(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Os Desafios do Gestor de TI na IES 4.0

Os Desafios do Gestor de TI na IES 4.0

Publicado em 08 novembro 2018 e escrito por

O assunto deste texto é o tema do 10º Seminário de Tecnologia Educacional, promovido pelo SEMESP, no intuito de debater como as novas tecnologias têm afetado a rotina das IES 4.0 pelo país e como essas mudanças  têm influenciado nas formas e metodologias de ensino.

Assuntos como segurança da informação, armazenamento de dados em nuvens, integração de sistemas e experiência dos usuários, sejam eles colaboradores, docentes ou alunos foram tema do evento que discutiu os Desafios do Gestor de TI na IES 4.0.

Se você não esteve no evento, mas  precisa saber lidar com as questões operacionais relacionadas ao universo de TI, continue a leitura que  vou repassar um resumo do que falei, aprendi no evento e como o assunto pode ser aplicado na sua instituição.

Pesquisa TI nas instituições

O evento começou com  a apresentação dos Dados da Pesquisa de TI 2018 promovida pelo SEMESP onde podemos perceber  um panorama de como as IES estão utilizando a tecnologia em suas operações e processos. Essas ricas informações mostraram  como os profissionais de gestão precisam sair da zona de conforto administrativa para se conectar a temas de educação e inovação para captação e retenção de alunos.

Case UNIFEOB e Case ENIAC  – Universo de Oportunidades e os Desafios do CIO na IES 4.0

Para ajudar as IES a pensar a estrutura de seus departamentos de tecnologia, o seminário apresentou duas instituições com perfis diferentes de TI. No case UNIFEOB a plateia escutou como uma instituição se preocupa em adquirir softwares e ferramentas tecnológicas que possam auxiliar na captação de alunos e manutenção de toda a gestão da instituição. Uma TI estratégica, enxuta, voltada para o negócio e em buscar soluções para a necessidade da IES 4.0.  

No caso da ENIAC o discurso foi o oposto, eles acreditam na formulação interna com uma equipe extensa, porém entendem a importância da escolha por até então não terem tidos bons fornecedores e somente parceiros sem credibilidade e confiança em suas implantações.  

Após a primeira apresentação e no final ocorreram debates em que nossa empresa participou e podemos explicar como que os parceiros podem contribuir para que a gestão das IES sejam mais eficientes. Nesse momento, mostramos a nossa filosofia de entender o negócio,a importância do departamento de TI como o grande parceiro para alcançarmos os resultados e a força que nossa ferramenta tem para auxiliar no desempenho atual da instituição.

A Revolução Tecnológica e os novos desafios sobre o olhar do Google

Na palestra da gigante Google, a empresa apresentou as inovações e como tem ajudado agregando tecnologia para  a educação. Funcionalidades como as plataformas colaborativas utilizadas em muitas IES 4.0 foram o grande tema da explicação.

Inovação Pedagógica – Reflexões e Perspectivas

Por fim, o professor  Thiago Almeida contou um pouco sobre sua experiência de mercado, metodologias  e processos de inovação tendo o TI como vanguarda nesse processo de adaptações constantes que as IEs têm passado com as novas tecnologias.  

Quer ter acesso a mais dicas? Acompanhe nossas redes sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram) e nosso blog para não perder nenhuma novidade.

Sobre o autor:

Augusto Guimaraes Consultor especialista em tecnologia para gestão de relacionamentos na educação e faz parte da equipe de negócios na CRM Educacional. Tem o compromisso de transformar inscrições em matriculas e matrículas em diplomas. Formado em Gestão de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, possui 10 anos de experiência em CRM, sendo os últimos 6 anos dedicados em ajudar as instituições de ensino do Brasil com Captação, Retenção e Fidelização de alunos.

COMPARTILHE: