(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Matricular mais alunos: um trabalho de monitoramento e relacionamento

Matricular mais alunos: um trabalho de monitoramento e relacionamento

Publicado em 10 junho 2019 e escrito por

Todo o processo de matricular novos alunos envolve muitas fases, desde as micro e macro conversões, ações de estímulo, réguas de relacionamento…até o momento em que o candidato decide estudar na sua IE.

E os resultados não saem aquém do esperado quando a estratégia e as ações da sua IE saem de embasamentos bem desenhados (a partir de dados e informações obtidos facilmente de um sistema CRM, por exemplo).

Mas existe uma linha muito tênue entre o número de inscrições e o número de matriculados.

O fato é que apesar dos termos serem ambos objetivos das IES, inscritos configuram oportunidades e matriculados são conversões finais – o atingimento da etapa final de todo o trabalho de captação de alunos.

Agora pense: o seu número de inscritos já está muito bem trabalhado, os fluxos estão funcionando e o seu setor de atendimento e vendas está com uma longa fila de ligações, os tickets estão surgindo a todo o vapor…mas por fim, não estão acontecendo tantas matrículas assim.

O que será que está acontecendo, afinal?

Em um mercado competitivo como ensino superior privado, temos a sorte – e talvez, em alguns casos, nem tanto assim – de lidar com pessoas que estão quase sempre conectadas (basta pensar no perfil dos jovens e dos jovens adultos), e o uso constante das tecnologias influencia o modo de pensar e o comportamento do consumidor.

Essas pessoas estão procurando por assistênciarápida, eficiente e eficaz, de preferência.

Perante esse fato vale repensar se além de ações de atendimento e captação, os relacionamentos iniciados estão sendo construídos e monitorados – afinal, de nada adianta atender à dúvida do seu lead sobre o valor do curso de engenharia civil e não responder as outras três perguntas sobre horário, modo de financiamento estudantil aceito, avaliações da sua IE no MEC, e assim por diante.

Pense que a simples construção deste relacionamento pudesse significar mais um matriculado na sua IE. O processo de monitoramento das interações dos leads é simplesmente o ponto chave – a raiz de contribuição contínua para a construção de relacionamentos capazes de gerar receita (o que chamamos anteriormente de matrículas).

E como construir relacionamentos consistentes com estes leads? São tantos inscritos!

Parece mais complicado do que parece, mas para isso a sua IE precisa de uma equipe bem organizada, um processo de trabalho alinhado e organizado (o que um sistema CRM pode fazer com sucesso ao tornar as réguas de relacionamentos com os leads disponíveis para todo o setor – ou seja, sem repetição de trabalhos, sem tickets abandonados) e um trabalho de monitoramento constante de interações dos leads com a instituição.

Funcionalidades como filas de ligação, sistemas de disparo de mensagens para resolução de questionamentos simples e/ou avisos sobre provas, valores e datas limite de pagamentos relativos a todo o processo desde a inscrição do aluno até a matrícula também são bem vindos e oferecem bons resultados.

Isso sem falar nas integrações com todas as redes sociais, incluindo o WhatsApp – ou seja, você cada vez mais acessível para o seu lead, e o seu processo de atendimento e condução do inscrito à matrícula cada vez mais simplificado, ágil e produtivo.

É assim que a CRM Educacional trabalha com a captação de alunos: com funcionalidades focadas na melhoria do seu processo. Vamos juntos?

Sobre o autor:

CRM Educacional

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias