(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

A Importância de um Sistema CRM para Instituições de ensino

A Importância de um Sistema CRM para Instituições de ensino

Publicado em 03 abril 2020 e escrito por

No ambiente corporativo a sigla CRM é bastante familiar, principalmente quando se trata de um time de vendas. No entanto, isso não significa que seja restrita apenas a esse universo. Afinal, também existe uma solução de CRM para universidades e faculdades no mercado. 

Cada vez mais faculdades do Brasil já utilizam um sistema de CRM especializado. Se aplicado de forma correta, a gestão do relacionamento pode gerar frutos positivos para as faculdades e universidades e facilitar a interação com os seus candidatos e alunos. 

Esse tipo de solução pode proporcionar um aumento de resultados considerável para os objetivos de captação de alunos e crescimento da universidade. Basta contar com a melhor ferramenta e saber como utilizá-la para potencializar suas metas. 

No artigo a seguir, você entenderá melhor porque um CRM para universidades é uma escolha importante para o seu sucesso. Boa leitura! 

 

O que é CRM? 

 

O gerenciamento do relacionamento com clientes (Costumer Relationship Management — CRM) é um conceito que estabelece o cliente como parte central da estratégia de um negócio, e que busca agregar maior valor percebido por ele durante todo o processo de atendimento, prestação de serviço, venda de produto e pós-venda. 

O CRM depende muito de uma eficiente coleta de dados sobre os clientes e o registro constante das interações que eles têm com a empresa. Sempre que houver um contato para esclarecer uma dúvida, fazer um elogio ou reclamação, tudo deve ser registrado em um histórico. 

E por lidar com uma grande variedade de informações, é fundamental a utilização de programas ou sistemas específicos para isso. Hoje já existem várias soluções disponíveis para este fim, que podem ser customizados de acordo com a realidade das empresas do mercado em geral. 

Esse conceito pode ser trazido também para o ambiente educacional. É extremamente aconselhável adotar um sistema CRM para faculdades e universidades, dando aos alunos a posição de “clientes” e proporcionando à organização de ensino a aplicação de processos mais profissionais e eficientes nas interações com os estudantes. 

Quais são os principais benefícios do sistema CRM para a faculdade? 

As organizações que se preocupam com a correta administração da relação com os alunos tendem a perceber os mesmos benefícios das empresas de outros segmentos. São eles: 

Melhoria dos processos internos 

O principal objetivo é melhorar a qualidade percebida pelo público final. A atenção e os cuidados em relação ao gerenciamento do relacionamento com os alunos permitirão que a instituição reveja constantemente seus processos de atendimento, sempre observando novas oportunidades de melhorias neste aspecto. 

Diferencial competitivo 

Bastaria fazer uma pesquisa de satisfação com alunos de diversas organizações para perceber um sentimento comum de ser tratado apenas como mais um número, mais uma matrícula. Por isso, a instituição que se dedicar a correta aplicação dos conceitos de sistema CRM para faculdades vai se destacar em relação aos concorrentes, com grandes chances de se posicionar à frente no mercado que atua. 

Melhor gestão da informação 

Em seu nível mais básico, um sistema de CRM para faculdades consiste em coletar todas as informações importantes de cada aluno e armazenar de forma organizada. A utilização de softwares e sistemas próprios torna esses dados facilmente acessíveis para acompanhar os detalhes de cada atendimento ao longo do relacionamento entre estudante e escola. 

Fomentar ações de marketing 

A partir de informações corretas e detalhadas, fica muito mais fácil implementar ações de marketing de forma pontual e personalizada. Imagine que ao fazer um levantamento do banco de dados você identifica que 70% de seus alunos residem nos bairros X, Y e Z de sua cidade. Então, uma ação de publicidade específica para esse local poderá atrair novos estudantes. 

Member get member 

Assim como no mundo corporativo, um cliente satisfeito é a melhor propaganda de um produto. No ensino não é diferente, sobretudo porque a escolha de um curso e de uma faculdade é uma das escolhas mais importantes na vida de uma pessoa. Por isso, zelar pelo eficiente relacionamento com os alunos faz com que a instituição faça parte de sua história. E ele certamente indicará outros estudantes ou até mesmo poderá voltar para complementar os estudos em pós-graduação, mestrado ou cursos extracurriculares. 

Como escolher um bom CRM educacional? 

Gostou de todos os benefícios que um CRM para universidades pode trazer para a sua instituição de ensino? Então, é importante lembrar que eles somente estão ao alcance de quem opta por uma solução de qualidade. É preciso saber quais critérios levar em consideração ao fazer a sua escolha. 

Quer ajuda nisso? Confira a seguir os principais quesitos que você deve avaliar ao contratar um CRM educacional: 

  1. Funcionalidades disponíveis

O grande atrativo de um CRM para universidades é poder contar com funcionalidades que atendam às suas necessidades. Como na contratação de qualquer ferramenta, você precisa ter atenção aos recursos que ela traz e se eles ajudarão você. 

Nesse ponto, é fundamental ter atenção para o que é básico e o que é extra. Analise as opções do mercado considerando o quanto você pode investir e espera de retorno a partir dessa contratação. 

  1. Geração de relatórios de metas

Uma das vantagens de contar com um CRM para universidades é poder estabelecer metas e acompanhar o quanto você consegue se aproximar delas ao longo de determinado período. É ainda mais valioso poder gerar relatórios completos com foco nos resultados obtidos por sua instituição de ensino. 

Ao escolher a melhor ferramenta para o trabalho, não se esqueça de consultar como ela trabalha com a geração de relatórios. Veja o quão personalizáveis eles são e se conseguem reunir os indicadores que são importantes para você. 

  1. Tempo de implantação

O quanto antes você puder começar a aproveitar os benefícios de um CRM para universidades, melhor. Portanto, ao escolher a solução mais adequada para as suas necessidades, procure saber quanto tempo costuma durar a implantação.

Trata-se de um processo convencional a qualquer contratação de ferramenta integrada como essa. No entanto, certas opções do mercado são capazes de começar a funcionar muito mais rapidamente, proporcionando mais vantagens a você. 

  1. Suporte e consultoria disponíveis

Para que o seu investimento em um CRM para universidades se justifique plenamente, é fundamental que você saiba como utilizar todas as funcionalidades que ele traz. Contar com o apoio de um suporte ou de uma consultoria pode ajudar muito nisso. 

Então, ao avaliar possíveis soluções desse tipo para a sua instituição de ensino, procure saber da disponibilidade de um suporte acessível via múltiplos canais ou até mesmo uma consultoria que aponte os melhores caminhos a seguir. 

Para muitas faculdades a utilização de um sistema de CRM ainda é um avanço estratégico que não foi alcançado. Essa simples mudança pode resultar na maior permanência dos alunos com a instituição, gerando novas matrículas e promovendo o posicionamento ideal da marca junto a seu público-alvo. Tome uma decisão a favor dos seus resultados e comece a trabalhar com um CRM para universidades. 

Descubra a forma correta para captar novos alunos. Aprenda os métodos mais eficientes clicando neste link! 

Sobre o autor:

Telio Bicalho Bacharel em Sistemas de Informação, possui MBA em Gestão Estratégica de Projetos, MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing. Certificado pelo Project Management Institute como Project Management Professional (PMP), atuante no mercado de educação há 15 anos.

COMPARTILHE: