(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Por quê renovar seu plano de crescimento juntamente com as mudanças de tendências do mercado educacional?

Por quê renovar seu plano de crescimento juntamente com as mudanças de tendências do mercado educacional?

Publicado em 15 abril 2019 e escrito por

Quando a sua IE se posiciona como um player perante concorrentes maiores e mais conhecidos, é o momento de pensar em como você vai investir, onde você vai investir e quem vai ser responsável por toda a estratégia de crescimento que você já construiu para a instituição, principalmente se o seu objetivo é impulsionar a captação de alunos.

É por isso que logo no início deste ano, falamos sobre planos de crescimento e a importância deles para alavancar o crescimento da sua IE de forma sustentável, ou seja, este plano envolve tudo aquilo o que faz parte do caminhar de empresas de qualquer segmento em direção à assertividade das metas.

Para retomar brevemente, planos de crescimento são planejamentos estratégicos criados com objetivo final de crescimento parametrado em riscos, ganhos e perdas – tudo isso muito claro e bem desenhado para a toda a equipe envolvida e também para os gestores.

Você pode entender mais sobre este conceito neste artigo.

Mas por quê abordar este assunto novamente?

De tempos em tempos, o mercado educacional, assim como qualquer outro setor, passa por mudanças importantes em diferentes níveis. Isso pode ser devido ao período em questão (como por exemplo, início/final de semestres letivos), crises políticas ou socioeconômicas, novas regras aplicadas ao setor de educação e muitos outros motivos.

O período de final e o início de novos semestres letivos, por exemplo, é o momento em que a sua IE aproveita os frutos colhidos pela estratégia trabalhada durante todo o semestre anterior, no que diz respeito a marketing, comunicação, comercial e atendimento. Estes setores são partes importantes do processo de atrair a captação de alunos e é necessário que o trabalho realizado por eles tenha sido pensado e executado em conjunto, com alinhamento responsável entre eles.

Já períodos de crise ou mudanças drásticas no estilo e qualidade de vida dos consumidores podem ser responsáveis por mudanças de mindset e diminuição no consumo – e o mercado do ensino privado entra neste quadro.

Este tipo de comportamento e variação, aliás, pode ser mensurado de forma preditiva, como já falamos em nosso blog e em nosso primeiro Webinar, que você pode acessar clicando aqui.

Por fim, há um momento em que se torna necessário mensurar os resultados da estratégia anterior para entender onde serão colocados esforços da nova etapa. Entender, em resumo, se o que têm sido feito foi eficiente, o que deve ser mudado, o que deve ser mantido e onde é necessário inovar para que seja possível a readaptação ao mercado ou a uma nova realidade imposta a quem importa: os alunos.

E como fazer para medir estes resultados?

Um dos primeiros passos é entender como a campanha se desenrolou durante todo o tempo em que esteve ativa e qual a sua aplicabilidade no contexto geral. Foi feito um investimento maior em captação de alunos? Ou o foco foi trabalhar para garantir a permanência do aluno nesta instituição? O mercado está em declínio ou crescimento?

Tudo isso deve ser levado em conta ao repensar o trajeto estratégico para o crescimento de uma instituição. Saber se as campanhas vão ser relacionadas a financiamentos estudantis ou simplesmente à qualidade e/ou popularidade do curso podem ser decisivos na hora de captar.

Por outro lado, aspectos técnicos da estratégia:

Que ferramentas foram utilizadas para analisar o comportamento do aluno? Como elas funcionam perante o que você planejou para as suas ações? O CRM Educacional, por exemplo, é capaz de entregar dados importantes sobre a chegada de novos leads e desenvolvimento de réguas de relacionamento com alunos e potenciais alunos.

E por fim, entender os resultados: quais foram os marcos e as principais conquistas? Quais foram os fracassos de estratégia? Como aconteceu o engajamento nas mídias sociais, e-mails enviados, contatos feitos por telefone e participações em eventos? Estes são alguns exemplos do que pode ser mensurado e utilizado para modificar ou reconstruir o plano de crescimento da sua IE, mas claro, relacionado com o tópico central: o contexto.

Tudo isso se adequa ao que estamos vivendo no mercado educacional privado atual? Esta é a pergunta que você deve ter em mente antes de tomar qualquer medida.

Depois da análise, é hora de replanejar a estratégia, retirar o que não funcionou, repensar aquilo o que representa uma drástica mudança de mercado, distribuir e delegar tarefas e responsabilidades nos setores responsáveis e entender que, sem o monitoramento constante dos esforços aplicados, não será possível enxergar os resultados obtidos de forma prática.

E, ao fim de um período pré determinado ou ao perceber uma mudança relevante de mercado, começar tudo novamente, para que a sua IE não fique para trás. A CRM Educacional está aqui para oferecer muito mais do que um software de gestão nessa jornada. Vamos juntos?

Sobre o autor:

CRM Educacional

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias