Como dados sobre empregabilidade influenciam na captação e permanência de alunos?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
BLOG 2

Você utiliza informações do mercado na comunicação para a captação e permanência dos alunos? 

Elas podem ser importantes na conversão daquele seu interessado que está na dúvida sobre qual destino seguir. Ou então para a permanência daquele aluno que está demonstrando tendência em evadir.

Veja um exemplo:

O Índice de Empregabilidade do Ensino Superior, levantado trimestralmente pelo Semesp, mostra que há aumento no valor médio de remuneração dos profissionais com ensino superior. Mas voltando ao mesmo patamar antes da crise econômica deflagrada no país em 2015.

De acordo com o levantamento, a remuneração média dos homens empregados com ensino superior entre 25 a 29 anos. É 119% superior em relação aos empregados com ensino médio. 

No caso das mulheres, essa diferença salarial por escolaridade é de 99%.

Por que estas informações são relevantes na captação e permanência?

Além disso, pode trazer uma visão otimista para aqueles que almejam fazer uma graduação. Ou ainda para aqueles que estão na dúvida se continuam na faculdade ou não, ele ainda retrata um assunto muito atual: a disparidade dos salários entre homens e mulheres.

Ou seja, os dados citados possibilitam duas vertentes de discussão:

1) Profissionais com ensino superior ganham mais que aqueles que não possuem e este índice está aumentando novamente.

2) A diferença salarial entre homens e mulheres ainda existe para profissionais com ensino superior.

Como utilizar estes dados com o público da sua IE?

Se você tem um departamento de carreiras na sua IE. Por exemplo, você pode enviar um e-mail para as escolas de ensino médio oferecendo uma palestra falando sobre a importância da graduação para aumentar as remunerações dos profissionais.

Em outro e-mail, pode ainda citar a diferença salarial entre homens e mulheres (assunto que pode ser tema de redação de vestibulares).

Se não possuir esta disponibilidade, você pode ainda enviar um e-mail marketing com foco em conversão. Mas utilizando o apelo sobre salários maiores para quem possui a graduação. 

Se você tem a segmentação de cursos de interesse do seu público, este e-mail pode ser ainda em nome do coordenador. Mas já aproveitando para explorar um pouco mais o mercado específico daquele curso.

Outra opção ainda é fazer um webinar ou talk show presencial com a participação da sua coordenação acadêmica. E de um representante do mercado discutindo estes índices. Além disso, a participação de alunos (devidamente autorizados pelos pais em caso de serem menores de idade).

Por isso o importante é que você entenda que, independente do formato que escolher. É importante para a sua IE se posicionar como propulsora de informações relevantes e de debates. 

Aqui citamos apenas um exemplo de conteúdo, mas existem inúmeros que podem e devem ser utilizados.

Quer conversar mais sobre este e outros assuntos de captação e permanência? Entre em contato conosco.

CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.