(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Evasão de alunos: como implementar ações rápidas e efetivas na sua IE

Evasão de alunos: como implementar ações rápidas e efetivas na sua IE

Publicado em 16 junho 2020 e escrito por

A evasão de alunos é algo que tem deixado qualquer instituição de ensino preocupada neste momento em que vivemos um cenário de tantas incertezas, tomadas de decisões que se tornam mais difíceis a cada momento.

Para que as instituições de ensino consigam manter seu posicionamento de mercado e minimizem o número de evasões, agora é o momento de implementar medidas de maneira eficiente e ágil. 

Pensando na sua instituição, elencamos dicas que podem te ajudar a solucionar alguns desafios. Confira abaixo:

Como a minha instituição precisa agir neste momento?

Para atuar em momentos difíceis e instáveis como este é necessário começar pelo simples e entender todas as possibilidades deste novo cenário. Com isso, será possível definir melhor as ações que sejam capazes de reduzir as evasões.  

Todas as instituições devem estar atentas e acompanhar como o mercado está agindo. Por isso, com um CRM a sua instituição detecta com mais agilidade uma necessidade de mudança ou de adaptação, conseguindo colocar em prática ações efetivas que irão mitigar resultados negativos.  

Por isso resolvemos trazer essas dicas práticas para que você tome as melhores decisões para a sua instituição para combater à evasão de alunos

E por onde eu começo?   

Para agir de forma inteligente, pare tudo que está fazendo e faça um planejamento estratégico que direcione toda sua força de trabalho em ações que reduzam os riscos provocados por este cenário.

Vamos lá! 

  • Relacionamento com o aluno

Já citamos isso em outros artigos aqui no blog, mas não podemos deixar de citar que um dos primeiros e mais importantes passos para mostrar que a sua instituição de ensino tem empatia com o que os seus alunos estão passando, a melhor resposta é criar um relacionamento cada vez mais próximo e mais personalizado.  

Por isso, deixe sempre é extremamente importante que a instituição abra canais de comunicação e se comunique de forma clara, simples e objetiva. Agora o essencial é se aproximar ainda mais dos seus alunos, mostrando que a instituição compreende o momento e vai viabilizar a continuidade dos estudos.   

Faça isso de forma simples, objetiva, pelos meios de comunicação que o seu público usa através de equipes de  Customer Success e Suporte de qualidade.

  • Ofereça aulas remotas 

Mesmo que ainda não exista uma data definitiva para o término da pandemia, ou até mesmo uma flexibilização, sabemos que as aulas presenciais estão suspensas por tempo indeterminado.  

Sendo assim, cada instituição de ensino precisa esclarecer para os seus alunos e potenciais alunos como as aulas remotas funcionarão. Como não estamos acostumados com esse formato de aula é muito importante que cada instituição disponibilize aos alunos todas as informações e suporte necessários que ajudem no uso da plataforma, metodologias e acesso aos materiais.  

  • Estratégia de envolvimento do corpo docente e discente 

Neste momento os professores estão em uma posição muito estratégica para a instituição de ensino, eles possuem um papel fundamental na comunicação entre a instituição e os alunos, fazendo toda a comunicação.

E para que eles tenham essa posição estratégica de apoio é importante mostrar que a instituição está aberta a ideias, sugestões e melhorias.  

  • Atenção na educação básica 

Neste momento a educação básica deve ficar atenta ao relacionamento mais próximo tantos da direção como dos professores com os responsáveis pelos alunos.  

Dica da CRM: 

Com o objetivo de ajudar as instituições de ensino a enfrentarem esse cenário, a CRM Educacional juntamente com convidados, está realizando lives e webinars semanais. As nossas lives estão disponíveis no IGTV, no Instagram @crmeducacional e os webinars estão em nosso canal no You Tube

Quais erros podemos evitar neste momento: 

O que você não deve fazer: 

  • Não ser transparente com os alunos e corpo docente, 
  • Não se posicionar, 
  • Não estar presente nas redes sociais,
  • Não criar um relacionamento de confiança com seus alunos 
  • Não envolver todos os colaboradores em suas ações. 

Como eu devo me preparar quando a pandemia acabar? 

É importante que a sua instituição de ensino tenha planejamento de médio prazo, ou seja, 1 semestre à frente, para estar preparada para o momento que o distanciamento social acabe, mesmo que ele aconteça de forma gradativo.  

Sobre o autor:

Jade Nascimento Analista de Marketing Digital na CRM Educacional.

COMPARTILHE: