(31) 2531-3161
WhatsApp
Início » Blog » Como aplicar Inteligência Artificial na retenção de alunos

Como aplicar Inteligência Artificial na retenção de alunos

Publicado em 08 outubro 2020 e escrito por

As mudanças que a pandemia do COVID-19 impôs para todos os mercados foram imensas, principalmente para as áreas operacionais das empresas. A área da educação, como você bem sabe, sofreu um forte impacto e ainda está aprendendo a lidar com um cenário totalmente novo e instável, onde tudo muda a todo momento. 

Diante de toda essa situação, diversas dúvidas e questionamentos acabam surgindo, especialmente por parte dos alunos. Muitos deles estão se sentindo perdidos e precisam de auxílio, orientação e informação.

Um dos problemas que isso gera é a sobrecarga na equipe de atendimento da sua instituição de ensino.  

Por este motivo, a sua Instituição de Ensino Superior (IES) precisa rever sua forma de atendimento aos alunos, e definir uma estratégia de contingência eficiente, para .evitar o crescimento das taxas de evasão dos alunos.  

E é aqui, na definição desta estratégia, que a Inteligência Artificial (AI) entra e pode ajudar a sua instituição de ensino. Continue a leitura deste artigo e descubra como! 

Por que o risco de evasão no ensino superior está tão alto? 

Com a paralisação das aulas presenciais, as instituições de ensino tiveram que se adaptar e adotar o modelo de ensino remoto através de videoconferência. Diante dessas mudanças, alguns alunos entenderam que seu curso presencial passou para a modalidade à distância.  

Por mais que as instituições e professores tenham se esforçado para que os alunos sintam o mínimo de diferença na qualidade das aulas, a percepção dos estudantes é de similaridade com o EAD, e isso acaba gerando dúvidas e inseguranças que a sua equipe de atendimento provavelmente já estão recebendo e tendo que responder.  

Veja alguns exemplos de questionamentos que sua equipe deve estar recebendo: 

  • Qual é a validade do diploma? 
  • O que acontece com as aulas práticas que não são ministradas neste período? 
  • Quando as aulas práticas serão ministradas? 
  • Qual é o período de pagamento das mensalidades se eu ficar sem renda? 
  • Como será ajustado o valor das mensalidades (e se ele será reduzido, já que os estudantes entendem como a adoção de um modelo EaD — mesmo não sendo o caso)? 
  • Quando as aulas presenciais voltam? 
  • Qual o posicionamento da IES nesse momento? 
  • Como serão as aulas no próximo semestre? 
  • Como utilizar as plataformas virtuais? 
  • Existe risco do semestre ser cancelado? 
  • Como eu me comunico com os professores na plataforma? 
  • etc. 

Todos esses questionamentos refletem o mesmo problema: a incerteza sobre o futuro e a insegurança que os alunos, assim como maioria da população, enfrentam nesse momento. 

Em horas como essa, as decisões precipitadas, como trancar o curso por exemplo, podem ser tomadas. A menos, é claro, que sua instituição de ensino ajude seus alunos a superarem os problemas. 

Como o CRM Educacional ajuda nesse cenário? 

 
É aqui que entramos na solução em si. Estamos vivendo na revolução industrial 4.0, na qual as máquinas são para nós uma extensão da realidade, capaz de automatizar aquilo que no passado poderia nos custar dias, meses ou até mesmo anos de trabalho. 

Para você visualizar melhor a solução em si, pense em todas as vezes que precisou entrar em contato com uma lista de alunos para atualizar informações básicas de cadastros. 

Agora, imagine que a sua equipe vai entrar em contato com cada um desses alunos para saber o que está acontecendo na vida deles e, depois disso, ela vai atualizar os dados de um por um, para, por último, analisar se eles precisam de soluções particulares para permanecer na sua instituição. 

É uma tarefa que recorrente e que precisa de dedicação e que vai demandar um bom tempo de trabalho da sua equipe e que muito provavelmente, vai oferecer informações desnecessárias e sem sentido sobre seus alunos. 

Muito esforço por nada. 

A parte boa disso tudo é que, com todas as tecnologias de captação e análise de dados, conseguimos alcançar mais resultados, descobrindo novas formas de obter e monitorar resultados de forma rápida, eficiente e sem o gasto exaustivo de horas de trabalho. 

Estamos falando do uso de técnicas de machine learning (aprendizado das máquinas sobre o comportamento dos usuários) que estão sendo utilizadas para a escolha e adaptação das melhores soluções para cada situação. Utilizando dados gerados a partir de comportamentos comuns das pessoas, quando registrados. 

Os modelos preditivos são funções matemáticas capazes de identificar padrões de comportamento e dessa maneira, apresentar dados capazes de gerar insights poderosos, que vão ajudar a sua instituição de ensino a conseguir a permanência dos alunos

E claro, que todos os modelos funcionam a partir de buscas constantes da melhoria da experiência do usuário para alavancar os resultados institucionais. 

E com isto, queremos colocar de forma prática como a inteligência artificial é capaz de auxiliar no enriquecimento de dados da sua instituição de ensino, e consequentemente, auxiliar na melhoria da elaboração de estratégias, tomadas de decisões e até mesmo na realização de tarefas pesadas que não necessariamente geram resultados. 

O software da CRM Educacional é capaz de relacionar as informações prévias dos atuais e futuros alunos, para saber a jornada completa do aluno, desde o momento em que o candidato faz a inscrição, a probabilidade dele se matricular e analisar o momento mais crítico de possibilidade de evasão do aluno na instituição. 

Através das dimensões Geográfica, Acadêmica, Financeiras e Comportamental é possível integrar todas as informações estratégicas em uma plataforma de gerenciamento do relacionamento e estabelecer as melhores estratégias em cada caso e de acordo com o posicionamento da sua IES no mercado.  

Descubra agora como reter alunos com o CRM Educacional. 

Sobre o autor:

Jade Nascimento Analista de Marketing Digital na CRM Educacional.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias