(31) 2531-3161
WhatsApp
Início » Blog » O papel do CRM Educacional no controle financeiro da sua IES

O papel do CRM Educacional no controle financeiro da sua IES

Publicado em 10 dezembro 2018 e escrito por

O controle financeiro é indispensável para toda e qualquer instituição de ensino que tem a ambição de cumprir a sua missão institucional, atingindo os objetivos e metas estabelecidos.

Por isso, o foco deste post será o controle financeiro da IES por meio do CRM educacional, uma ferramenta importantíssima que funciona como uma espécie de bússola para o desempenho financeiro da organização. Confira!

O que é controle financeiro?

O controle financeiro deve ser entendido dentro do contexto mais amplo do planejamento financeiro. Primeiro a organização fixa seus objetivos a curto, médio e longo prazo e depois estabelece metas, que funcionam como uma espécie de percurso entre o lugar em que estamos agora e o que queremos ocupar no futuro.

A função do controle financeiro é assegurar que o desempenho da empresa está indo conforme o planejado. Em outras palavras, precisamos monitorar se a instituição de ensino está gastando muito ou investindo pouco, por exemplo, sempre à luz da missão e dos objetivos da organização, é claro.

Qual é a importância do controle financeiro da IES?

O controle financeiro é um grande desafio para instituições de ensino devido ao alto volume de dados gerados pelas movimentações financeiras que compõem o seu fluxo caixa.

Quando realizamos o lançamento de pagamentos recebidos, a receber, realizados, custos e despesas de forma manual, aumentamos significativamente o volume de trabalho e a probabilidade de ocorrência de erros de digitação e falhas humanas, o que, por sua vez, pode trazer prejuízos inestimáveis para a escrituração contábil e fiscal da organização.

Além disso, estamos falando de um segmento em que muitos imprevistos podem aparecer quando tiramos o planejamento do papel.

É possível, por exemplo, que uma lei seja aprovada aumentando o piso salarial de professores universitários em determinado Estado, o que elevaria, naturalmente, os custos da instituição de ensino. Assim, os gestores precisariam rever o plano financeiro do ano ou do semestre.

Podemos pensar, ainda, em uma crise econômica grave que venha a aumentar o número de alunos inadimplentes, fazendo com que a gestão passe a contar com menos recursos do que havia previsto. Mais uma vez o bom controle financeiro permite que o gestor identifique o problema e modifique o percurso para ultrapassar o obstáculo.

Como a tecnologia pode ajudar?

De modo geral podemos dizer que a tecnologia é responsável por uma grande revolução no controle financeiro de empresas em todo o mundo. É claro que as organizações sem fins lucrativos, como é o caso do Estado e das instituições de ensino, também passaram a usufruir das vantagens proporcionadas pelas soluções tecnológicas.

A primeira grande vantagem de contar com o auxílio da tecnologia é a automação de tarefas administrativas, permitindo que a organização possa funcionar com uma equipe mais enxuta e com processos mais eficientes, já que a conciliação bancária, realização e recebimento de pagamentos, geração de boletos, entre muitos outros afazeres podem ser realizados pelo computador.

Além de diminuir o tempo e o esforço necessário para realizar tarefas mecânicas e repetitivas, a tecnologia também pode ajudar o gestor promovendo a integração de dados vindos de todos os setores da empresa em um só lugar.

Isso é importante para aperfeiçoar o relacionamento com o candidato, aluno ou aluno em potencial e também para que o gestor tenha informações de qualidade aptas a embasar suas decisões diante do financeiro da instituição.

Por que contratar o CRM educacional?

CRM educacional combina o que há de melhor em integração e automação. Ele tem funções próprias para o financeiro, que passa a ser integrado com os demais setores da empresa, como é o caso do marketing.

E o melhor de tudo é que se faltar alguma funcionalidade para realizar o controle financeiro da IES da melhor forma possível, nada impede que o fornecedor crie adaptações para atender às peculiaridades de cada instituição de ensino.

Como você pôde ver, o CRM educacional é um aliado para o sucesso do controle financeiro da IES, promovendo a integração de dados de diferentes departamentos, reduzindo o número de tarefas manuais e otimizando processos.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o nas redes sociais para que mais pessoas conheçam as vantagens do CRM Educacional para IES!

Sobre o autor:

Daniel Antonucci CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias