Os relatórios da sua IES estão sendo eficientes?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Relatórios eficientes

A cada final do mês, você prepara um relatório dos resultados das ações do seu setor dentro da IES em que você trabalha. Afinal, muito além de entender o que foi feito e os resultados destes afazeres. É importante parar, pensar a analisar o que será feito para o próximo período. Pelo mesmo motivo, seu setor passa pelos relatórios de gestão na apresentação de resultados.

Mas pense: você está se baseando nos dados certos para apresentar o andamento do seu setor? O que estes números ou palavras significam para a dinâmica da empresa e para os lucros que caem na conta do gestor, no fim do mês?

Estamos rodeados de informações o tempo todo. Mas se você não se questiona sobre como elas estão sendo utilizadas, talvez todos aqueles longos relatórios de gestão (que você acredita estarem completos e cheios de potencial). Dotados de números e observações, podem parecer, para muita gente, mais (no mínimo) vinte minutos exaustivos de bombardeamento informacional, que não acrescentam nada em termos de crescimento da IES.

Então, o que a instituição deve medir?

O trabalho com o marketing, em qualquer tipo de segmento, deve ser estudado por base no comportamento deste mercado. Não seria diferente com o mercado educacional, que exige a atenção a um tipo determinado de contexto.

As métricas comuns ao marketing (CAC, ROI, investimentos em marketing on e offline, analytics de tráfego e acessos) não precisam ser ignoradas. Mas não devem ser as únicas a serem analisadas. E estamos interessados também nos fins.

Então o que levar em conta?

Mas isso significa que, muito além do simples acompanhamento da performance de social media ou site. Precisamos falar sobre as métricas que fazem sentido para uma instituição de ensino a nível de acompanhamento.

O que acompanhar nos relatórios de gestão?

Quantas inscrições? Quantas delas se tornaram matrículas? Quais suas origens e melhores conversões? Quantos matriculados permaneceram no primeiro semestre? Quantas permanências se tornaram diplomas?

Quantas evasões? Mas qual o motivo mais frequente dessas desistências?

O trabalho do marketing não deve ser fundamentado apenas em dados crus (embora eles sejam uma base importante do conhecimento sobre o comportamento do seu cliente). Mas também em dados humanos, padrões de comportamento – quando possível, dados personalizados.

Aliás, estamos lidando com a evolução de um ser humano em um contexto de aquisição de conhecimento – uma fase importantíssima da vida de qualquer indivíduo. Por isso é fundamental que o desenvolvimento de cada aluno seja a prioridade da sua instituição de ensino.

Esta linha de aprendizado e crescimento é a sua rota principal para o sucesso do aluno, e consequentemente, da IES.

Existem outras formas de acompanhar essas métricas com eficácia?

Sim. Todo acompanhamento bem feito depende da organização que aplicamos a um determinado processo diário de trabalho. Mas estamos falando do que sabemos sobre os consumidores, do que oferecemos, sobre as capacidades da gestão e do funcionamento da IES, e como isso tudo funciona para tornar a permanência do aluno possível.

E se isso te parece complexo e trabalhoso, acesse este conteúdo  e entenda a simplicidade que um processo de automação eficiente pode trazer para a sua IES.

Afinal, o que deve ser medido têm a ver com o caminho e a satisfação que cada aluno têm ao longo do tempo com a sua instituição.

Não estamos falando de perdas, estamos falando de ganhos e permanência. E isso se faz com informação sólida.

A CRM tem uma solução para você. Então vem com a gente e aprimore o processo de retenção de alunos da sua IES.

Head os Customer Services na CRM Educacional, gerenciando as áreas de Suporte, Customer Success, Sustentação, CS Marketing e Educação. Leciona disciplinas sobre Customer Experience e Customer Success em MBA´s. Atuou por mais de 10 anos em instituições de ensino nacionais e multinacionais nas áreas de comunicação, marketing, comercial e relacionamento. Formada em Comunicação Social com MBA em Marketing Digital (B.I. Internacional) e MBA em Gestão de Negócios (Ibmec).

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.