Os Desafios do Gestor de TI na IES 4.0

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
16

O assunto deste texto é o tema do 10º Seminário de Tecnologia Educacional, promovido pelo SEMESP, no intuito de debater como as novas tecnologias têm afetado a rotina das IES 4.0 pelo país e como essas mudanças têm influenciado então nas formas e metodologias de ensino.

Assuntos como segurança da informação, armazenamento de dados em nuvens, integração de sistemas e experiência dos usuários. Sejam eles colaboradores, docentes ou alunos foram tema do evento que discutiu os Desafios do Gestor de TI na IES 4.0.

Se você não esteve no evento, mas  precisa saber lidar com as questões operacionais relacionadas ao universo de TI, continue a leitura que  vou repassar um resumo do que falei, aprendi no evento e como o assunto pode ser aplicado na sua instituição.

Pesquisa TI nas instituições

O evento começou com  a apresentação dos Dados da Pesquisa de TI 2018 promovida pelo SEMESP onde podemos perceber um panorama de como as IES estão utilizando a tecnologia em suas operações e processos. E assim essas ricas informações mostraram como os profissionais de gestão precisam sair da zona de conforto administrativa para se conectar a temas de educação e inovação para captação e retenção de alunos.

Case UNIFEOB e Case ENIAC  – Universo de Oportunidades e os Desafios do CIO na IES 4.0

Então para ajudar as IES a pensar a estrutura de seus departamentos de tecnologia, o seminário apresentou duas instituições com perfis diferentes de TI. No case UNIFEOB a plateia escutou como uma instituição se preocupa em adquirir softwares e ferramentas tecnológicas. Para que assim possam auxiliar na captação de alunos e manutenção de toda a gestão da instituição. Uma TI estratégica, enxuta, voltada para o negócio e em buscar soluções para a necessidade da IES 4.0.  

No caso da ENIAC o discurso foi o oposto, eles acreditam na formulação interna com uma equipe extensa. Porém entendem a importância da escolha por até então não terem tidos bons fornecedores e somente parceiros sem credibilidade e confiança em suas implantações.  

Após a primeira apresentação e no final ocorreram debates em que nossa empresa participou. E podemos explicar como que os parceiros podem contribuir para que a gestão das IES sejam mais eficientes. Por isso, mostramos a nossa filosofia de entender o negócio, a importância do departamento de TI como o grande parceiro para alcançarmos os resultados. E a força que nossa ferramenta tem para auxiliar no desempenho atual da instituição.

A Revolução Tecnológica e os novos desafios sobre o olhar do Google

Na palestra da gigante Google, a empresa apresentou as inovações e como tem ajudado agregando tecnologia para  a educação. Funcionalidades como as plataformas colaborativas utilizadas em muitas IES 4.0 foram o grande tema da explicação.

Inovação Pedagógica – Reflexões e Perspectivas

Por fim, o professor  Thiago Almeida contou um pouco sobre sua experiência de mercado, metodologias  e processos de inovação tendo o TI como vanguarda nesse processo de adaptações constantes que as IEs têm passado com as novas tecnologias.  

Quer ter acesso a mais dicas? Então acompanhe nossas redes sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram) e nosso blog para não perder nenhuma novidade.

Diretor de Marketing e vendas na CRM Educacional, com mais de 15 anos de experiência em tecnologia para gestão de relacionamentos no segmento educacional. Possui formação em Gestão de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduação em Empreendedorismo, Inovação e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Dedica-se a ajudar Instituições de Ensino a profissionalizar seus processos de captação e permanência de alunos e já atuou em mais de 200 das melhores instituições de ensino brasileiras, além de grupos internacionais.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.