(31) 2531-3161
WhatsApp
campanha de incentivo

Campanhas de Incentivo Para Indicações de Candidatos

É uma tarefa desafiadora para as instituições de ensino encontrarem novos alunos para o próximo ano letivo. Sabemos que as IEs precisam dispor de várias ações de marketing para se destacarem em um mercado tão competitivo quanto o educacional, que conta com vários concorrentes diretos e indiretos. 

Para isso, uma campanha de indicação pode ser o instrumento certo para você atrair mais alunos! 

O que é uma campanha de incentivo?  

Uma “campanha de indicações”, ou “member get member”, é uma ótima forma de incentivar que os seus alunos façam indicações para outras pessoas e contribuam para o aumento de leads qualificados.  

De uma forma muito genérica, nada mais é que um tipo de estratégia de fidelização em que você garante benefícios e vantagens ao aluno que indicar uma outra pessoa para uma nova matrícula. Essa é uma fórmula cada vez mais usada nas instituições de ensino, tanto de ensino básico, quanto ensino superior. 

A indicação é uma forma muito perspicaz de se conseguir novos clientes, já que o futuro aluno conhece a instituição por um voto de confiança de alguém que já estuda e pode dar boas referências sobre a instituição. 

Fazer uma boa campanha nessa estratégia pode gerar bons resultados, mas, para potencializar isso, o ideal é tornar essa prática em um esforço ativo por parte da Instituição. 

Antes de adotar essa campanha de incentivo, é importante avaliar se a sua IE está no nível de maturidade ideal. Mas o que isso quer dizer?  

Conhecer bem sua persona e fazer um bom planejamento são passos importantes para que sua instituição tenha sucesso nesta iniciativa. Não adianta criar uma campanha rasa e esperar bons resultados. Sua instituição deve avaliar o valor percebido por seus alunos e qual a opinião deles sobre a experiência com a instituição. Esse é uma etapa importante antes de se pensar na concessão de benefícios.  

Além disso, sua instituição também deve avaliar que tipo de vantagens irá oferecer para seus alunos e se essa vantagem vai fazer sentido para eles, ou seja, quanto a recompensa motivará sua base de alunos para que eles participem ativamente da campanha.    

Além da pesquisa sobre a percepção de valor, obtenha dados importantes como informações sobre interesses, hobbies, etc.. Com isso, ficará mais fácil conhecer quais retribuições poderão gerar mais valor para seu público. Importante também considerar quais canais de divulgação serão melhores para se comunicar com seu público. Quanto mais informações a sua equipe tiver nesta etapa de planejamento, mais efetivas serão suas campanhas.  

Sua instituição pode aproveitar do poder da internet e das redes sociais para potencializar sua campanha de indicação. Tem sido cada vez mais comum a realização de parcerias com digital influencers para divulgação da marca e ações promocionais. Conhecer seu público permite também compreender quais parcerias digitais fazem mais sentido e ser assertivo nessa escolha pode potencializar os resultados, já que é comprovada a eficiência de recomendações realizadas pelos influencers em ações promocionais.  

Se você precisar de uma ajuda para definição de suas personas, aqui temos um ótimo artigo falando sobre este tema:  Personas – 4 passos para conhecer o perfil do seu futuro aluno   

Cases de Sucesso de Campanhas de Incentivo 

Existem grandes empresas utilizando o marketing de indicação para atrair mais clientes, temos ótimos exemplos de cases de sucesso como a Uber e Ifood. 

A Uber, empresa de aplicativo de viagens e agora também de delivery de alimentação, a Uber Eats, oferece um código para presentear os amigos quando realizam a primeira viagem e/ou primeira entrega. Também oferecem desconto quando você indica o aplicativo para algum conhecido. 

A mesma ação é promovida pela Ifood, que também oferece um cupom com valor em créditos para o amigo que você indicar e, quando ele usar, você receberá um valor para ser utilizado como desconto em próximos pedidos. 

Dessa forma, os três lados saem ganhando: a empresa, o cliente e amigo indicado.  

Vantagens da instituição de ensino quando estabelece uma uma campanha de incentivo às indicações de novos alunos:

• Promover a relação de confiança com a marca e seus alunos; 

• Aumentar a fidelização dos alunos matriculados 

• Promover a credibilidade da IEs na comunidade 

• Diminuir o custo de aquisição de novos alunos  

• Aumentar taxas de conversão, já que uma pessoa que recebe indicação tem mais chances de concretizar a matrícula. 

• Aumentar número de matrículas com o resultado das ações de indicação. 

E como O CRM Educacional pode te ajudar nessa estratégia? 

  • Cadastro de Cupons de Desconto 

O CRM Educacional possibilita o cadastro dos cupons de descontos que sua instituição irá disponibilizar para essas ações. É possível cadastrar cupons personalizados, para que eles sejam utilizados pelos candidatos que receberem as indicações. Por exemplo: Cadastrando um cupom de desconto que será utilizado em uma ação de parceria com um influenciador digital, as pessoas que forem impactadas por esta ação e quiserem aproveitar o benefício, utilizará este cupom na inscrição do vestibular.  

É possível cadastrar diferentes tipos de cupons de desconto, definir validade, quantidade de utilização, etc… 

  • Portal de Inscrições Integrado 

 O Portal de Inscrições Integrado é pensado para oferecer ao candidato uma boa experiência durante a jornada de inscrição, por meio de recursos responsivos e adaptáveis, diminuindo a perda de candidatos na etapa de inscrição.  O candidato poderá informar o cupom de desconto que recebeu em alguma ação promocional e sua inscrição estará vinculada ao resultado daquela estratégia de captação.  

Além disso, é possível disponibilizar um campo na inscrição para o candidato inserir a informação de quem o indicou. Com esse campo, o portal é capaz de consultar uma fonte de dados para validar se aquela indicação é válida e também vinculará esta inscrição no resultado da estratégia da captação. 

  • Acompanhar as estratégias

O CRM Educacional possui diversos relatórios e dashboards que permitem acompanhar a evolução de suas estratégias e os resultados obtidos com cada ação, incluindo as campanhas de indicação e a utilização dos cupons de desconto.  

É possível identificar quais dessas ações contribuíram mais significativamente para o resultado da campanha e todo esse processo acontece automaticamente.  

Então, não perca tempo! Se você quer conhecer melhor como o CRM Educacional pode auxiliar nas estratégias de marketing da sua IES, clique aqui e conheça mais sobre essa tecnologia. 

Produzido por Mariana Leno, Agente Comercial na CRM Comercial 

Linkedln: https://bit.ly/2T4Gho4

Sobre o autor:
Convidado
Mais Recentes
COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias