(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Conheça 4 ações de marketing para retenção de alunos

Conheça 4 ações de marketing para retenção de alunos

Publicado em 11 outubro 2018 e escrito por

Captar novos alunos é um dos objetivos de qualquer instituição de ensino. Contudo, retê-los também é muito importante, razão pela qual você deve fazer marketing para retenção de alunos.

E para que você saiba como fazer isso na sua IES, redigimos este artigo com 4 ações que devem ser tomadas. Afinal, é muito mais fácil (e barato) manter um aluno do que conquistar um novo! Vamos a elas, então?

1. Promova a interação entre os novos alunos

O primeiro dia de aula costuma trazer muita ansiedade aos estudantes, tanto nos calouros quanto nos novatos. E para que todos estejam no mesmo nível de engajamento com a sua instituição, uma aula inaugural pode ser um bom começo.

Afinal, esse é um momento em que todos podem se conhecer e familiarizar com a instituição, os docentes e as demais equipes. Pelo fato de ser uma aula mais descontraída, os alunos podem se sentir mais à vontade e abertos à interação.

2. Faça uso da tecnologia

Smartphones e tablets, entre outros dispositivos móveis, já fazem parte das nossas rotinas, assim como dos alunos da sua IES. Por isso, use a tecnologia a seu favor para ter um melhor relacionamento com eles.

Por exemplo: consulta online de grade horária, chat para comunicação interna e solicitações acadêmicas são algumas das soluções que você pode oferecer.

Essa praticidade faz com que os alunos se sintam mais satisfeitos com a instituição e determinados a continuar estudando nela. Além disso, pelas vias tecnológicas, torna-se mais fácil também monitorar o comportamento deles e ter insights para as campanhas de marketing.

3. Use os meios digitais ao fazer o marketing para retenção de alunos

E por falar em marketing, apostar no marketing digital também pode ajudar a instituição a reter alunos. Ferramentas como um CRM podem lhe ajudar a fazer a gestão de todos os alunos e efetuar campanhas de marketing específicas (levando em conta filtros como cursos e períodos, por exemplo).

Além disso, outros canais, como redes sociais e e-mail, podem ser úteis para otimizar o relacionamento, o que é fundamental para que os alunos queiram continuar na sua IES.

4. Ofereça um excelente atendimento

bom atendimento é um ponto que os estudantes avaliam desde o momento em que se inscrevem na IES até a formatura. Por isso, atendê-lo bem e prontamente é essencial para sua retenção.

Além disso, é importante estar atento a todos os canais de atendimento. Muito embora o telefone possa ser o mais comum, os alunos também fazem contato por e-mail, chat, redes sociais, entre outros meios aos quais a equipe deve estar atenta para responder de forma rápida e eficaz. Por essa razão, é necessário conferir todas as mensagens que chegam em todos os canais, pois parte delas pode requerer atendimento.

Uma vez que você coloque em prática essas ações, o marketing para retenção de alunos pode se mostrar realmente eficaz. Porém, lembre-se de que é igualmente importante acompanhar os resultados. Também recomendamos a leitura deste artigo sobre como o marketing auxilia as IES na retenção de alunos.

Sobre o autor:

Augusto Guimaraes consultor especialista em tecnologia para gestão de relacionamentos na educação e faz parte da equipe de negócios na CRM Educacional. Tem o compromisso de transformar inscrições em matriculas e matrículas em diplomas. Formado em Gestão de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, possui 10 anos de experiência em CRM, sendo os últimos 6 anos dedicados em ajudar as instituições de ensino do Brasil com Captação, Retenção e Fidelização de alunos.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias