(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Conheça 5 vantagens de um CRM personalizado

Conheça 5 vantagens de um CRM personalizado

Publicado em 19 outubro 2018 e escrito por

Para que a estratégia de gestão educacional da sua IES seja eficiente a ponto de alcançar as metas de captação e retenção de alunos, algumas ferramentas são necessárias para chegar lá. Uma delas é o CRM personalizado.

E para que você saiba o que ela é e quais benefícios podem trazer à sua instituição, acompanhe este artigo até o final!

O que é o CRM?

CRM é a sigla de Customer Relationship Management, ou seja, trata-se de uma ferramenta para gestão de relacionamento com os clientes. No caso de IES, um CRM Educacional serve para gerir as ações entre a instituição e o aluno.

Portanto, seja para organizar a base de estudantes, enviar e-mails personalizados, fazer ligações, monitorar as ações de marketing e relação de matrículas, o CRM é uma solução que você precisa ter.

Quais são as vantagens do CRM personalizado?

E, quando falamos de CRM personalizado, nos referimos à forma como você pode customizar a ferramenta para atender as necessidades da sua IES. Listamos aqui as principais para seu conhecimento.

  1. Maior controle de dados

Imaginemos a seguinte situação: uma pessoa liga para o call center da sua instituição a fim de fazer perguntas sobre um dos cursos. O atendente, então, as responde e toma nota num pedaço de papel do nome e e-mail para enviar mais informações.

Esses dados, nome e e-mail, são muito importantes para que você siga em comunicação com essa pessoa até que ela se torne aluna.

Pelo CRM é possível ter controle total desses dados, além de saber o quão próxima uma pessoa está de fazer a matrícula. E, como as anotações em papel podem se perder, no CRM as informações estarão a salvo na sua base.

  1. Melhorias na produtividade

Uma consequência desse maior controle de dados é a melhor produtividade que as equipes podem ter ao utilizar o CRM. Afinal, se o time de atendimento tiver metas de conversão em alunos, eles podem acompanhar quantas oportunidades têm na sua lista de contatos e ter o acesso ao histórico de cada prospecto para uma melhor conversão.

Por exemplo: João se cadastrou na newsletter da sua IES, além de acompanhá-la nas redes sociais. Porém, ele ainda não efetuou a matrícula em curso algum. Ao se aproximar a época do vestibular, um atendente pode entrar em contato convidando-o a fazer a inscrição.

  1. Maior retenção de alunos

Atrair pessoas para a IES é fundamental, porém, fidelizá-las também é muito importante. Até porque reter alunos que já estão matriculados na sua instituição é mais em conta do que trazer novos estudantes via campanhas de marketing.

Por meio do CRM, você pode otimizar o relacionamento com os estudantes dando dicas sobre o semestre, como estudar para as provas e informando sobre os eventos do campi que podem ser interessantes para o desenvolvimento acadêmico.

  1. Aumento do faturamento

Uma vez que você consiga desenvolver ações mais efetivas para converter mais alunos e reter aqueles que já estão na instituição, a consequência não é outra senão aumento do faturamento.

Por mais que a contratação do CRM requeira um investimento, o retorno que ele traz é de grande valia para a sua IES.

  1. Automação das ações de marketing e vendas

Por fim, como dissemos acima, o CRM permite que você consiga automatizar o envio de e-mail para sua base de leads e alunos, além de alertas de ligações que o seu time precisa fazer para assuntos mais pontuais como abertura ou renovação de matrículas, por exemplo.

Essas são as vantagens que um CRM personalizado pode trazer para você. Você ficou com alguma dúvida? Se quiser saber detalhadamente as soluções que ele pode trazer à sua IES, entre em contato conosco!

Sobre o autor:

Telio Bicalho Bacharel em Sistemas de Informação, possui MBA em Gestão Estratégica de Projetos, MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing. Certificado pelo Project Management Institute como Project Management Professional (PMP), atuante no mercado de educação há 15 anos.

COMPARTILHE: