(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Case UNIPÊ – Crescimento, relacionamento e fidelização de alunos.

Case UNIPÊ – Crescimento, relacionamento e fidelização de alunos.

Publicado em 03 abril 2018 e escrito por

Considerado pelo MEC o melhor Centro Universitário privado da Paraíba, o Unipê alinha a tradição no ensino ao conceito de marketing educacional, possibilitando a formação profissional de mais de 50.000 alunos em seus 46 anos de história.

Tudo isso, graças a automatização de todo o seu processo de captação e retenção que trabalha para o aumento do número constante de alunos e a diminuição da taxa de evasão na instituição.

Nesse sentido, vamos entender quais foram as funcionalidades e as ações que facilitaram o dia-a-dia da instituição que, ao contrário do que se vê no cenário nacional, segue em constante crescimento no número de alunos. Confira!

Cenário Unipê

Antes de entendermos o cenário da instituição, é preciso ressaltar que, assim como aconteceu com o Grupo Cruzeiro do Sul e com a UNI-RN, a Unipê tinha, como grande desafio, reformular as estratégias de marketing e as ações de relacionamento com seus alunos, para diminuir a evasão e aumentar o número de matrículas.

Atualmente, a IES, que possui cerca de 15 mil alunos de graduação e 2 mil alunos de pós-graduação, 25 cursos entre bacharelado, tecnólogo e licenciatura; atende a todas as áreas do conhecimento. Mas, em 2014, almejava solucionar algumas necessidades bem comuns do segmento, tais como:

• Diminuição da taxa de evasão na Instituição;

• Agilidade no retorno aos candidatos e interessados;

• Automação nos processos de retenção e captação;

• Integração entre as áreas marketing, comercial, financeiro e acadêmico;

• Acompanhamento do desempenho de captação e retenção em tempo real;

• Mensuração do ROI das campanhas de captação;

• Acompanhamento das fases do funil;

• Relatórios práticos das ações de captação e retenção;

CRM Educacional como solução na captação

Certo do compromisso e da expertise da CRM Educacional, o Unipê sentiu segurança na metodologia e nos processos que lhe foram indicados, além de implantar os softwares da CRM; e hoje celebra o crescimento dos números de matrícula obtidos após esta escolha.

E como resultado, um grande salto: em 2014, antes da implantação do CRM, o número médio de alunos do Unipê era de 10.200; passando para cerca de 15.500 estudantes matriculados atualmente.

CRM Educacional como solução na retenção

Após o aumento de matrículas na captação de alunos, a instituição criou parceria entre o financeiro e marketing para realizar a gestão da carteira de alunos devedores.

A cobrança passou a ser gerida pela equipe de relacionamento interno (call center) com ajuda do CRM Educacional, uma coisa impensável há anos atrás, mas que faz todo sentido quando pensamos em retenção do aluno.

Resultado: diminuição da taxa de evasão na instituição em 4%. Enquanto a média nacional está entre 27% a 30% de evasão, o UNIPÊ figura com apenas 11%.

Gostou de todo o cenário apresentado até aqui? Que tal entender o processo detalhado? Simples, leia o e-book case UNIPÊ – Crescimento, relacionamento e fidelização de alunos.

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias