacional. Onde a atuação da Extensão universitária na sociedade, faz com que desperte a vontade dos futuros alunos em pertencer e também imaginar a sua participação nessas iniciativas. E, provavelmente a sua IE será lembrada no momento de escolha destes candidatos. 

Além disso, trazendo a visão para dentro da instituição. Os alunos ao participarem das atividades e ações, se sentirão mais atraídos pelo dinamismo e consumo de novos conhecimentos atrelando a teoria com a prática.   

Com isso, esse engajamento será fundamental para a permanência do mesmo na sua instituição,. Visto que os benefícios serão muitos e será refletido na satisfação de desenvolvimento profissional, na aproximação e relacionamento com colegas, professores e universidade. 

Você pode se aprofundar mais sobre o assunto assistindo a palestra Curricularização da Extensão como Forma de Atração de Novos Alunos

A CRM Educacional está sempre atenta as novidades e necessidades do mercado educacional. Por isso estamos sempre trazendo diferentes formas de ajudar você no processo de otimização da sua IE. Afinal, o sucesso do nosso cliente é a diretriz principal do nosso negócio.   

Por fim, deixo o nosso convite para você nos seguir nas nossas Redes Sociais (YouTube, Linkedin e Instagram) e ficar por dentro de estratégias e insights exclusivos do mercado educacional.  

Produzido por Raphaela Nunes.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.