Educação 4.0 e as evoluções tecnológicas nas IE

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
BLOG

A indústria 4.0 marca um novo contexto, que abrange inovações tecnológicas e culturais que estão atingindo desde os públicos mais jovens até os mais velhos. E da mesma forma, pensamos na educação 4.0.

Mas o mercado está mudando, profissões estão desaparecendo e dando lugar a novas ocupações – muitas delas relacionadas a esse novo contexto tecnológico.

E é exatamente devido a essas mudanças de mentalidade, mercado e cultura que a educação está se transformando, juntamente com todo este turbilhão. Assim surge a chamada Educação 4.0.

O que é essa educação 4.0?

É o aprimoramento da educação para a indústria 4.0, que tem sua existência marcada por novas gerações e novos modelos de aprendizado. 

Por isso basta pensar: sua IE está preparando seus alunos para o mundo em constante desenvolvimento no qual estamos vivendo?

Ela está acompanhando o surgimento dos lifelong learners e já sabe o que isso significa para o mercado de educação?

Então se a resposta é não, é hora de começar a pensar em como implementá-la na sua IE.

Para entender um pouco sobre o contexto cultural que está sendo construído pelo desenvolvimento constante da tecnologia. No último “palavra do CEO”, Daniel Antonucci falou sobre o “Mundo VUCA”. Ele complementa bem este conceito e você pode conferir este conteúdo por aqui.

No entanto, a educação 4.0 já é uma realidade e para lidar com todas essas mudanças de contexto, há alguns parâmetros condutores, que são:

  • A conectividade: como poder de acessar conhecimento de qualquer lugar e de várias maneiras diferentes;
  • A inteligência artificial como impulsionadora de padrões de aprendizado e melhoria de fluxos de ensino;
  • Novas mídias (youtube, facebook, instagram, blogs, websites…);
  • Mudanças tecnológicas em velocidade cada vez maior;
  • Necessidade da aquisição de novas habilidades a todo momento.

E como esse novo modelo de educação impacta no funcionamento das IE?

O futuro do aprendizado se enquadra no conceito “Learning by doing” – em português, aprender fazendo. 

Então isso quer dizer que as pessoas estão aprendendo melhor quando praticam o que antes era apenas teoria.

E isso pode ser feito por meio de trabalhos em campo/imersivos, projetos práticos, atividades em grupo. Além disso, exercícios que garantem o desenvolvimento da colaboratividade entre as partes envolvidas e claro, testes e mais testes.

Afinal, um sistema de educação baseado no conceito de cultura maker não pode funcionar como uma receita de bolo. A tecnologia funciona a partir de experiências.

E como os seus alunos estão sendo preparados para este novo mercado?

Para se enquadrar em um contexto empreendedor como a indústria 4.0 é importante que o aluno aprenda teorias e ferramentas em sala de aula. 

Por isso é necessário saber lidar com as pessoas de forma colaborativa, desenvolver competências socioemocionais, se tornar interdisciplinar e saber utilizar a autonomia com inteligência.

A CRM acredita que a base para a transformação da cultura interna das IE para os moldes da educação 4.0 acontece quando o relacionamento com o aluno se torna natural. Além disso, personalizado, ágil e efetivo.

Isso tudo tem a ver com mais do que instalar um sistema de gestão. Tem a ver com a implantação de um novo modo de se trabalhar e se relacionar com o público. 

Então se você quer entender um pouco mais sobre a educação 4.0 e como a CRM Educacional pode te ajudar a se preparar para ela. Então você pode entrar em contato com a nossa equipe por aqui.

Diretor de Marketing e vendas na CRM Educacional, com mais de 15 anos de experiência em tecnologia para gestão de relacionamentos no segmento educacional. Possui formação em Gestão de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduação em Empreendedorismo, Inovação e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Dedica-se a ajudar Instituições de Ensino a profissionalizar seus processos de captação e permanência de alunos e já atuou em mais de 200 das melhores instituições de ensino brasileiras, além de grupos internacionais.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.