(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Aulas, shows e panfletagem na porta de escolas: qual é a melhor estratégia?

Aulas, shows e panfletagem na porta de escolas: qual é a melhor estratégia?

Publicado em 13 julho 2018 e escrito por

A cada novo semestre, as IES retomam o foco para a captação e retenção de alunos. E, para isso, é necessário uma estratégia de marketing que envolva ações online como inbound e anúncios, assim como outras offline que variam desde outdoors até panfletagem na porta de escolas.

Neste momento, surge uma grande dúvida: quais são as melhores ações offline a serem adotadas pela sua instituição? Para responder tal pergunta, redigimos este artigo, apontando quais estratégias você pode adotar para gerar mais matrículas. Vamos lá?

Visitar as escolas

Estudantes do terceiro ano do ensino médio são potenciais futuros alunos para a sua IES. Portanto, visitar as escolas em que eles estudam é uma estratégia muito importante.

Afinal, eles estão no momento de escolher o curso, que será a base de suas carreiras, e em qual universidade deverão fazê-lo. Uma vez que você já tenha feito um contato mais próximo, a sua instituição será uma das primeiras que eles lembrarão ao fazer a escolha final.

Além disso, você ainda tem a oportunidade de coletar nome e e-mail dos alunos para envio de newsletter, o que aumenta a sua base de leads.

Fazer panfletagem na porta de escolas

Nem sempre será possível visitar todas as escolas e falar com todas as turmas. Por isso, uma ação mais abrangente também deve ser tomada: panfletagem.

Por mais que seja uma forma de divulgação tradicional, ela ainda tem a sua eficácia, desde que seja realizada no local certo e na hora certa. Se for feita no centro da cidade, por onde passam variados tipos de pessoas, por exemplo, as chances de conversão são menores, pois boa parte delas pode não pertencer ao seu público-alvo.

Já na porta das escolas, você pode ter certeza de que encontrará aqueles que podem vir a ser alunos da sua IES. O começo da tarde — quando os alunos da manhã estão saindo e os da tarde estão chegando — costuma ser o melhor horário para panfletar.

Fazer Marketing de Guerrilha

O Marketing de Guerrilha costuma ser um dos mais agressivos, porém criativos e certeiros meios da sua estratégia. Afinal, o seu objetivo é chamar a atenção das pessoas para a oferta da sua instituição, sendo que seu diferencial está na abordagem.

Por exemplo: o show de uma banda em via pública convidando as pessoas, que por lá estejam passando, para conhecer a sua IES. Outra ação interessante é o Flashmob, que costuma fazer sucesso entre este público alvo, promovendo a marca da IES com muita dança e ritmo em locais como shoppings e aeroportos.

Unir offline e online

Um ponto muito importante dessas ações offline é trazer a maior quantidade possível de pessoas para o online. Afinal, no site da sua instituição elas podem se cadastrar e se transformar num lead, cuja evolução para o status de aluno, você pode acompanhar pelo CRM Educacional .

Portanto, tenha sempre exposto o site e outros canais online da sua instituição nos materiais utilizados nas ações de panfletagem na porta de escolas, nas visitas, ou em qualquer ação offline que faça parte da sua estratégia. Aliás, para deixá-la ainda mais robusta, confira também este artigo que escrevemos sobre as tendências de marketing para IES em 2018.

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias