(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Evasão de alunos: ações rápidas e urgentes

Evasão de alunos: ações rápidas e urgentes

Publicado em 16 junho 2020 e escrito por

É certo que qualquer instituição de ensino deve diariamente combateà evasão. 

É uma prática fundamental para manter as instituições de ensino competitivas, e podemos ver em um cenário de tantas incertezas causado pela pandemia do Coronavírus, os impactos sentidos no setor de educação e a consequente necessidade de se criar medidas para combater à evasão, de forma rápida e ágil.  

É sobre isso que vamos falar no blog post de hoje, confira! 

 

Como as instituições devem atuar em momento de crise 

Para atuar em momentos difíceis como este é necessário começar pelo simples e básico e entender as informações essenciais. Com isso, será possível definir melhor as ações que sejam capazes de reduzir as evasões.  

Todas as instituições devem estar atentas aos movimentos do mercado, mesmo que sejam bem sutis. Por isso, é preciso entender que a agilidade faz toda diferença nesse momento, ou seja, o quanto antes for detectada uma necessidade de adaptação, mais rapidamente a instituição de ensino pode colocar em prática e minimizar os potenciais impactos negativos.  

Outro ponto importante, é planejar ações preventivas e corretivas, visto que é fundamental agir tanto sobre crises que podem ser previstas quanto às que não podem, como a chegada do Coronavírus.   

Uma referência foi o fato de que a China foi a primeira a declarar suspensão das aulas, ou seja, uma medida preventiva que pelos outros países foi praticada posteriormente. A grande verdade é que quase ninguém esperava que o vírus fosse transmitido tão rapidamente.   

Por essa razão, uma das grandes preocupações agora está na criação de medidas práticas para combater à evasão de alunos. 

 

E por onde começar?  

  • Pesquisa de satisfação:  

           A sua instituição deve definir indicadores que irá mensurar na sua pesquisa de satisfação como: conteúdo, plataforma, qualidade do professor, e gerar um link de compartilhamento e enviar os seus alunos para que façam uma avaliação. O CRM Educacional pode te ajudar, enviando pesquisas NSP para todos seus alunos. 

 

  • Renegociação: 

Desenvolver processos de renegociação com alunos que possuem essa necessidade. É importante estar atento aos comportamentos dos alunos e o CRM Educacional pode te ajudar com predição de evasão, avisando se o aluno está prestes a deixar a sua Instituição de Ensino.   

Além dessas medidas, preparamos dicas práticas no combate à evasão de alunos. 

 

Ações práticas de combate à evasão de alunos 

Para agir de forma inteligente e reduzir os riscos deste cenário é importante direcionar os esforços de todos. Para te ajudar, veja os pontos que não devem ficar de fora:  

DEFINIR O PROBLEMA -> MAPEAR INFORMAÇÕES RELEVANTES -> CENTRALIZAR A COMUNICAÇÃO -> ENVOLVER TODO O QUADRO DE FUNCIONÁRIOS -> DEFINIR ESTRATÉGIAS INTELIGENTES 

 

  • Melhore o relacionamento 

Um dos primeiros passos para manter demonstrar que a instituição de ensino entende o que os seus alunos estão sentindo, é estreitar o relacionamento.  

Por isso, é extremamente importante que a instituição abra canais de comunicação e se comunique de forma clara, simples e objetiva. Agora o essencial é se aproximar ainda mais dos seus alunos, mostrando que a instituição compreende o momento e vai viabilizar a continuidade dos estudos.   

 > Você pode fazer isso através de um atendimento de qualidade e um suporte que transmita a percepção de acolhimento. Logo, mantenha a comunicação direta e constante com os seus alunos.  

 

  • Disponibilize aulas online 

Mesmo que ainda não exista uma data definitiva para o término da pandemia, ou seja, as aulas presenciais estão suspensas por tempo indeterminado.  

Sendo assim, a instituição de ensino esclarece como as aulas online funcionarão e fazendo isso, evita futuras insatisfações, além de incentivar o engajamento dos alunos. Além disso, é essencial que a sua instituição ofereça todo o suporte e disponibilize tutoriais que ajudem no uso da plataforma, metodologias e acesso aos materiais. 

É importante lembrar que o semestre não acabou e que o aluno não deve ter a impressão de que está “perdendo o ano”. 

 

  • Envolva o corpo docente e os colaboradores 

Os professores possuem um papel fundamental entre a instituição de ensino e seus alunos, por isso, neste momento eles precisam ter uma posição muito estratégica de apoio  

É importante esclarecer que nada é concreto e que este é um momento de adaptação, e por isso, é preciso mostrar que a instituição está aberta a ideias, sugestões e melhorias. 

Como gestor, é fundamental estar atento ao processo de adaptação tanto dos alunos quanto do corpo docente. Uma maneira de ajudá-los, é realizando videoconferências periódicas com seus professores, para recolher feedbacks e ao mesmo tempo, se colocar à disposição para resolver problemas e desafios que possam estar enfrentando. 

 

  • Atenção na educação infantil 

Se a sua instituição atende o segmento de educação infantil, a sua atenção deve ser redobrada. A instituição e os pais devem ser parceiros nesse momento, nesse caso, a dica é criar conteúdo lúdico e criar e criar uma agenda para os pais.   

 

  • Flexibilização 

Devido ao momento econômico do país, muitas empresas estão demitindo e consequentemente alunos e pais de alunos ficarão desempregados, elevando a inadimplência. Em função disso, é importante flexibilizar as políticas de pagamento ao máximo possÍvel(dentro do cenário econômico da instituição). 

Outra questão que as instituições estão enfrentando é o volume alto de solicitações de isenção, renegociação e cancelamentos além da capacidade de atendimento e acaba prejudicando a qualidade do serviço prestado. Diante disso, muitas propostas acabam não sendo registradas da forma que se deveria,  

Resultando, além das evasões inevitáveis, casos que poderiam ser reversíveis e que se perdem pela falta de uma ferramenta especializada, que auxilie na organização e uma melhor gestão dos atendimentos dos alunos 

 

Dica de conteúdo complementar: 

Com o objetivo de ajudar as instituições de ensino a enfrentarem esse cenário, a CRM Educacional juntamente com convidados, está realizando uma série de lives que acontecem no Instagram da CRM e webinars semanais. As nossas lives estão disponíveis no IGTV, no Instagram @crmeducacional e os webinars estão em nosso canal no You Tube! 

 

Erros cruciais nesse momento de crise 

Vimos anteriormente dicas para combater à evasão, agora veremos o que não fazer: 

  • Ser inflexível 
  • Não ser claro com os alunos e corpo docente 
  • Demorar a se posicionar 
  • Não estar presente nas redes sociais 
  • Não dialogar com seus alunos 
  • Não ter um home office de qualidade 
  • Não envolver todos os colaboradores em suas ações 
  • Estabelecer modelos rígidos de negociação 

 

Se você se identificou com algumas dessas ações, é hora de começar a se adaptar. 

 

Como se preparar para o momento pós-crise 

Sabendo que a pandemia não tem uma data final, é importante termos um planejamento de médio prazo sobre o que será feito após o isolamento social, mesmo que este seja gradativo.  

Aproveite as experiências que fomos forçados a vivenciar durante este período para rever o produto, comunicação e posicionamento.  

 

Já que o foco é construir estratégias tanto para combater ao COVID-19 quanto continuar captando alunos, separamos alguns conteúdos que podem te ajudar ainda mais: 

Sobre o autor:

Jade Nascimento

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias